Atitude é Tudo

ATITUDE É TUDO!

“Melhor do que acrescentar dias à nossa vida é acrescentar vida aos nossos dias”, já dizia Benjamin Franklin. Quando releio esta frase ou  ouço sempre me lembro de um fato curioso em meu primeiro emprego.

Em nossa vida, por incrível que possa parecer, sabemos o que fazer, como resolver os problemas da família, do vizinho, e até do país, mas, encarar nossos próprios revezes é outra história, não é mesmo? Para vencer é preciso atitude. A vida só recompensa a ação.

Pensando nisso, que tal agir? Mas agir com inteligência, com o foco no resultado.

Aqui vai algumas dicas.

Tenha sonhos. O sonho é o alimento da alma. Todo projeto começa por um sonho. A rotina, a mesmice nos faz deixar de sonhar. Sonhar em demasia leva à loucura... Mas, a ausência de sonhos suga a vida. Readquira sua capacidade de sonhar e nunca a perca de sua mente. Muitas vezes nos pegamos desistindo de sonhar, abatidos pela realidade imposta no dia-a-dia. O sonho é o primeiro passo para a realização de seus objetivos. Mire-se no exemplo de Walt Disney, que construiu o maior parque de diversões do mundo em cima de um pântano: “- Se nós podemos sonhar, podemos fazer” – já dizia o grande mestre. Mas, lembre-se: todo sonho deve ter data marcada para acontecer. A mágica deve se tornar realidade.

Nada na vida acontece por acaso. Não ouça a história, viva a história faça história. Para ganhar na sena acumulada é preciso jogar. Nada acontece de repente, por mais que assim pareça. Tudo é conseqüência de suas decisões, sejam pequenas ou grandes. Portanto acredite! Você, somente você, é o maior responsável pela sua vida. Desenvolva a sua carreira passo a passo, de forma sustentável. Sorte só existe para quem está preparado. E entenda que por mais que você planeje, sempre haverá um imprevisto, uma perda de emprego, de uma promoção, de um grande amor... Sendo assim, adote a incerteza em sua mente, tendo a convicção de que, por vezes, é preciso mudar o caminho, aceitando o novo. Nunca se esqueça de que as poucas coisas certas que existem são a mudança, a morte e o pagamento e aumento de impostos (esse último é sempre uma certeza)... Retire as palavras “estabilidade” e “segurança” de seu dicionário. Elas não existem mais no mundo de hoje. Resumo da ópera: trace o seu plano, coloque-o em prática, esteja sempre preparado para o inusitado e, por fim, tenha fé.

Faça o seu melhor, com aquilo que Deus lhe deu. Todos temos dons. Todos, sem exceção, temos algo de bom, de diferente e para melhor. Deus lhe premiou com muitas coisas boas e com algo que somente você pode fazer melhor do que outros. Então, vá à luta! Acredite em seu diferencial. Descubra-o. Ele pode estar mais próximo do que você pensa. Você é um dos melhores do mundo nesse seu dom. Exercite-o! Persista em seu objetivo. O que você faria até de graça, simplesmente pelo prazer de fazer? Existe algo que você faz em que não vê o tempo passar? Pense nisso. O seu talento escondido pode estar aí.

Resgate o seu lado criança. Volte a sonhar, a ser mais criativo, mais entusiasmado. Crianças não acordam tristes, estão sempre criando, imaginando. Não têm medo de errar, gostam de experimentar. Perceba: estamos na era do experimentar. Estamos experimentando novas formas de relacionamento com os clientes, novos hábitos de vida, novas tecnologias. Temos test drives com carros, motos, barcos; provedores de internet nos oferecem horas gratuitas; várias revistas nos oferecem edições cortesia por semanas contínuas; provamos tipos e tipos de bebidas e alimentos em supermercados e shoppings... Não há crescimento sem o experimento. E o que vale é a realidade, não a simulação, apesar de sua grande importância. Crianças não temem o ridículo, não pensam no que os outros vão falar ao fazerem seus “experimentos”. Quando castigadas, rapidamente voltam a sorrir, a brincar, não guardam mágoa no coração, sabem perdoar. Aprenda com as crianças.

Aprenda a continuar aprendendo. O aprender é eterno. Muitas pessoas, após concluírem a universidade, nunca mais voltam a estudar, ou seja, nunca mais se reciclam. Responda rápido: quantos livros você leu nos últimos seis meses? O capital intelectual hoje está por todos os lados: na empresa, nos fornecedores, nos clientes, na comunidade, na concorrência, na web. Seja muito bom em alguma coisa, mas tenha uma noção de cada processo existente em sua empresa. Estude assuntos pertinentes à sua profissão, mas não se prenda demais a eles. Procure ler sobre ficção, romances, aventuras. Enfim, diversifique. Não fique preso a um único tema. Tenha hobbies, como pintura, fotografia, esportes... Algo não relacionado ao seu trabalho. Lembre-se: hoje os tempos são de multifuncionalidade com flexibilidade e adaptabilidade.

Recicle-se e compartilhe conhecimentos. A melhor forma de aprender, de renovar, é contribuir para que as pessoas ao seu lado tornem-se melhores do que você. O jeito mais fácil de crescer, de subir na vida, é ajudando aos outros. Procure lembrar dos seus melhores ex-chefes ou ex-gerentes. Aposto que eles tiveram participação decisiva em seu crescimento pessoal e profissional. De alguma forma, doaram o seu maior patrimônio: seu conhecimento e sua experiência. A melhor forma de compartilhar conhecimentos é contando histórias. Histórias nos fascinam. Portanto, seja um excelente contador de histórias. Hoje se fala tanto em organização virtual, comitês de clientes... Mas para o sucesso destas investidas, precisa-se, em torno das mesmas, de pessoas dispostas a adquirir e compartilhar conhecimentos. O verdadeiro poder está no compartilhar e não em reter conhecimentos. Não são as pessoas que produzem qualidade: são os relacionamentos que existem entre elas. Se os problemas hoje estão todos interligados, é preciso ter eficácia nos relacionamentos para gerar soluções duradouras. Network, lembra-se? Avaliação de desempenho hoje é simples. Basta uma única pergunta: “Quais são os seus resultados?” Transforme empenho em desempenho. Atualmente, o que conta são os resultados, os fatos concretos, preferencialmente mensuráveis. Como uma andorinha só não faz verão, relacione-se, promova o espírito de equipe.

 





Agora é hora de agir, experimentar, tomar uma atitude para ter uma bela, longa e realizada jornada. Não espere mais. Assimile estas dicas dê a partida na sua viagem marujo !

Nenhum comentário:

Postar um comentário