"A concorrência pode ser fonte de inspiração para os
negócios?
Benditos Sejam nossos concorrentes....
Quando
converso com empreendedores, empresários
ou quando analiso um plano de negócios o que me incomoda é o
empreendedores que diz não ter concorrentes.
Pode até ser que em determinadas atividades
a concorrência seja muito remota, mas de certa forma todas empresas concorrem no mercado( mercado que é o “lugar” onde
temos concorrentes, fornecedores e
consumidores que podem ser pessoas físicas ou jurídicas) concorrem para aumentar, sua participação,
lucratividade, posicionamento,
liderança.
Tal resposta
preocupa, pois pode indicar que o empreendedor, ou seus colaboradores, não
estão atentos ao mercado e às suas lições e ameaças.
Concorrentes
não são apenas aqueles que estão oferecendo concorrência em determinado
momento, mas também aqueles que têm o potencial de fazê-lo ou até que já o
fizeram no passado (mesmo que indiretamente) e que poderão, via
reposicionamento estratégico, voltar a oferecer risco para seu negócio.
Um número
elevado de empresas aumenta a rivalidade porque mais empresas competem pelos
mesmos consumidores e recursos. O
dinheiro é escasso e não multiplica no bolso dos clientes na mesma proporção
das ações estratégicas. Ainda que existam, relativamente, poucas
empresas no mercado, se elas forem similares no tamanho e nos recursos
disponíveis, tal fato gera instabilidade, já que elas terão o mesmo poder para
competir pelos recursos e consumidores. Quando o mercado é altamente
concentrado ou dominado por uma ou poucas empresas, ele tende a ser mais
estável e é muito fácil definir quem são os líderes. O líder ou líderes podem
impor a sua disciplina, assim como possuem um papel coordenador no mercado por
meio de dispositivos como a liderança em preço, por exemplo.
Da mesma
forma, temos que ficar atentos àqueles Concorrentes que não são concorrentes
diretos, mas que podem ter a sua atividade como estratégica ou complementar ao
seu negócio passar a exercer a mesma de forma extensiva com
velocidade muito maior que a sua.
Se existem
muitos concorrentes, a instabilidade é inevitável, os rivais sobreviventes
terão que crescer mais rapidamente que o mercado, os eventuais perdedores terão
um fluxo de caixa negativo se eles tentarem crescer;
Com
Diversidade dos concorrentes a competitividade se intensifica se as empresas
possuem estratégias, origens e personalidades diversas. Essas diferenças fazem
com que as empresas respondam de forma muito diferenciada às ações de outras
empresas e isso pode dificultar um acordo que irá gerir as “regras do jogo”.
Escolhas estratégicas que são corretas para um competidor, podem ser erradas
para os demais. Este fato gera um crescente risco de instabilidade e redução da
lucratividade.
A intensidade
da rivalidade entre produtos e serviços concorrentes similares é influenciada por muitos fatores.
Alguns até podem ocasionar o aumento do potencial de mercado como um todo (o
incremento de propaganda de uma empresa pode ampliar a consciência - dos consumidores por aquela categoria de
produto ou serviço, o que acaba beneficiando todas as empresas do mercado). Em
compensação, outros fatores (como a concorrência de preços) podem deixar o
mercado menos atrativo alguns exemplos abaixo levando em conta a intensidade da rivalidade competitiva é
forte quando:
• O número de concorrentes é muito
grande;
• A diversidade desses concorrentes é
alta;
• A taxa de crescimento do mercado é
baixa;
• Os custos fixos das empresas envolvidas forem altas;
• Os custos de estocagem forem elevados;
• A diferenciação de produto é
pequena;
• Os custos de troca entre produtos da
concorrência são baixos;
• As apostas estratégicas são altas.
O Gestor, empresário, empreendedor
não se preocupa com os concorrentes.
Por exemplo,
supermercados que resolvem investir em lojas menores, oferecendo lanches
rápidos, competindo diretamente com as tradicionais padarias de bairro ou
empresas de soluções de comércio eletrônico que, da noite para o dia, podem ver
seus negócios ameaçados por grandes varejistas.
A entrada de
novos concorrentes gera novas condições, o desejo de ganhar participação de mercado e recursos adicionais. Preços podem ser
reduzidos, custos serem inflacionados, diminuindo a lucratividade do mercado
como um todo.
A ameaça de um
novo concorrente depende da presença de barreiras à sua entrada e da reação das
empresas já existentes. Se as barreiras são altas e o novo concorrente está
preparado para uma forte retaliação da concorrência, a ameaça à entrada é
considerada baixa.
A ameaça de um
novo concorrente é alta quando:
• As economias de escala são baixas;
• A diferenciação de produto é
pequena;
• O capital necessário é baixo;
• Os controles dos canais de
distribuição das empresas são pequenos;
• Os direitos de propriedade
intelectual não são restritos;
• O acesso às matérias-primas que
existem no mercado é pequeno;
• O acesso aos subsídios do governo é
fácil.
Taxas de
crescimento baixas, como as atuais, levam as empresas a competirem mais
intensamente pelo participação do mercado. O crescimento do participação geralmente, é conquistado com cortes de
preços, o que provoca baixa na lucratividade. Em um mercado em crescimento, as
empresas estão aptas a aumentar suas receitas pela simples expansão do mercado.
Sendo assim,
mesmo que um empreendedor não identifique um concorrente direto em um primeiro
momento, recomendo que continue buscando tais ameaças, principalmente as não
tão óbvias.
Pois observar
a concorrência é importante também como
forma de aprendizado , tal observação, agrega muito valor não apenas na
identificação dos acertos mas também dos
possíveis erros a serem evitados .
