É certo que muita gente se
pergunta como fazer um plano de marketing digital antes de
qualquer outra ação de divulgação online, mas é verdade também que esse
percentual ainda é muito pequeno quando se fala de divulgação de pequenas e
médias empresas.
A maioria delas se lança no marketing
digital sem qualquer tipo de planejamento e os resultados são
catastróficos, pois é o planejamento de marketing que define objetivos, metas e
cronogramas.
O processo de elaboração de
um plano de marketing digital é visto por muita gente como uma etapa
tediosa e muito teórica e por isso é muitas vezes ignorado ou relegado a um
segundo plano.
E concordo que a etapa operacional, a
mão na massa mesmo, é bem mais instigante e desafiadora, mas sem um planejamento
estratégico em marketing digital, você estará navegando as escuras.
Ao criar um plano
de marketing digital você já estará com meio caminho andado em direção
ao sucesso, pois esta é a maneira certa de se começar.
Para lhe ajudar nisso, a equipe
da Academia do Marketing elaborou um passo a passo contendo os
principais pontos que você deve incluir no seu planejamento.
Dicas sobre como
elaborar um plano de marketing digital
Se você quer saber como fazer
um plano de marketing digital de sucesso, leia atentamente o pequeno
roteiro que criamos e faça as anotações que julgar devidas para adaptá-lo às
suas necessidades.
1 – Defina seus objetivos
Uma recomendação fundamental para
quem deseja saber como elaborar um plano de marketing digital:
Antes de tudo, defina muito claramente seus objetivos. Ao traçar um objetivo
você deve especificar claramente o que deseja com as suas ações de marketing
digital para que seu planejamento seja bem focado.
Entre estes objetivos, podemos ter,
por exemplo:
- Exposição
e reconhecimento da marca
- Geração
de Leads – Clientes em potencial
- Vendas
diretas no ambiente físico ou online
- Geração
de pontos de relacionamento com seus clientes
- Atendimento
e orientação ao cliente
Outro ponto de orientação importante
são as metas a serem alcançadas, para que possamos definir as métricas aplicáveis a cada caso.
Estabelecer prazos de execução também
é essencial, já que devido ao volume de trabalho envolvido em qualquer campanha
de marketing digital, a questão do tempo pode facilmente fugir do controle.
2 – Pesquise e
conheça o seu público-alvo
Uma das etapas mais críticas para
quem vai criar um plano de marketing digital é a de pesquisa
das características do público alvo. Atualmente temos diversas ferramentas na
Internet para saber com exatidão qual é perfil de visitantes de um determinado
site.
Com base nesta análise podemos traçar
o perfil de um determinado público e assim adequar a linguagem e o conteúdo a
ser produzido para nossas ações.
Além disso você também poderá
direcionar suas campanhas para quem realmente interessa, usando ferramentas de
segmentação disponíveis por exemplo, no Google Ads e Facebook Ad.
Depois de definir seu público-alvo,
crie uma Persona de Marketing, ou seja, um consumidor em potencial
imaginário que possui todas as características do grupo que você deseja
impactar.
A personificação do seu público vai
ajudá-lo bastante na hora de entender o comportamento do grupo, suas
necessidades e anseios.
Outra dica importante para quem
deseja saber como fazer um plano de marketing digital, é desde o início definir
muito bem quais serão as suas principais estratégias de marketing digital.
Dependendo do segmento em que você
estiver trabalhando, algumas estratégias funcionam melhor do que outras. Por
exemplo, moda e acessórios se sai muito bem utilizando o marketing nas redes sociais.
Para setores que atendem a uma
necessidade, ou seja que oferecem produtos ou serviços que as vezes as pessoas
não sabem onde encontrar, o marketing de busca tende a dar resultados
melhores.
4 – Defina os
canais de marketing que ira utilizar
As opções para divulgação de uma
marca na Internet são muitas e é preciso, logo no início do projeto, definir
quais são os canais mais apropriados para cada tipo de campanha em função do
público alvo que pretendemos atingir.
A variedade de canais não implica na
obrigação de usá-los todos. Você deve usar apenas aqueles que, por suas
características, têm potencial para gerar tráfego qualificado para o seu site.
Você até pode usar um leque amplo de
canais no início da campanha, mas deve monitorá-los de perto para identificar
aqueles que não estão gerando tráfego ou conversão relevante para o site e
então descartá-los.
