É raro o cliente que se decide por uma compra de maior valor na primeira vez em que entra na loja. Acontece, mas você pode entender que a maioria das pessoas queira avaliar uma compra importante antes de se decidir por ela, ela se torna mais planejada principalmente quando temos produtos e serviços muito parecidos por todos os lados.
Em momentos assim
o profissional, vendedor, atendente deve ser mais hábil , estar mais preparado, contornar com sucesso
objeções à compra da idéia, do produto ou serviço, depende muito da habilidade do vendedor em
lidar com clientes, pessoas que tem desejos e necessidades a serem satisfeitas,
para isso o ideal e ter empatia que significa
ter total apreço por seus
sentimentos: a capacidade de se colocar no lugar deles e sentir avaliar o que outro esta sentindo no momento do
contato em que você interage face a face com o seu cliente. Também significa
que você não deve criar uma situação de antagonismo, posicionando a loja contra
o cliente. Pelo contrário, você tem de se colocar do lado deles, mostrando-se
sensível aos seus interesses e dificuldades auxiliando-os, também não quer
dizer que você deve se posicionar contra a empresa em que trabalha, enfim
buscar o equilíbrio ouvir o que o cliente precisa e procurar atender as necessidades
e dependendo da habilidade do profissional criar necessidades também.
É importante trazer à
tona qualquer obstáculo potencial que possa existir antes de levantar a questão
do preço. Se a única preocupação do cliente é saber como uma característica em
especial pode beneficiá-lo, você pode contornar este problema e nunca ter que
perguntar sobre o preço. A questão do preço deve ser abordada por último,
depois de você ter certeza de que não existem outros “problemas” informações
ainda a serem prestadas.
A resposta será que o
preço está muito alto, ou que está bom. Se o preço está bom e você estabeleceu
uma relação de confiança com o cliente, então só pode ser o valor que está
faltando, sendo valor a percepção do cliente relação ao produto ou serviço que
ele pensa em adquirir, o valor então esta acima do preço é o que vem junto com
o produto ou serviço de acordo com o
grau de necessidade e desejo do seu cliente.
Nesse momento, o
vendedor deve dar ao cliente informações adicionais que sejam importantes o
suficiente para a tomada de decisão. Ao lidar com uma objeção, é perfeitamente
correto mostrar o quanto você sabe sobre o produto/serviço. Desta forma, você
dá aos clientes mais um motivo para confiarem em você e agrega um valor
adicional à mercadoria, o que não pode acontecer é você profissional vendedor
estar despreparado para atender o cliente como vem ocorrendo em muitas lojas da
nossa região, profissionais que não conhecem o cliente, o produto/serviço que
vendem, não conhecem nem a concorrência estão alienados ao mercado, não são vendedores, estão vendedores e
acredite há vagas para bons vendedores.
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