Para a gestão de um negócio é preciso definir alguns pontos que devem ser medidos. Você não consegue administrar o que você não mede e não consegue saber se está tendo sucesso ou fracasso se não gerenciar. Para o pequeno negócio o desafio é implementar indicadores, pois em geral o negócio inicia de forma empírica e vai se adaptando ao mercado.
Todo empreendimento tem objetivos e para alcançá-los é necessário gerenciar indicadores que permitam tomar decisões corretas. Os indicadores fazem saltar aos olhos “luzes de alerta” para detalhes do negócio que precisam ser corrigidos. Mas como detectar um problema e solucioná-lo há tempo se não houver um indicador?
Dentre os indicadores financeiros mais importantes está a lucratividade, que é o percentual de ganho que a empresa consegue gerar. É preciso saber se há lucro na venda de produtos ou serviços. Já a rentabilidade demonstra ao empresário a velocidade de retorno do capital investido. Se a empresa não trás retorno é preciso mudar algo ou investir em outra área.
Sem vendas não há indicadores financeiros que deixem o empreendedor dormir em paz. Qual o potencial do mercado em que você está inserido? Qual fatia lhe pertence? O que é melhor para o seu negócio: Muitas vendas com baixa lucratividade ou poucas vendas com alta lucratividade? Você mede a satisfação dos seus clientes quanto a produto e atendimento?
Um dos motivos pelos quais sua empresa pode não ter um bom desempenho pode ser ligar aos indicadores de recursos humanos. O absenteísmo indica as faltas não programadas ao trabalho. A rotatividade é a relação existente entre as admissões e demissões ocorridas num dado período, sejam elas voluntárias ou involuntárias. E então, a sua empresa é um bom lugar para se trabalhar?
Caso o negócio seja uma pequena indústria, a lucratividade pode estar se esvaindo se o empreendedor não medir importantes indicadores como retrabalho, reprocesso, perdas e refugo. É preciso saber a capacidade máquina, tempo de setup, bem como a produtividade por operador.
Quem quer crescer precisa saber para onde está indo, como e com que velocidade. Só indicadores podem apontar estas informações com efetividade. É por causa da falta de mensuração que alguns empresários dizem: Algo está errado com a minha empresa e eu não sei ao certo o que!
Nenhum comentário:
Postar um comentário