Assim os
compradores influenciam o mercado ao forçar os preços para baixo, demandar
maior qualidade ou mais serviços e, portanto, possuem a capacidade de acirrar a
concorrência em um determinado mercado. O poder de cada grupo de compradores
depende das características, do volume e da importância de suas compras em
relação ao mercado total.
Vale ressaltar que os compradores em questão são aqueles que compram os produtos fornecidos
pelas empresas que disputam atualmente o seu mercado.
O poder dos
compradores é grande quando:
• A concentração dos compradores em
relação às empresas vendedoras é maior;
• O volume de compra é alto;
• Há pouca diferenciação de produto
entre as empresas do mercado;
• Existe forte possibilidade dos
clientes comprarem as empresas fornecedoras;
• Os compradores têm conhecimento dos
custos, da estrutura das empresas vendedoras;
• A lucratividade dos compradores é
alta;
• A redução de custos por meio dos
produtos comprados é pequena;
• A importância do fornecedor para a
qualidade do produto final do comprador é baixa;
• A porcentagem de gastos dos
compradores em produtos dos fornecedores é alta.
A seguir, uma breve descrição de alguns fatores que
influenciam no poder de barganha dos compradores nesta concorrência.
Compradores detêm muito poder quando o
mercado é constituído por um grande número de pequenas empresas que vendem para
um pequeno número de grandes compradores. Esses compradores de grandes volumes
são particularmente fortes se o mercado é caracterizado por pesados custos
fixos.
Uma empresa em
que 80% de suas vendas são constituídas de negócios com a um número reduzido de clientes, proporcionalmente ao
volume total de clientes, está
negociando com um comprador muito forte.
O poder dos
compradores é grande quando há pouca diferenciação entre os produtos do mercado
que podem ser facilmente substituídos por outros de outras empresas, esse fato
pode colocar um fornecedor contra o outro diminuindo a lucratividade aumentando
a concorrência. Observe o seu mercado.
Se o comprador
conhece bem os custos de produção do produto e os custos operacionais da
indústria, o poder dele é elevado,
manipulando a concorrência e se o comprador pertence a um mercado pouco
lucrativo, as margens dos fornecedores são reduzidas, e a concorrência é alta.
Mercados pouco
lucrativos criam grandes incentivos para baixos custos de compra. Compradores
altamente lucrativos são menos sensíveis a preço quando o item não representa
uma significativa fração dos seus custos. Esses compradores podem ter uma visão
de longo prazo com o intuito de preservar a saúde dos seus fornecedores e estão
menos dispostos a arriscar a ter os problemas potenciais associados com
fornecedores financeiramente estrangulados.
O poder dos
compradores é alto quando a troca por um produto alternativo é relativamente
baixo risco. Isso ocorre quando os produtos ofertados pelo mercado têm pouco
impacto nas possíveis de reduções de custo para o comprador e é grande quando o
produto que o mercado está fornecendo não é de importância estratégica para os
compradores.
Buscar os
casos de fracassos ou de recuperação vale muito mais do que qualquer
treinamento ou especialização em qualquer universidade de primeira linha.
Ler jornais
especializados, seguir notícias de veículos no Twitter, entre outros, é uma
excelente fonte de notícias. Ao se deparar com casos interessantes, crie uma
disciplina para você e seus eventuais colaboradores debaterem esses casos de
erros ou fracassos e como vocês enfrentariam situações semelhantes em seu
negocio.
Não se trata
de ser negativo ou profeta do apocalipse e muito menos de não ter uma visão
positiva e otimista em relação ao seu negócio, mas sim de ter planos
previamente estruturados para qualquer “acidente de percurso”. Lembre-se de
que, embora ninguém deseje que um navio afunde, periodicamente é importante
efetuar exercícios de simulação de evacuação e procedimentos para esses casos,
pois em eventuais acidentes a tripulação( nossos colaboradores e empresa)
estarão muito mais preparadas para enfrentá-los.
Muitos gestores e empreendedores que conheço temem em
cogitar potenciais problemas, pois sempre pensam positivamente – alguns julgam que isso
pode “atrair” coisas ruins. Não caia nessa, seja positivo mas nunca deixe de
ver, pelo menos, o que os outros fizeram de errado, observar os concorrentes e
lembre-se da diferença entre os tolos, os inteligentes e os sábios: os
primeiros erram e nunca aprendem, os inteligentes, quando erram, aprendem com
seus próprios erros, já os sábios, aprendem com os erros dos outros.
Assim
BENDITOS SEJAM SEUS CONCORRENTES
• Que me fazem levantar cedo e render mais o dia.
• Que me obrigam a ser mais atencioso, competente e correto.
• Que me fazem avivar a inteligência para melhorar meus
produtos e serviços.
• Que me impõem a atividade, pois, se não existissem, eu
seria acomodado, incompetente e
ultrapassado.
• Que não dizem minhas virtudes e gritam bem alto meus
defeitos, e assim posso corrigir-me.
• Que quiseram arrebatar meu negócio, exigindo-me grandes
esforços para conservar o que tenho.
• Que me fazem ver em cada cliente um homem a quem devo
servir e não explorar, o que faz de cada um meu amigo.
• Que por sua concorrência, me converteram em um fator de
progresso e prosperidade para o meu país.
• Que me fazem tratar humanamente meus colegas de trabalho
para que se sintam parte da empresa e
transmitam entusiasmo.
Então
a concorrência pode e deve ser também
a fonte de inspiração estratégicas para os negócios!
ah que legal. amei este texto...
ResponderExcluirAgradeço por apreciar, se puder compartilhar, ficaremos igualmente felizes
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