Preparei umas dicas para você arrasar no seu salão...
Quando
o assunto é marketing para salão de beleza, existem infinitas
possibilidades de criar acoes estratégicas interessantes
tanto para você quanto para seu público. No entanto, é importante sempre ter em
mente que, especialmente para o mercado da beleza, desenvolver e aplicar
estratégias de marketing precisa de maior paciência e dedicação se comparado a
outras áreas da economia.
Em outros setores, o público consegue pesquisar a qualidade e o
custo benefício dos produtos com maior facilidade. Isso não acontece com tanta
simplicidade em se tratando de salões de beleza e barbearias. Por exemplo:
digamos que uma pessoa quer contratar um motorista. Através de uma simples
busca na internet é possível levantar uma série de profissionais disponíveis. A
partir disso, então, é só combinar a disponibilidade e o valor e pronto, o
serviço será feito e o problema do cliente será resolvido. Mas, quando
o cliente quer cortar ou tingir o cabelo, ou uma massagem…não é tão simples assim.
Cada profissional da beleza tem um determinado nível de
experiência, ou maior conhecimento de práticas voltadas para um procedimento
específico. Além disso, cada estabelecimento da beleza tem foco em um
determinado tipo de público e se posiciona com um perfil de negócios voltado
para ele. É por esse motivo que o perfil, a qualidade do trabalho e do
atendimento são tão importantes para que o cliente decida contratar serviços de
beleza.
Tudo
isso deve ser considerado na hora de planejar e aplicar suas estratégias
de marketing: o perfil do público e dos profissionais, o seu estilo de estabelecimento, o posicionamento
nas redes sociais, o padrão de atendimento, o comportamento do público-alvo, os
procedimentos que são oferecidos, o preço cobrado pelos serviços e muitas
outras variáveis.
Parece
difícil, mas não é. E para te ajudar nesse desafio, preparai 20 dicas e ideias de marketing que pode colocar em prática no seu salão de beleza, vamos refazer um exercício
fundamental para que você possa filtrar e descobrir quais idéias podem ter
melhores resultados para seu negócio de beleza .
Para isso, preste atenção nestes
três aspectos centrais:
- Quem
é o seu cliente?
Já
falei sobre a importância de conhecer o perfil comportamental do seu público. Para este exercício, você
deve ir mais à fundo e estabelecer características gerais, como idade, classe
social, ocupação e preferências de consumo etc, quanto mais informações
Melhor
- Do
que o seu cliente gosta?
Neste tópico você vai aprofundar ainda mais o aspecto
comportamental dos clientes. Através de uma profunda observação e do seu
relacionamento com o público, é possível documentar quais são as suas
preferências.Quais lugares frequentam, que tipos de mídia consomem, quais
horários costumam usar para cuidar da beleza ou para fazer compras, como se
comportam nas redes sociais, etc. Isso tudo será importante para que
você possa priorizar estratégias que atingem o seu público com maior
facilidade.
Como eles gostam?
- Por
que seus clientes procuram seus serviços?
A partir das características pensadas nos tópicos anteriores,
agora trace quais aspectos fazem os clientes procurarem especificamente os seus
serviços. Por que eles vão até você ao invés de irem ao concorrente? Esse será
um exercício para definir e encontrar as suas forças, aquilo que faz o seu
estabelecimento ser percebido como o melhor.
Isso será essencial para que
você saiba no quê basear as estratégias e quais pontos valorizar ao divulgar
seu negócio de beleza.Anote todas as características em um papel, ou crie uma planilha
que possa ser alimentada conforme você vai descobrindo novos atributos do seu
público.
Agora sim podemos partir para as
dicas. Confira: Prepare seu ambiente / espaço físico:
1 – Incentive o agendamento prévio
Fazer
com que a pessoa deixe o salão de beleza ou barbearia com o próximo compromisso já agendado. Para
isso, você pode (e deve!) envolver a sua recepcionista. Faça um
treinamento efetivo e ensine formas de incentivar o cliente a agendar o horário
do próximo procedimento enquanto faz o pagamento, por exemplo.
Você pode, inclusive, ir além e ensiná-la a divulgar e oferecer
serviços complementares.
Por
exemplo: durante o pagamento de uma cliente que acabou de fazer mechas, a
recepcionista pode puxar papo e dizer sutilmente: “Este tom ficou lindo em
você! Para manter a cor sempre viva, faça uma hidratação sempre que puder.
