Aumento de comprometimento do time de campo


7 ATITUDES PARA CONSEGUIR MAIS COMPROMETIMENTO

Um verdadeiro líder não só deseja, como também espera por uma série de qualidades, aptidões e habilidades de seus colaboradores. O anseio por características que elevem o nível profissional do funcionário e consequentemente da empresa perante o mercado é inevitável, e dentre todas as possibilidades, a que o gestor mais espera é o comprometimento de sua equipe.
O comprometimento pode até ser uma qualidade que o funcionário já possui ao entrar em uma empresa, mas sua durabilidade deve ser conquistada com o tempo através de muito esforço, confiança e valorização – e essa conquista parte da gestão que você, enquanto líder, aplica em suas equipes diariamente.
Em todas as regras, diretrizes e metas de uma empresa, o compromisso é imprescindível para o crescimento saudável e melhoria de todos os processos internos e externos. Confira as dicas que Comazzetto preparou para aumentar o comprometimento.

1º Confiança
A confiança pode ser construída de formas diferentes. Um bom líder deve passar confiança através do conhecimento e experiência com sua equipe, tornando-se consciente das preocupações, aspirações e necessidades.
Lembre-se: Quanto maior o conhecimento que você acumular de suas equipes, melhor será a relação estabelecida entre ambas as partes. Enfrentar os problemas em conjunto também é uma forma de estabelecer confiança, pois pode não só saná-los de forma mais eficaz e rápida, como também melhorar e muito a relação.

2º Colaboração
Possivelmente um dos desafios mais comuns da atualidade nas empresas é a falta de colaboração entre equipes, o que por diversas vezes impacta no atingimento de metas. Este conflito por vezes frustra e desencoraja os funcionários. Como líder, procure promover um alto nível de cooperação entre as pessoas para criar uma atmosfera positiva.
Inevitavelmente, líderes que conseguem promover um ambiente onde a cooperação e objetivos são altos, acabam criando uma boa sinergia entre todos, possibilitando que as metas sejam atingidas e o trabalho em equipe se torne simples e recorrente.

3º Reforce os acertos de sua equipe
Quando uma falha ocorre, é importante que o líder se posicione perante o funcionário e responsabilize-o por ela, afinal, aprender com os erros faz parte de um processo de aprendizado riquíssimo e insubstituível, porém, é ainda mais importante reforçar os acertos da equipe.
É necessário que o colaborador entenda sua importância dentro da equipe, para que ao receber elogios ou críticas construtivas saiba utilizá-las como uma injeção de ânimo e motivação, tornando-se cada vez mais qualificado profissionalmente. O reconhecimento é uma das maneiras mais simples de conquistar o comprometimento.

4º Aprenda a lidar com conflitos
Conflitos, discussões ou queixas ocorrem até mesmo na empresa mais bem estruturada, e isto é uma consequência de inúmeros fatores. Como um líder, é importante se posicionar e avaliar todo o contexto dos episódios que envolvem esses conflitos, sejam eles internos ou externos, e após feita a análise, encontrar formas de extrair uma experiência que pode vir a ser produtiva para sua equipe. Saber lidar de forma positiva com esses ocorridos motiva sua equipe e de certa forma os auxilia, para que em um futuro próximo, quando ocuparem cargos de liderança ou maior responsabilidade em uma empresa tenham o mesmo jogo de cintura que você.

5º Estabeleça metas claras
Os colaboradores precisam enxergar todas as metas de forma tão clara quanto você. Expor o cenário real para as equipes não só ajuda os funcionários a se localizarem quanto a própria posição, como também ajuda os gestores a identificar o potencial de cada um, e assim definir estratégias de como impulsioná-los de forma eficaz, e principalmente saudável.
É necessário que todas as metas sejam palpáveis. Metas absurdas não só desestimulam, comotambém pode levar a diversos erros. Todas as metas devem sim propor um desafio e instigar a todos quanto ao próprio potencial, mas em hipótese alguma devem ser vistas como impossíveis.

6º Desenvolva o potencial de suas equipes
A expressão “dar um empurrãozinho” é perfeitamente utilizável no que diz respeito a desenvolver as habilidades. Por vezes o funcionário possui um potencial latente e pode adquirir muitas novas aptidões, mas não trabalha em um ambiente que permita que elas floresçam. Ao dar um “empurrãozinho”, o gestor estimula o colaborador a conviver em um novo ambiente e despertar toda sua capacidade, podendo estabelecer altíssimos níveis de satisfação e comprometimento do funcionário. Uma análise comportamental e das habilidades de cada funcionário pode ajudar a identificar pontos de melhoria, o que também pode ajudar a criar um plano de ação e não só corrigir pequenas inconsistências, como também desenvolver e potencializar os talentos e competências de cada um.

 7º Inspirar para motivar
A energia e entusiasmo que líderes capazes de inspirar e motivar possuem são indescritivelmente incríveis. Eles inspiram sua equipe e os motivam a alcançar metas difíceis para aumentar o nível de desempenho, o que faz com que todos tenham prazer em estar comprometidos.
Quando a motivação é um foco, os líderes acabam enxergando em si a necessidade de mudança em suas atitudes, discursos e estratégias, o que pode fazer a diferença entre sucesso e o fracasso. Caso você precise de dicas e auxílio, é o momento perfeito para buscar um palestrante motivacional.

O comprometimento é fundamental para o sucesso de qualquer empresa
O ato de liderar deve trazer consigo fatores positivos como a empatia, confiança e inspiração. Pequenas ações como essas aplicadas ao seu dia-a-dia podem fazer com que todo o seu time fique ainda mais confiante com o trabalho que efetua, gerando ainda mais comprometimento de ambas as partes. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário