O Facebook é a maior rede social do mundo. São mais de 1 bilhão e meio
de contas ativas, seguido pelo WhatsApp com 1 bi, Instagram com 400 milhões e
Twitter com 320 milhões.
O Brasil é o terceiro
país com o maior número de contas ativas: 100 milhões de usuários (perde para
os EUA e Índia), e desse número, 90% acessam mensalmente através de
dispositivos móveis.
Os dados são de 2016/2017 mas servem para nos dar os parâmetros para as tendências de 2018...
A cada 10 brasileiros
conectados, 8 estão ativos no Facebook, e isso nos da uma única certeza:
independente do segmento da sua empresa, seu público está conectado no
Facebook.
Por isso listamos a mais completa estatística do Facebook sobre o ano de
2016/17, com o perfil do público brasileiro e dados segmentados do Facebook para Negócios. Depois de ver todos esses
dados, você entenderá definitivamente a importância de investir no Facebook e
verá a possibilidade de identificar as tendências para 2018.
Perfil do público brasileiro no
Facebook:
– 54% Mulher
– 46% Homem
– 9 milhões tem de 13 até 17 anos
– 28 milhões de 18 a 24 anos
– 29 milhões de 25 a 34
– 17 milhões de 35 a 44 anos
– 10 milhões de 45 a 54
– 4,5 milhões de 55 até 64
– 2,1 milhões mais de 65
Isso mostra que mais
da metade do público tem entre 18 e 34 anos, Uma faixa etária abrangente, e
mesmo assim ainda há espaço para explorar outras faixas etárias.
Qual frequência e método de acesso ao
Facebook
– 67% utilizam o Facebook todos os dias
– 92% acessam o Facebook pelo menos uma vez por mês
– 22 minutos é o tempo em média que as pessoas gastam por dia no Facebook
– 13h até 15h é o pico dos acessos no Facebook em dias de semana
Facebook para Negócios:
O Facebook já faz
parte de 92% das empresas e 70% dos usuários estão conectados a pelo menos uma
página de negócios, gerando semanalmente 645 milhões de visualizações e 13
milhões de comentários.
– 93% dos
profissionais de marketing utilizam o facebook em suas campanhas
– 67% das empresas
que atuam no segmento B2C já conseguiram novos clientes através do Facebook
Principais motivos das empresas
utilizarem rede social:*
– 83% Visibilidade Online
– 63% Interação com o público
– 11% O concorrente também utiliza
– 5% Outros motivos
Principais benefícios que as redes
sociais trazem para empresas:*
– 77% Divulgação da marca
– 63% Engajamento da audiência
– 50% Aumento no trafego do blog ou site
– 48% Aumento no número de vendas e clientes
Principais motivos para empresas não
atuarem nas redes sociais:*
– 27% Não possui equipe suficiente
– 35% Não tem tempo para gerenciar
– 11% Não tem conhecimento suficiente
– 3% Não vê resultados
– 34% Não soube responder / outros motivos
Impacto que as redes sociais
proporcionam para marca:*
– 60% São muito importantes
– 30% Moderadamente importantes
– 10% Pouco importantes
O principal motivo
das empresas estarem atuando nas redes sociais é para aumentar a visibilidade
online, divulgar a marca e engajar a audiência. A venda se torna uma
consequência de um trabalho de divulgação bem feito, e muitas vezes não é um
objetivo a curto prazo.
Principais redes sociais em que as
empresas atuam:*
97% Facebook
63% Instagram
46% LinkedIn
44% Twitter
44% Youtube
32% Google +
Podemos notar que
basicamente toda empresa utiliza o Facebook na sua estratégia de redes sociais,
e praticamente metade também adota outra rede social. Alias, estratégia é o
próximo ponto.
Estratégia para empresas nas redes
sociais*
Para ter sua marca atuando nas redes sociais de uma forma eficiente é
necessário ter uma estratégia para conseguir medir os resultados e identificar
os melhores caminhos. Empresas que adotam estratégias para redes sociais tem um
impacto 3x maior de acessos no site/blog do que aquelas que não adotam
estratégias.
– 37% das empresas adotam estratégias com calendário definido
– 35% das empresas adotam estratégias sem seguir um calendário
– 27% das empresas não adotam estratégias
Frequência das publicações*
– 43% Entre 1 e 3 vezes por semana
– 21% Entre 4 e 6 vezes por semana
– 14% Entre 7 e 10 vezes por semana
– 6% Entre 10 e 20 vezes por semana
– 3% Mais de 20 vezes por semana
– 6% Menos de uma vez por semana
Se você não possui um
número tão grande de conteúdo relevante para compartilhar, não há necessidade
de ter 20 publicações semanais. O ideal é manter a prática 4/1, a cada quatro
publicações de conteúdo, uma é institucional.
Principais conteúdos divulgados nas redes sociais*
– 72% Imagem e GIF
– 53% Post no blog
– 44% Vídeos
– 19% E-Books
– 16% Infográficos
– 7% Live Vídeos
Investimento em mídia paga nas redes
sociais
– 63% Investe em mídia paga
– 37% Não investe em mídia paga
– 98% das empresas investem em Facebook
– 36% das empresas investem em Instagram
– 10% das empresas investem em LinkedIn
– 8% das empresas investem em Youtube
ROI (Retorno por Investimento) de
mídias pagas
– 19% das empresas consideram muito positivo
– 50% das empresas consideram moderadamente positivo
– 15% das empresas consideram pouco positivo
– 2% das empresas não consideram positivo
– 13% Não sabem
Principais desafios das empresas nas
redes sociais
– 70% Manter o público engajado
– 63% Aumentar o alcance das publicações
– 40% Manter uma frequência de publicação
– 22% Monitorar menções e comentários
Maiores benefícios do Facebook aos
olhos de profissionais:
– 80% Aumenta a visibilidade e o reconhecimento da empresa
– 51% Gera ideias para melhorar os produtos/serviços da marca
– 49% Aumenta o numero de visitas do site da empresa
– 31% Gera verdadeiros fãs que divulgam a marca
– 27% Gera leads para empresa
– 25% Gera clientes para empresa
– 3% Não gera benefícios
Essas são as
estatísticas mais completas para o Facebook e Redes Sociais para negócios sobre
o ano de 2016. Podemos usar como parâmetro para as estratégias de 2018. Alias,
estratégia é um fator fundamental para o êxito nas campanhas. Fazer postagens
sem uma estratégia definida e sem um cronograma não irá trazer o mesmo
resultado para seu negócio.
Parte superior do
formulário
Parte inferior do formulário
*Pesquisa elaborada pelo Rock Content
com empresas nacionais.
Fontes:
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