Você Decide !!!!
Quem perambula por esse mundo de pessoas trabalhando em empresas passa a conhecer cada faceta desta relação de uma maneira meio telepática. Basta olhar para as pessoas dentro da empresa para saber como elas estão. Olhos baixos e catatônicos têm a cara da incompetência da empresa ou do chefe em conseguir contratar e motivar gente competente, isto reflete no seu mercado. Eu bem que já andei por toda a minha vida de empregado profissional à cata de uma empresa que preenchesse meu sonho de espaço para trabalhar e me realizar, é claro ainda procuro, mas opção foi abrir a minha própria empresa, para de outra forma dizer a estes chefes e empresas o que pode ser mudado para atrair mais resultados..
Na coluna anterior falei que a qualidade começa em mim em você em nós e para isto o que conta realmente são as pessoas da empresa. Quem constrói tudo o que está nela são as pessoas. E aí é que nasce a verdadeira divisão. Em qualquer empresa há duas categorias de pessoas trabalhando: a gente e agentes. É assim que elas são. Cabe à empresa decidir qual o percentual de a gente e agentes ela quer ter.
A gente - A gente é aquela galera que convive com o que a empresa é. Navega nas ondas da cultura da empresa sem nem se mexer para não ser vista.
A situação é parecida com aqueles filmes de dinossauro. Dizem, os estudos dos biólogos, naturalistas que o dinossauro não enxerga ninguém. Só sente o calor. Quando alguém não se mexe, não ganha novos desafios. Só salários. Estes são os Empregados. É o que a gente que trabalha na empresa quer. Salários, Emprego. E, de repente o status de trabalhar em empresas que têm marcas conhecidas. Esse pessoal fala muito mal da empresa. Não para quem poderia melhorá-la. Talvez para os colegas da classe dos a gente. Quando alguém é promovido e ele não, Reclama. Mas nem sabe bem porque. Só para reclamar. O Dilbert, esse personagem que anda por aí é o retrato disso. Não se iluda, em qualquer empresa há gente assim. Quanto maior e mais estruturada mais fácil é que alguém se abrigue. Como vírus do herpes, da gripe, fica latente. E se manifesta quando e empresa entra em crise. Aí fica claro que as tais pessoas nada podem fazer para ajudar. Aliás, foram elas que atrapalharam.
Agente - Parte do que o Aurélio define como agente é: causa, razão, motivo, motor, propulsor, impulsor.
O agente é isso. Ele faz a empresa andar. Ele vive agitando. Ele fala até mal da empresa. Mas para pessoas que podem mudar a empresa. Quase sempre ele fala mal da empresa, mas já vem com a solução daquilo que ele acha que está errado. Quase sempre ele tem uma palavra de elogio a quem faz coisas boas. Quase sempre ele está movimentando seus colegas para ações de melhoria na empresa. Projeto para ele é meio de vida. Ele sempre inicia um novo projeto. Quem o segue? Claro, os agentes, eles fazem a diferença. A gente fica parada. Finge que não ouve. O agente são os empregáveis. Sentiram a diferença? Agora é só fazer o inventário. Quem na sua empresa é a gente ou agente? Se a soma dos agentes supera os a gente em muito, o sucesso está garantido. Caso contrário pense rápido! O fim está próximo.
Para o dono e para
a equipe - Nem vou insistir na tese, mas é bom você fazer uma avaliação de como
você age. Se preferir fazer comentários e críticas com a ênfase de um Jabor,
mude de profissão. Procure um emprego diferente, uma nova Empresa, corrija suas
atitudes . Se preferir ajudar, construir, modificar, renovar, procure
companhia. Se você é dono, companhia significa ter agentes trabalhando na sua empresa. Se você é funcionário
e ainda não teve sua oportunidade de empreender procure companhia. Só que neste
caso companhia é uma empresa que permita você exercer sua vocação de agente.
Ninguém vai contar a verdade da empresa sem você estar muito
próximo dela. Tente! Se for boa fique. Senão tente mudá-la. Quando a energia
chegar ao fim, mude de Empresa . O que não vou admitir é que você que é agente vire a gente.
- Conte Conosco !
Paulo Roberto Kroich Gomes
Vocare Consultoria, Treinamento, Marketing , Vendas
site - www.vocare.com.br
email - vocare@vocare.com.br
ms - paulorobertovocare@hotmail.com
fone 47 99633140
Vocare Consultoria, Treinamento, Marketing , Vendas
site - www.vocare.com.br
email - vocare@vocare.com.br
ms - paulorobertovocare@hotmail.com
fone 47 99633140
Nenhum comentário:
Postar um comentário