Assim o tom não desbota e dura muito mais. Ah, por falar nisso, sabia que a
hidratação está em promoção?”. Além de criar um bom relacionamento com a
cliente, a recepcionista divulga o serviço e dá um incentivo para
que a cliente deixe o procedimento agendado.
2 – Crie um cenário para selfies com um hashtag só
sua, oba já temos...
Já
imaginou criar um espaço bonito e moderno para fotografar os procedimentos que
você posta nas suas redes sociais? Este espaço pode ser, também, um local que
as clientes usam para tirar selfies. Invista em uma boa
decoração, com objetos modernos e bonitos e com um espelho para que elas possam
encontrar o ângulo perfeito para mostrar o novo visual.
Uma
boa dica é criar uma hashtag que identifica a sua marca e diferencia
os procedimentos feitos no seu estabelecimento. Sinalize essa tag em pequenos
adesivos nos espelhos e, especialmente, no cenário. Assim você pode visualizar
todas as publicações sobre o estabelecimento de uma só vez e selecionar quais
você pode repostar, por exemplo.
3 – Vá além do que está na moda e
crie tendências
Acompanhar blogs, sobre a importância de estar sempre de olho
nas tendências. Vale conferir o Pinterest, as redes sociais, seguir as
celebridades, folhear revistas e acompanhar os principais eventos de moda do
mundo para descobrir o que é novidade no quesito beleza.Mas, sejamos
sinceros, se você não tem este costume, vai acabar ficando pra trás. Da mesma
forma que você sabe que conhecer as tendências é essencial, os seus
concorrentes também. Por isso, você pode ir além e antecipar serviços
inovadores para se diferenciar dos demais estabelecimentos da beleza.
Não basta esperar os clientes começarem a procurar por uma determinada técnica
pois, quando isso acontecer, alguns salões de beleza ou barbearia já o estarão
oferecendo. Então antecipe-se. Siga seu instinto e renove seu cardápio de
serviços sempre contemplando as tendências que ainda não chegaram no Brasil,
mas que estão fazendo sucesso lá fora. Assim, os clientes vão procurar o
procedimento antes mesmo de ele “estourar” como uma tendência.
4 – Invista em produtos exclusivos
Uma ótima maneira de garantir clientes sempre voltando é oferecer
produtos que não são encontrados com tanta facilidade pelo público. Vale a pena
investir em uma linha de produtos específicos para um determinado tipo de
cabelo, ou em uma marca que não é comercializada pelos seus concorrentes.Dessa forma
você cria um diferencial ao mesmo tempo que atrai mais clientes.
5 – Lembre-se que o segredo é
relacionamento
Você
certamente já sabe sobre os segredos de
como criar e manter um bom relacionamento com os clientes. Para entender como
isso pode ser uma ótima estratégia de marketing para o seu salão de beleza ou barbearia,
basta tomar a si mesmo como exemplo. Pense nos estabelecimentos que você
costuma frequentar porque tem um amigo querido que trabalha lá, por exemplo. Ou
nas marcas que costuma consumir porque algum conhecido indicou. Essa lógica
se aplica perfeitamente ao seu relacionamento com os clientes.
Se sentirem que existe uma conexão de amizade entre vocês, eles
não só darão preferência ao seu estabelecimento quando precisarem de serviços
de beleza, como também indicarão os seus serviços e produtos para amigos e
conhecidos. Por isso, investir em um bom relacionamento com seus clientes é
mais um passo em busca de sucesso constante.
6 – Pratique preços inteligentes
Ter uma estratégia de preços inteligente é essencial para a
sobrevivência do seu salão de beleza ou barbearia.
Afinal, não tem jeito: se você
cobrar pouco, perde dinheiro, e se cobrar muito, perde clientes. Se você
está nessa berlinda. Nesse cenário, a melhor alternativa é ser justo e consistente quanto aos preços cobrados pelos
seus serviços e produtos. Uma ótima dica, no entanto, é ser flexível quanto à
sua política de descontos e às promoções oferecidas. Quanto mais variedade de
ações promocionais, que oferecem pequenos descontos em produtos ou
procedimentos, maior será a atração de clientes.
7 – Seja o seu próprio modelo
Você pagaria caro para fazer um
tratamento dentário com um profissional que tem os dentes feios e mal cuidados?
