Negocie - Negociação

 

Não Desista  - Negocie – Negocie Sempre!

 

Esta regra que utilizo com certa  frequência ficou mais evidente para mim em uma viagem de negócios, quando estava na praça de alimentação de um shoping .

Escolhi macarrão a carbonara para aquele dia. Estava almoçando e lendo alguns apontamentos, quando observei que alguém se aproximava. Olhei e vi uma jovem que não tirava os olhos do meu macarrão.

 

Esse macarrão parece gostoso,-Disse ela.

- E está mesmo. -  respondi.

- Vou comer  calzone – ela disse.

- Não gosto muito de  calzone – respondi.

- Nem eu – depois olhou para o lado, na direção da loja de calzone, acompanhei seu olhar.  O marido e os dois pequenos e inquietos filhos estavam na fila.

 

Tive vontade de sacudir esta mulher ali mesmo na praça de alimentação do shoping e gritar: “Você não tem que comer Calzone – Pode comer  Maçarão! ‘

Todos vocês podem comer o que quiserem  e serão felizes. A maioria das pessoas reprimi seus impulsos ficam resignadas com as escolhas que não querem..

Se essa jovem  estivesse em um dos  meus treinamentos eu teria explicado   como ela poderia usar todas as seis habilidades básicas na negociação, em menos de três minutos, para entrar em acordo com o marido.  Eu lhe diria o seguinte:

 

Prepare-se –

Dê uma rápida olhada em toda a praça de alimentação e tome a decisão de querer maçarão. Prepara-se para os possíveis conflitos ou objeções por parte do seu marido. Você tem uma Vantagem – conhece muito bem esta pessoa. O que é importante para ele? Estar sem os filhos na fila teria algum valor para ele? Comprar comida rapidamente é uma grande prioridade? Responda estas perguntes faça outras.

 

Estabeleça Limites -   Você não gosta de calzone. Talvez seu limite seja que você não comerá o que não gosta. Se o seu cônjuge não respeita seus limites, talvez você deva reavaliar o relacionamento, da mesma forma com os seus clientes.

 

Tempo – Aperte o botão de pausa : Dê-se tempo para planejar sua estratégia e o que irá falar. Respeite o processamento dele, mesmo se ele levar mais tempo que você para refletir sobre a sua proposta. Saiba que você pode ir de encontro as suas próprias necessidades . Rejeite a noção de que não pode fazer alguma coisa que tenha o poder de aborrecer alguém.

 

Escute : Ouça o que ele diz quando você lhe diz que quer macarrão, mesmo que  ele e as crianças queiram calzone. Depois ouça novamente quando você se oferece para ficar com as crianças ou lhe dar alguma outra  motivação.

 

Seja Claro: Você o ama; diga-lhe isto que o relacionamento ficará melhor quando você dois tiverem o que quiserem. Assegure-lhe de que realizar suas necessidades nessa situação não tomará mais tempo ou custará  mais caro.

 

Feche o negócio:   Isso é fácil se  você cumpriu as outras etapas: Beije-o. Reconheça-o. Agradeça-lhe. Faça um negócio que valha a pena para ele. Todo Mundo quer ser apreciado.

 

Observe que ao final todos saem ganhando. Agora faça a adaptação necessária e aplique estas regras e princípios para o seu dia a dia em cada negócio que for realizar.

 

Faça um bom negócio e boas vendas .  

Nenhum comentário:

Postar um comentário