5 – Treine sua equipe
No marketing digital moderno não há mais
espaço para amadorismo, por isso, um dos pontos que você deve colocar em
seu plano de marketing digital é justamente o da capacitação
técnica da equipe. Como fazer um plano de marketing digital e colocá-lo para
rodar sem gente capacitada para isso?
Hoje em dia, qualquer ferramenta de
marketing online requer treinamento e técnica, por isso é essencial ter pessoal
capacitado para sua utilização.
Alguns empresários se sentem tentados
a entregar seu marketing digital ao “rapaz da contabilidade que saca de
Internet”, e depois não entendem o porque do fracasso de suas campanhas.
Não existe mais espaço para amadorismo ou improvisação no marketing online.
Saber como navegar na Internet é uma
coisa e saber como fazer um plano de marketing digital,
implementá-lo com profissionalismo e monitorar de forma adequada seus
resultados é outra coisa completamente diferente.
Nessa parte, a equipe da Academia
do Marketing pode lhe ajudar bastante com nossa grade de cursos e
programa de formação em marketing digital.
Com mais de quinze anos no mercado,
nossa equipe vem desenvolvendo, atualizando e aperfeiçoando treinamentos nas
mais variadas área do marketing online, nos formatos presencial e também online.
6 – Determine
o conteúdo e o que sera divulgado
Essa é uma etapa das mais importantes
de todo o processo. Como fazer um plano de marketing digital atualmente passa
inevitavelmente pela produção de conteúdo, é preciso colocar esta entre suas
prioridades.
A comunicação parte do princípio da
afinidade de interesses e por isso precisamos desenvolver um conteúdo que crie
um ponto de contato entre a empresa e o público que queremos impactar.
O consumidor moderno está em busca de
informações antes de comprar alguma coisa e essa informação precisa ter
qualidade e ser facilmente encontrada. Antes de qualquer oferta, é necessário
disponibilizar conteúdo informativo, como em blogs, por exemplo.
Um dos maiores erros de marketing digital é
justamente não ter um conteúdo de qualidade em seu site para poder iniciar o
relacionamento com seus clientes em potencial.
7 – Elabore um
cronograma para suas ações
Definir um cronograma de ações é
fundamental para que possamos criar uma sinergia no marketing digital como forma
de potencializar cada ação isolada.
No marketing online moderno, existe
uma correlação muito grande entre os diversos canais e explorar esse potencial
de alavancagem é muito importante.
Peças promocionais, marketing de
conteúdo, redes sociais e tudo mais precisa estar alinhado em termos de veiculação.
O marketing digital atualmente
é composto por uma sucessão de ações e por isso é preciso ter todos os passos
muito bem definidos e cronometrados para que as diversas ações não acabem por
se sobrepor e perder seu verdadeiro potencial.
Se você quer saber como fazer um
plano de marketing digital, um dos conceitos que deve ficar bem claro é que não
existem ações isoladas.
Antes de pensar em como elaborar um
plano de marketing digital, precisamos definir como essas ações online serão
acompanhadas e verificadas em termos de resultados.
Para isso é necessário definir quais
as ferramentas de monitoramento, como o Google Analytics, por exemplo, serão
utilizadas para mensurar resultados.
No caso de mídias sociais, é preciso
também definir qual será a ferramenta utilizada para acompanhamento de menções
e outras métricas específicas dessa categoria.
O Google Analytics é
uma ferramenta bem completa, mas não é o suficiente para acompanhamento, por
exemplo, de engajamento nas redes sociais.
Como você pode ver, a elaboração de
um plano de marketing digital é trabalhosa e demorada, mas cada passo é
importante para que os resultados surjam da forma desejada.
O planejamento é a alma do negócio em
qualquer empreendimento e no marketing digital não é diferente.
Como fazer um plano de marketing
digital é um assunto que não dá para resumir em um único artigo, por mais
detalhado que ele seja, sugerimos que para expandir a sua visão sobre os
diversos canais de marketing digital, você também leia o nosso artigo Estratégias de
Marketing Digital onde discutimos em maiores detalhes cada
uma das dimensões do marketing digital e suas estratégias.
Agora que você já sabe como fazer um
plano de marketing digital é hora de começar a elaborar o seu. Boa sorte e
conte sempre conosco!
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