Como Lançar um Produto ou Serviço no Mercado


O lançamento de um produto ou servico no mercado está dividido em 3 fases. Cada uma das fases deve ser meticulosamente estudada, analisada e completada com muito critério, pois elas se interligam. Se uma delas não for criteriosamente executada, o lançamento do produto no mercado estará seriamente comprometido.

De forma bem simples, seguem abaixo os itens que devem ser executados:

Fase 1 - Idealização
1.1- Pensar estrategicamente qual o mercado que deverá ser atingido e de que forma.
1.2- Pensar quais benefícios o produto estará proporcionando aos consumidores.
1.3- Qual a principal promessa do produto?
1.4- Como comunicá-la?
1.5- Quais resultados esperados a curto, médio e longo prazos?
Fase 2 - Desenvolvimento
2.1- Elaborar um Plano de Marketing com todos os detalhes possíveis, abordando o esquema de vendas e prevendo o nível de aceitação do produto no mercado.
2.2- Tempo ideal.
2.3- Qual o ciclo de vida do produto neste mercado?
Fase 3 - Lançamento
3.1- Treinar a equipe de vendas.
3.2- Vender para a equipe de vendas.
3.3- Vender para o intermediário (varejo/atacado).
3.4- Vender para o consumidor final.
3.5- Fazer com que todos recomprem sempre o produto.

Durante a fase de DESENVOLVIMENTO, o Plano de Marketing deve responder as questões abaixo:
Distribuição
a) Que tipo de canais de distribuição devemos usar?
b) Qual o número de canais de cada tipo que devemos usar (por segmento de mercado)?
c) Quanto devemos investir em desenvolvimento e controle dos canais de distribuição?
d) Como será feita a distribuição física dos produtos (transporte, estocagem, armazéns - número, localização e tamanho)?


Promoção de Vendas
a) Quanto deve ser investido em promoção?
b) Qual deve ser a estratégia promocional básica?
c) Que tipo de assistência de propaganda e promoção de vendas deve ser dado aos distribuidores?
d) Quais serão as mensagens, temática, argumentação?
e) Como a promoção deve ser programada em função do tempo?
f) Que incentivos e instrumentos adicionais vamos utilizar para o lançamento?
Propaganda
a) Quanto deve ser investido em propaganda?
b) Que veículos (mídia) devem ser usados?
c) Em que proporção?
d) Com que intensidade e freqüência?
e) Qual deve ser a programação (tempo) da propaganda após o lançamento?
Publicidade
a) Que eventos utilizaremos para conseguir publicidade?
b) Com que veículos (público/imprensa) manteremos contato?
c) Quais os meios que utilizaremos (assessoria de imprensa/relações públicas)?
Vendas Pessoais
a) Qual deve ser o tamanho da força de vendas?
b) Como ela deverá estar organizada: por território geográfico, por produto ou por tipo de cliente?
c) Como deve ser delimitado o território em termos de tamanho e força?
d) Como será feito o recrutamento e seleção dos vendedores?
e) Treinamento? Remuneração? Motivação? f) Como serão supervisionados, avaliados e controlados?
Siga estas dicas e tenha Sucesso
Um forte abraco
Paulo Roberto Kroich Gomes (Paulo Kroich)





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