Planejamento Estratégico

Um dos fatores de sucesso das empresas é possuir um bom planejamento e de uma forma muito simples mostrarei como pode ser feito na sua empresa. Mas o que é planejamento? Nós planejamos diariamente, planejamos nossas atividades, nossas finanças, até a nossa vida pessoal e familiar. Portanto, podemos dizer que planejar é decidir antecipadamente o que fazer, porque fazer, como fazer, quando fazer e com quais recursos, sejam eles financeiros, materiais ou humanos.

As 7 Etapas  básicas de um planejamento estratégico 



1.Definir: visão e missão do negócio

Visão
        É a direção em que a empresa pretende seguir, ou ainda, um quadro do que a empresa deseja ser. Deve refletir as aspirações da empresa e suas crenças.
Fórmula base para definição da visão:
Verbo  em perspectiva futura + objetivos desafiadores + até quando.

Missão
       A declaração de missão da empresa deve refletir a razão de ser da empresa, qual o seu propósito e o que a empresa faz e trabalha no seu dia a dia.
Fórmula base para definição da Missão:
Fazer o quê + Para quem (qual o público?) + De que forma.

2. Analisar o ambiente externo 
Uma vez declarada a visão e missão da empresa, seus dirigentes devem conhecer as partes do  ambiente que precisam monitorar para atingir suas metas. É preciso analisar as forças  macroambientais (demográficas, econômicas,  ambientais, tecnológicas, políticas, legais, sociais e culturais) e os atores microambientais (consumidores, concorrentes, canais de distribuição, fornecedores) que afetam sua habilidade de obter lucro.

Oportunidades
      Um importante propósito da análise ambiental é identificar novas oportunidades de marketing e mercado. 

Ameaças
      Ameaça ambiental é um desafio decorrente de uma tendência desfavorável que levaria a deterioração das vendas ou lucro. 

3. Analisar o ambiente interno

       Você saberia dizer quais são as qualidades e o que pode ou deve ser melhorado na sua empresa? Esses são os pontos fortes/forças e fracos/fraquezas do seu negócio.

4. Analisar a situação atual 
         Depois de identificados os pontos fortes e pontos fracos e analisadas as oportunidades e ameaças, pode-se obter a matriz FOFA (fortalezas, oportunidades, fraquezas e ameaças) ou se preferir pode usar a sigla  SWOT (strengths, weaknesses, opportunities e threats). Inclua os pontos fortes e fracos de sua empresa, juntamente com as oportunidades e ameaças do setor, em cada uma das quatro caixas abaixo:


A análise FOFA fornece uma orientação estratégica útil  devendo ser sempre revista.
5. Definir objetivos e Metas
      São elementos que identificam de forma clara e precisa o que a empresa deseja e pretende alcançar. A partir dos objetivos e de todos os dados levantados acima, são definidas as metas.
      As Metas existem para monitorar o progresso da empresa. Para cada meta existe normalmente um plano operacional, que é o conjunto de ações necessárias para atingi-la;   Toda meta, ao ser definida, deve conter uma unidade de medida a sua escolha e onde se pretende chegar. Qual o prazo de um bom Plano estratégico? Depende do tamanho da sua empresa e aonde quer chegar,  há empresas com planejamento para 5, 10, 20, 30, 50, 100 anos 
 
6. Formular e Implementar a estratégia 
     Até aqui, você definiu a missão e visão do seu negócio e definiu metas e objetivos visando atender sua missão em direção à visão declarada. Agora, é necessário definir-se um plano para se atingir as metas estabelecidas, ou seja, a empresa precisa de uma formulação de estratégias para serem implantadas nos mais diversos setores da empresa, a exemplo em vendas, compras, administração, produção, recursos humanos

       Após o desenvolvimento das principais estratégias da empresa, deve-se adotar programas de apoio detalhados com responsáveis, áreas envolvidas, recursos e prazos definidos.

7. Gerar Feedback, Controlar e Monitorar
     À medida que implementa sua estratégia, a empresa precisa rastrear os resultados e monitorar os novos desenvolvimentos nos ambientes interno e externo. Alguns ambientes mantêm-se estáveis de um ano para outro. O ideal é estar sempre atento à realização das metas e estratégias, para que sua empresa possa melhorar a cada dia.
Mas não guarde o planejamento para si, ele deve ser compartilhado com os demais colaboradores é claro que  algumas informações talvez tenham que ficar  restritas.


Fique atento trace o seu planejamento e faça o seu sucesso....

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