Planejamento estratégico: o que é, como fazer e benefícios esperados



Planejamento estratégico: o que é, como fazer e benefícios esperados

           Nos dias de hoje, um dos conceitos mais populares entre empreendedores e gestores é o de  Projetos de Planejamento Estratégico.
           A maioria dos administradores ouve e compartilha que é um processo determinante para o sucesso de uma organização. Em contrapartida, infelizmente, poucos conhecem os reais benefícios de uma empresa ao possuir uma estratégia bem planejada e implementada. Como resultado, poucas possuem objetivos claros e bem definidos, tampouco planos que as encaminhem rumo ao desenvolvimento esperado.
           De maneira geral, planejar estrategicamente uma organização significa definir um método eficaz de utilização dos recursos disponíveis visando atingir um posicionamento cobiçado. Ou seja, com uma estratégia bem estruturada, uma empresa terá objetivos e diretrizes estabelecidos de maneira coerente, além de ações pensadas e projetadas para alcançá-los.
           Ficou interessado no tema e acha que seu negócio possui essas necessidades? Então passemos a entender como montar sua estratégia empresarial ideal para seu empreendimento.
1-Defina seu público-alvo e sua proposta de valor
      Antes de começar a planejar estratégias de crescimento para o negócio, é imprescindível que já estejam definidos o mercado que se deseja atingir e a proposta de valor do negócio.
       Para planejar a estratégia de maneira coerente com o negócio e com a realidade do mercado, é muito importante que se tenha determinado os segmentos de clientes que podem ser atingidos, seus recursos disponíveis e os benefícios, características e diferenciais do produto ou serviço ofertado.
      Uma ferramenta muito utilizada nessa etapa de estruturação inicial é o Business Model Canvas, que permite a elaboração de Modelos de Negócios focados na oferta de valor.

2- Determine os princípios essenciais do negócio
       Definidos o segmento de clientes e as propostas de valor, é imprescindível determinar um conjunto de características que represente uma cultura organizacional, identificando e diferenciando o seu negócio frente a concorrência.               Para isso, se popularizou um conjunto de definições que representam os princípios essenciais da organização:
Defina sua missão, visão e valores.
·       missão representa a razão de existência e o propósito do negócio, possibilitando a compreensão da atuação da empresa.
·       Já a visão é a descrição do destino esperado para o empreendimento, ou seja, o que se deseja atingir futuramente.
·       Os valores determinam os princípios pelos quais a organização preza e que servem de parâmetro para o comportamento de seus colaboradores.
·        
3- Estude o ambiente em que a empresa está inserida
      Após a determinação das características que identificam o negócio, deve-se entender o posicionamento atual da organização. Isso é possível a partir da comparação entre as características do ambiente interno – suas forças e fraquezas – e a situação do ambiente externo – oportunidades e ameaças.
Por isso, é imprescindível que se conheça e se valorize as características da empresa.     Além disso, pesquisar e se atualizar sempre sobre a situação do mercado – clientes, concorrentes, fornecedores etc – também é essencial para entender o posicionamento estratégico do negócio.

4- Elabore objetivos estratégicos a serem alcançados
       Conhecido o posicionamento estratégico atual do negócio, já é possível planejar o desenvolvimento esperado. Dessa forma, é o momento de elaborar objetivos que retratem os resultados que a empresa pretende atingir futuramente.
Os objetivos devem sempre ser atingíveis e coerentes com os princípios essenciais do negócio. Além disso, é de extrema importância que sejam acompanhados por indicadores de desempenho, possibilitando seu futuro acompanhamento e controle.
5- Estruture planos de ação para o atingimento dos objetivos
       Após a definição dos resultados esperados para a empresa, deve-se planejar ações que permitam atingir o desenvolvimento pensado.
Nesse momento, será necessário pensar no que deverá ser feito, nos recursos necessários, na ordem cronológica de implementação e nos prazos para cada ação. Dessa forma, terá sido planejado um conjunto de ações que deverão resultar no atingimento do objeto esperado.
6- Execute o planejamento estratégico
      Depois de aprender sobre estratégia empresarial e definir toda a parte teórica do plano, chegou a hora de mobilizar e alinhar a organização, buscando executar o que foi planejado. Nesse momento, deve-se estar sempre alinhado com os planos de ação, a fim de cumprir com tudo o que foi pensado.

7- Replaneje frequentemente para perceber os benefícios
       Lembre-se que o mercado está em constante mudança. Contínuas e imprevisíveis alterações nas características dos consumidores, surgimento de novos produtos, concorrentes e fornecedores e a mudança no posicionamento estratégico da organização implicam na necessidade de ininterrupta revisão dos objetivos e ações.
Esse replanejamento constante garante que o negócio esteja sempre atualizado e progredindo.
     Tendo sido eficiente no planejamento e execução da estratégia do negócio, diversos benefícios são esperados, como: maior alinhamento da empresa, melhor conhecimento sobre os cliente e concorrentes, maior comprometimento dos colaboradores a atingir os objetivos traçados e maior eficiência na tomada de decisões.
     Agora é hora de começar: planejamento estratégico
Conforme relatado, um planejamento estratégico completo requer muito mais esforço e conhecimento do que muitos pensam. Entretanto, quando bem elaborado, resultam em muitos benefícios que podem ser diferenciais para o sucesso de uma organização.
      Acredita que seu negócio necessita dos benefícios citados? Com esse post, esperamos que você se sinta pronto para começar o planejamento estratégico da sua empresa. Deixe suas dúvidas e sugestões sobre o artigo nos comentários para que continue escrevendo.
Quer Saber  um Planejamento Estratégico para a sua empresa nos contate whats app 47 9.99633140 

Nenhum comentário:

Postar um comentário