7 ATITUDES PARA CONSEGUIR MAIS
COMPROMETIMENTO
Um verdadeiro líder não só
deseja, como também espera por uma série de qualidades, aptidões e habilidades
de seus colaboradores. O anseio por características que elevem o nível
profissional do funcionário e consequentemente da empresa perante o mercado é
inevitável, e dentre todas as possibilidades, a que o gestor mais espera é o
comprometimento de sua equipe.
O comprometimento pode até ser
uma qualidade que o funcionário já possui ao entrar em uma empresa, mas sua
durabilidade deve ser conquistada com o tempo através de muito esforço,
confiança e valorização – e essa conquista parte da gestão que você, enquanto
líder, aplica em suas equipes diariamente.
Em todas as regras, diretrizes e
metas de uma empresa, o compromisso é imprescindível para o crescimento
saudável e melhoria de todos os processos internos e externos. Confira as dicas
que Comazzetto preparou para aumentar o comprometimento.
1º Confiança
A confiança pode ser construída
de formas diferentes. Um bom líder deve passar confiança através do
conhecimento e experiência com sua equipe, tornando-se consciente das
preocupações, aspirações e necessidades.
Lembre-se: Quanto maior o
conhecimento que você acumular de suas equipes, melhor será a relação
estabelecida entre ambas as partes. Enfrentar os problemas em conjunto também é
uma forma de estabelecer confiança, pois pode não só saná-los de forma mais
eficaz e rápida, como também melhorar e muito a relação.
2º Colaboração
Possivelmente um dos desafios
mais comuns da atualidade nas empresas é a falta de colaboração entre equipes,
o que por diversas vezes impacta no atingimento de metas. Este conflito por
vezes frustra e desencoraja os funcionários. Como líder, procure promover um
alto nível de cooperação entre as pessoas para criar uma atmosfera positiva.
Inevitavelmente, líderes que
conseguem promover um ambiente onde a cooperação e objetivos são altos, acabam
criando uma boa sinergia entre todos, possibilitando que as metas sejam
atingidas e o trabalho em equipe se torne simples e recorrente.
3º Reforce os acertos de sua
equipe
Quando uma falha ocorre, é
importante que o líder se posicione perante o funcionário e responsabilize-o
por ela, afinal, aprender com os erros faz parte de um processo de aprendizado
riquíssimo e insubstituível, porém, é ainda mais importante reforçar os acertos
da equipe.
É necessário que o colaborador
entenda sua importância dentro da equipe, para que ao receber elogios ou
críticas construtivas saiba utilizá-las como uma injeção de ânimo e motivação,
tornando-se cada vez mais qualificado profissionalmente. O reconhecimento é uma
das maneiras mais simples de conquistar o comprometimento.
4º Aprenda a lidar com conflitos
Conflitos, discussões ou queixas
ocorrem até mesmo na empresa mais bem estruturada, e isto é uma consequência de
inúmeros fatores. Como um líder, é importante se posicionar e avaliar todo o
contexto dos episódios que envolvem esses conflitos, sejam eles internos ou
externos, e após feita a análise, encontrar formas de extrair uma experiência
que pode vir a ser produtiva para sua equipe. Saber lidar de forma positiva com
esses ocorridos motiva sua equipe e de certa forma os auxilia, para que em um
futuro próximo, quando ocuparem cargos de liderança ou maior responsabilidade
em uma empresa tenham o mesmo jogo de cintura que você.
5º Estabeleça metas claras
Os colaboradores precisam
enxergar todas as metas de forma tão clara quanto você. Expor o cenário real para
as equipes não só ajuda os funcionários a se localizarem quanto a própria
posição, como também ajuda os gestores a identificar o potencial de cada um, e
assim definir estratégias de como impulsioná-los de forma eficaz, e
principalmente saudável.
É necessário que todas as metas
sejam palpáveis. Metas absurdas não só desestimulam, comotambém pode levar a
diversos erros. Todas as metas devem sim propor um desafio e instigar a todos
quanto ao próprio potencial, mas em hipótese alguma devem ser vistas como impossíveis.
6º Desenvolva o potencial de suas
equipes
A expressão “dar um
empurrãozinho” é perfeitamente utilizável no que diz respeito a desenvolver as
habilidades. Por vezes o funcionário possui um potencial latente e pode
adquirir muitas novas aptidões, mas não trabalha em um ambiente que permita que
elas floresçam. Ao dar um “empurrãozinho”, o gestor estimula o colaborador a
conviver em um novo ambiente e despertar toda sua capacidade, podendo
estabelecer altíssimos níveis de satisfação e comprometimento do funcionário. Uma
análise comportamental e das habilidades de cada funcionário pode ajudar a
identificar pontos de melhoria, o que também pode ajudar a criar um plano de
ação e não só corrigir pequenas inconsistências, como também desenvolver e
potencializar os talentos e competências de cada um.
7º Inspirar para motivar
A energia e entusiasmo que
líderes capazes de inspirar e motivar possuem são indescritivelmente incríveis.
Eles inspiram sua equipe e os motivam a alcançar metas difíceis para aumentar o
nível de desempenho, o que faz com que todos tenham prazer em estar
comprometidos.
Quando a motivação é um foco, os
líderes acabam enxergando em si a necessidade de mudança em suas atitudes,
discursos e estratégias, o que pode fazer a diferença entre sucesso e o
fracasso. Caso você precise de dicas e auxílio, é o momento perfeito para
buscar um palestrante motivacional.
O comprometimento é fundamental
para o sucesso de qualquer empresa
O ato de liderar deve trazer
consigo fatores positivos como a empatia, confiança e inspiração. Pequenas
ações como essas aplicadas ao seu dia-a-dia podem fazer com que todo o seu time
fique ainda mais confiante com o trabalho que efetua, gerando ainda mais
comprometimento de ambas as partes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário