Um dos fatores de sucesso das
empresas é possuir um bom planejamento e de uma forma muito simples mostrarei
como pode ser feito na sua empresa. Mas o que é planejamento? Nós planejamos
diariamente, planejamos nossas atividades, nossas finanças, até a nossa vida
pessoal e familiar. Portanto, podemos dizer que planejar é decidir
antecipadamente o que fazer, porque fazer, como fazer, quando fazer e com quais
recursos, sejam eles financeiros, materiais ou humanos.
As 7 Etapas básicas de um
planejamento estratégico
1.Definir: visão e missão do negócio
Visão
É a direção em que a empresa pretende seguir, ou ainda, um quadro do que a empresa deseja ser. Deve refletir as aspirações da empresa e suas crenças.
Visão
É a direção em que a empresa pretende seguir, ou ainda, um quadro do que a empresa deseja ser. Deve refletir as aspirações da empresa e suas crenças.
Fórmula base para definição da visão:
Verbo em perspectiva futura + objetivos desafiadores + até quando.
Verbo em perspectiva futura + objetivos desafiadores + até quando.
Missão
A declaração de missão da empresa deve refletir a razão de ser da empresa, qual o seu propósito e o que a empresa faz e trabalha no seu dia a dia.
A declaração de missão da empresa deve refletir a razão de ser da empresa, qual o seu propósito e o que a empresa faz e trabalha no seu dia a dia.
Fórmula base para definição da Missão:
Fazer o quê + Para quem (qual o público?) + De que forma.
Fazer o quê + Para quem (qual o público?) + De que forma.
2. Analisar o ambiente externo
Uma vez declarada a visão e missão da empresa, seus dirigentes
devem conhecer as partes do ambiente que precisam monitorar para atingir
suas metas. É preciso analisar as forças macroambientais (demográficas,
econômicas, ambientais, tecnológicas,
políticas, legais, sociais e culturais) e os atores microambientais
(consumidores, concorrentes, canais de distribuição, fornecedores) que afetam
sua habilidade de obter lucro.
Oportunidades
Um importante propósito da análise ambiental é identificar novas oportunidades de marketing e mercado.
Um importante propósito da análise ambiental é identificar novas oportunidades de marketing e mercado.
Ameaças
Ameaça ambiental é um desafio decorrente de uma tendência desfavorável que levaria a deterioração das vendas ou lucro.
Ameaça ambiental é um desafio decorrente de uma tendência desfavorável que levaria a deterioração das vendas ou lucro.
3. Analisar o ambiente interno
Você saberia dizer quais são as qualidades e o que pode ou deve ser melhorado na sua empresa? Esses são os pontos fortes/forças e fracos/fraquezas do seu negócio.
Você saberia dizer quais são as qualidades e o que pode ou deve ser melhorado na sua empresa? Esses são os pontos fortes/forças e fracos/fraquezas do seu negócio.
Depois de
identificados os pontos fortes e pontos fracos e analisadas as oportunidades e
ameaças, pode-se obter a matriz FOFA (fortalezas, oportunidades, fraquezas e
ameaças) ou se preferir pode usar a sigla SWOT (strengths, weaknesses, opportunities e
threats). Inclua os pontos fortes e fracos de sua empresa, juntamente com as
oportunidades e ameaças do setor, em cada uma das quatro caixas abaixo:
A análise FOFA fornece uma
orientação estratégica útil devendo ser
sempre revista.
5. Definir objetivos e Metas
São elementos que
identificam de forma clara e precisa o que a empresa deseja e pretende
alcançar. A partir dos objetivos e de todos os dados levantados acima, são
definidas as metas.
As Metas existem para
monitorar o progresso da empresa. Para cada meta existe normalmente um plano
operacional, que é o conjunto de ações necessárias para atingi-la; Toda meta, ao ser definida, deve conter uma
unidade de medida a sua escolha e onde se pretende chegar. Qual o prazo de um
bom Plano estratégico? Depende do tamanho da sua empresa e aonde quer chegar, há empresas com planejamento para 5, 10, 20,
30, 50, 100 anos
6. Formular e Implementar a estratégia
Até aqui, você definiu
a missão e visão do seu negócio e definiu metas e objetivos visando atender sua
missão em direção à visão declarada. Agora, é necessário definir-se um plano
para se atingir as metas estabelecidas, ou seja, a empresa precisa de uma
formulação de estratégias para serem implantadas nos mais diversos setores da
empresa, a exemplo em vendas, compras, administração, produção, recursos
humanos
Após o desenvolvimento das principais estratégias da empresa, deve-se adotar programas de apoio detalhados com responsáveis, áreas envolvidas, recursos e prazos definidos.
Após o desenvolvimento das principais estratégias da empresa, deve-se adotar programas de apoio detalhados com responsáveis, áreas envolvidas, recursos e prazos definidos.
7. Gerar Feedback, Controlar e Monitorar
À medida que implementa
sua estratégia, a empresa precisa rastrear os resultados e monitorar os novos
desenvolvimentos nos ambientes interno e externo. Alguns ambientes mantêm-se
estáveis de um ano para outro. O ideal é estar sempre atento à realização das
metas e estratégias, para que sua empresa possa melhorar a cada dia.
Mas não guarde o planejamento para si, ele deve ser compartilhado
com os demais colaboradores é claro que
algumas informações talvez tenham que ficar restritas.
Fique atento trace o seu planejamento e faça o seu sucesso....
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