Para a
gestão de um negócio é preciso definir alguns pontos que devem ser medidos.
Você não consegue administrar o que você não mede e não consegue saber se está
tendo sucesso ou fracasso se não gerenciar. Para o pequeno negócio o desafio é
implementar indicadores, pois em geral o negócio inicia de forma empírica e vai
se adaptando ao mercado.
Todo
empreendimento tem objetivos e para alcançá-los é necessário gerenciar
indicadores que permitam tomar decisões corretas. Os indicadores fazem saltar
aos olhos “luzes de alerta” para detalhes do negócio que precisam ser
corrigidos. Mas como detectar um problema e solucioná-lo há tempo se não houver
um indicador?
Dentre os indicadores financeiros mais importantes
está a lucratividade, que é o percentual de ganho que a empresa consegue gerar.
É preciso saber se há lucro na venda de produtos ou serviços. Já a
rentabilidade demonstra ao empresário a velocidade de
retorno do capital investido. Se a empresa não trás retorno é preciso mudar
algo ou investir em outra área.
Sem vendas não há
indicadores financeiros que deixem o empreendedor dormir em paz. Qual o
potencial do mercado em que você está inserido? Qual fatia lhe pertence? O que
é melhor para o seu negócio: Muitas vendas com baixa lucratividade ou poucas
vendas com alta lucratividade? Você mede a satisfação dos seus clientes quanto
a produto e atendimento?
Um dos motivos pelos quais
sua empresa pode não ter um bom desempenho pode ser ligar aos indicadores de
recursos humanos. O absenteísmo indica as faltas não programadas ao trabalho. A
rotatividade é a relação existente entre as admissões e demissões ocorridas num
dado período, sejam elas voluntárias ou involuntárias. E então, a sua empresa é
um bom lugar para se trabalhar?
Caso o negócio seja uma
pequena indústria, a lucratividade pode estar se esvaindo se o empreendedor não
medir importantes indicadores como retrabalho, reprocesso, perdas e refugo. É
preciso saber a capacidade máquina, tempo de setup, bem como a produtividade
por operador.
Quem quer crescer precisa
saber para onde está indo, como e com que velocidade. Só indicadores podem
apontar estas informações com efetividade. É por causa da falta de mensuração
que alguns empresários dizem: Algo está errado com a minha empresa e eu não sei
ao certo o que!
Nenhum comentário:
Postar um comentário