VOCAÇÃO versus PROFISSÃO


Resultado de imagem para vocação profissional              Vocação profissional é a disposição natural que o indivíduo apresenta, observando suas habilidades, suas preferências, seus desejos, seu estilo de vida etc., fatores estes que vão direcionar em busca da profissão mais adequada para seu futuro.                                                                                       O termo vocação vem do latim, vocare, que quer dizer  "chamado". Assim, vocação é um chamado íntimo de amor. Amor e prazer por  um fazer que dá alegria e satisfação.                                                                                           Quem atende a esse chamado íntimo certamente desempenhará suas  atividades vocacionais com bom ânimo e disposição, não apenas pela  remuneração, mas pelo prazer de fazer o que gosta.
                    Ouvir esse chamamento seria o ideal para qualquer ser humano que desejasse ser útil à sociedade na qual vive.
                A excelência do seu trabalho por certo lhe traria, como conseqüência, uma recompensa financeira satisfatória.
                 No entanto, a realidade é bem diferente.
                 Os filhos crescem ouvindo os pais dizer: "alegria não enche barriga", "vocação nem sempre dá status", então o jovem precisa optar  pela  "barriga cheia", nem que isso lhe custe a alegria de viver sem   utilidade.
                  Aí ele escolhe uma profissão que lhe traga vantagens  financeiras  e status em vez de ouvir o chamamento íntimo da sua vocação.
                   Na vocação, a pessoa encontra a felicidade na própria ação.  Na  profissão, o prazer se encontra não na ação mas no ganho que dela  deriva.

                   O profissional, somente profissional, executa seu "fazer"  não por amor a ele, mas por amor a algo fora dele: o salário, o ganho, o  lucro,  a vantagem.
                    Já o homem movido pela vocação é um apaixonado pelo seu  "fazer",  e faz até de graça, apenas por satisfação, ele faz a diferença ele é a diferença, na vida pessoal profissional, em casa, na comunidade, no trabalho...
            
  Essa diferença é fácil de constatar entre um político por  vocação e um político por profissão.
        A vocação política é uma paixão por um jardim, já que  "política"  vem de polis, que quer dizer cidade. A cidade era, para os gregos, um espaço seguro, ordenado   manso, onde os homens podiam se dedicar à busca da felicidade.  O político é aquele que cuida desse espaço. A vocação  política,  assim, está a serviço da felicidade dos cidadãos, os moradores da  cidade. Dessa forma, um político por vocação é um apaixonado pelo  grande  jardim para todos. Seu amor é tão grande que ele abre mão do pequeno  jardim  que poderia plantar para si mesmo. O político é, entes de tudo, um jardineiro. O jardineiro por vocação dá sua vida pelo jardim de todos.   O jardineiro por profissão usa o jardim de todos para  construir  seu jardim privado, ainda que para isso aumentem, ao seu redor, o  deserto  e   o sofrimento.
             Essa grande diferença entre vocação e profissão pode se  estender  a todos os outros ramos de atividades.
             Os médicos por vocação, por exemplo, exercem suas atividades  com  amor e prazer. Sem precisar de juramentos, se dedicam a  salvar  vidas por amor à causa que abraçam, de coração.
             Existem também os profissionais da medicina. Mesmo sob juramento  eles só atendem depois de saber quem vai pagar a conta.
             Talvez esses sejam os que resolveram seguir o conselho dos  mais  velhos, quando estes diziam que alegria não enche barriga.

             Poderíamos citar vários exemplos das diferenças entre  profissão  e vocação, mas isso não vem ao caso.
         
     O que desejamos ressaltar é a necessidade de se ouvir e  respeitar o chamado interior, a tendência íntima, a vocação.


Resultado de imagem para vocação profissional             Isso não quer dizer que não se deva receber para exercer sua  vocação. O que dizemos é que o dinheiro deixa de ser o principal  objetivo  para ser uma conseqüência natural de uma atividade prazerosa e acredite ele virá naturalmente.
Resultado de imagem para vocação profissional
 Pense nisso!

             Quando se trabalha só pela recompensa exterior, a atividade se   torna um fardo pesado demais.
             Quando se gosta do que se faz o desgaste é menor ou quase  nulo.
             Como disse o velho e bom Aristóteles, "o prazer aperfeiçoa a  atividade".

             Quando se trabalha com prazer, o trabalho pode trazer ótimos  resultados ao longo de uma existência.
             Por essa razão, sempre vale a pena ouvir esse apelo íntimo  chamado vocação., que a Vocare Consultoria Treinamento em Marketing, Vendas, Coaching, Liderança   Desperta.
Conte Sempre Conosco. !!!

              

Nenhum comentário:

Postar um comentário