Sim, você leu certo, demitir
clientes é necessário!!
Você já se imaginou demitindo um cliente? Sim, isso não só é possível, como muitas vezes necessário. Demitir clientes é uma prática que está sendo cada vez mais adotada pelos grandes empreendedores, e você precisa saber por quê.
Quando Demitir um Cliente?
Não importa se ele paga, 1 real ,
10,20,30, 100 mil reais, ele será
demitido se:
- • For um inadimplente contumaz.
- • Trapacear a empresa.
- • Cometer roubo, cuidado você deve ter provas.
- • Viver reclamando, fique atento as vezes a reclamação é um auxilio para sua empresa.
- • Não seguir as orientações para uso do produto ou serviço seguidamente
- • Faltar com respeito.
- • Estar fora da sua área de atuação, ou interesses recíprocos.
- • Comprometer seus resultados financeiros, tais como, custo fixo, custos variáveis, margem de contribuição, sua estratégia de lucratividade, ponto de equilíbrio entre outros, ou seja se no final das contas você estiver pagando para atende-lo, tendo prejuízo, na venda de produtos ou na prestação de serviço.
Faça uma análise no sua carteira de
clientes e tente mensurar quanto tempo sua equipe leva para executar as
necessidades de cada um deles. É possível que você encontre resultados
preocupantes, como clientes de pequeno porte que dão tanto ou mais trabalho
quanto um cliente de grande porte, ou qualquer um desses que não trazem retorno nenhum para sua
empresa.
Demitir não significa que
você vai trata-lo mal, a forma de
tratamento indistintamente á clientes ou
não deve ser cortes e educada com todas as pessoas e de todas as classes
sociais.
Porém se for necessário demiti-lo primeiro comece fazendo uma analise seguindo
o Princípio de Pareto, o qual
explica em síntese que 20% de seus clientes são responsáveis por 80%
do faturamento de sua empresa isso que
dizer que se 20% dos seus clientes
proporcionam a maior parte do lucro de sua empresa, o que acontece com o
restante deles? Novamente, seguindo o Princípio de Pareto, podemos dizer que
80% dos seus clientes são menores – ou simplesmente pagam menos –, o que nem
sempre significa que você terá menos trabalho com eles. E isso pode ser um
grande problema para você e sua equipe.
Segundo preste atenção nos seus clientes ativos e inativos, comece a
estuda-los, é preciso ter um cadastro de
clientes atualizados, observe o ticket médio( valor médio das compras) de cada
cliente e vá abrindo o caminho, descobrindo informações chegando as suas
próprias conclusões e se for o caso você chegará a conclusão de demitir.
Mas só demita o cliente quando
ele(a) esgotar sua energia, o seu tempo, a sua paciência para satisfazer os
seus desejos, e ainda assim acredite ele vai
RECLAMAR. Não importa o que você
faça ou ofereça ele(a), futuro clientes
a ser demitido nunca vai ficar
satisfeito não o importa o quão bom você seja, este cliente vai sempre reclamar
do preço, do seu trabalho, do seu serviço, dos seus produtos, do seu
atendimento, do seu ambiente, da sua equipe, enfim não faltarão pontos
para reclamações etc.
Então DEMITA ELE (a)!!!
porque não haverá nada que você faça que irá agradá-lo.
SIM, ELE(A) VAI FALAR DE VOCÊ!!! Na primeira esquina que encontrar vai te trocar por outro profissional que não irá fazer metade do que você faz. Demita ele(a)!!! Porque se você continuar com ele(a), você não vai ter tempo de oferecer o seu melhor para as outras clientes que estão ali precisando da sua atenção e para os clientes que realmente amam o seu produto ou serviço, estes vão ficar de fora.
PENSE NISSO! você vai crescer
muito mais profissionalmente, a empesa irá crescer talvez não no número de
clientes mas na rentabilidade, lucratividade é simples as vezes menos é mais.
Quando nos livramos de
pessoas tóxicas, fúteis, arrogantes, mal educadas, ignorantes, egoístas e
venenosas a vida fluí. A empresa flui, e você terá tempo de acertar a sua
empresa e prospectar os clientes que são importantes estrategicamente para seu
empreendimento.
Nuvens
carregadas atraem raios e tempestades.
Valorize-se dê oportunidade para quem realmente valoriza seu trabalho, sua pessoa, o seu profissional e a sua empresa.
Mas também
lembre-se sempre, até então ele(a) é o seu cliente e antes de demiti-lo
faça muito bem a sua parte, trabalhe de
forma incansável para melhorar o atendimento( sua estrutura) e tratamento esteja ciente que todos nos somos compradores
e vendedores ao mesmo tempo estamos cada vez mais exigentes conhecendo muito melhor os produtos,
serviços, nossos direitos, códigos de defesa, ABNT, INMETRO, muito vezes também esquecendo os nossos
deveres,muitos maus intencionados clientes
se escondem atrás da Frase: " Eu
Sou o cliente", ou ainda "O cliente sempre tem razão." quando
definir seu segmento de mercado, publico alvo
você empresário, profissional, empreendedor irá entender que nem todo mundo é o seu
cliente, e não é todo mundo que comprará
o seu produto ou serviço.
Porém antes de qualquer ação estabeleça suas estratégias e use sempre bom senso, então não saia por ai demitindo se você não tiver todos os dados levantados.
Pense Nisto.!!!
Observação: Uma parte deste texto roda na
internet como autor desconhecido, peguei
esta parte, acrescentei alguns dados e outras informações que julgo
necessário ai está o texto. Demitir Clientes é Necessário. !!!
por
Paulo Roberto kroich Gomes.
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