Provavelmente
não. Pois saiba que os seus clientes também pensam dessa forma sobre os
profissionais e estabelecimentos da beleza. Por isso, é importante estar sempre
atento ao fato de que você é o seu próprio modelo. Se você é dono ou gerente de
um salão de beleza, mantenha o cabelo sempre arrumado e hidratado. A mesma
lógica se aplica a barbearias, clínicas de estéticas, esmalterias… Manter a
pele sempre saudável, e as unhas bem cuidadas é uma forma de você mesmo ser a
demonstração da qualidade do seu estabelecimento e, consequentemente, atrair
mais clientes.E o melhor é que dá para fazer isso mesmo em meio à sua rotina
atarefada. Basta separar 10 minutinhos pela manhã – antes de abrir as portas ao
público – para alinhar o penteado e ajeitar o visual.
Lembra do que falamos sobre a
indicação “boca a boca”? O que você precisa saber é que é possível “manipular”
essa forma de divulgação e usá-la como uma ferramenta a seu favor.Uma forma
de fazer isso é criar pequenos concursos ou ações que incentivem a divulgação
dos seus serviços em troca de descontos, brindes ou prêmios à sua escolha. Vale
a pena deixar a imaginação te levar: pode ser um concurso que premia os
clientes que indicarem mais amigos e conhecidos; uma promoção que dá um
descontão para o cliente que postar a foto mais bonita com a sua hashtag
(lembra do item n. 2?); ou até um presente especial para o cliente que tiver
gasto mais dinheiro no seu estabelecimento durante o período de um ano.
9 – Ofereça adicionais aos serviços
Crie possibilidades de aumentar o valor gasto pelos seus
clientes através de opções diferenciadas para os procedimentos que eles já
fazem. Por exemplo: o cliente pode pagar um valor X pela hidratação
convencional, e um adicional de pequeno valor para utilizar somente produtos de
uma marca especial durante o procedimento.Assim você consegue aumentar as
opções – e, consequentemente, o valor dos serviços – para os procedimentos que
os clientes executam.
10 – Amplie o valor agregado
Imagine a seguinte situação: você vai ao supermercado fazer
compras para sua casa e, ao deixar o local, percebe que começou a chover. Se um
assistente abre um guarda-chuva, acompanha você até o carro e ajuda a guardar
as compras no porta-malas, isso não é um diferencial super especial? Agora
aplique a mesma lógica para o seu estabelecimento. Já imaginou treinar a sua
equipe para fazer uma massagem no couro cabeludo de uma cliente que chegou para
um procedimento após um dia cansativo de trabalho? A idéia aqui
é ir além do convencional e incluir nos procedimentos pequenos gestos que
aumentam o valor agregado do serviço.A forma como os clientes percebem
estas pequenas mudanças é sempre positiva e isso, para eles, diz muito sobre o
relacionamento que terão com o estabelecimento.
11 – Não subestime as redes sociais
Nós
já falamos várias vezes sobre como criar boas estratégias para suas redes sociais:
desde como criar anúncios no Facebook até como transformar reclamações em oportunidades de
negócios.
Se este é um tema que está sempre
em debate, é evidente que é importante para o seu sucesso. Então
crie o perfil do seu estabelecimento nas redes sociais mais relevantes para o
seu público e inclua a alimentação destes canais como uma das prioridades da
sua rotina. Poste fotos – imagens de “antes e depois” costumam fazer sucesso -,
divulgue promoções e comunique novidades. Vale ser criativo e usar uma
linguagem próxima do seu público para engajar clientes e atrair mais atenção para sua marca.
12 – Ofereça agendamento online
Se você ainda não disponibilizou
sua agenda em uma plataforma de agendamento online, saiba que está perdendo
ótimas oportunidades de negócio.Em meio à correria do dia-a-dia,
o celular virou quase uma extensão de nós mesmos e, por isso, a tendência do
mercado é oferecer cada vez mais possibilidades para que as pessoas possam
resolver problemas e agendar compromissos diretamente pelo smartphone. Neste
cenário, oferecer agendamento online será um
movimento natural de vários setores da economia e aqueles que aderirem antes
serão os verdadeiros inovadores.
Além
de facilitar o acesso dos clientes ao seu estabelecimento, uma plataforma de
agendamento online que pode ser integrada ao seu sistema ainda
oferece diversas vantagens, como cálculo automático de rateio dos
profissionais, acesso à agenda pelo celular a qualquer
hora e em qualquer lugar, e possibilidade de receber agendamentos mesmo quando
o estabelecimento está fechado.
Você pode saber muito mais sobre as maravilhas do agendamento
online no nosso post exclusivo sobre o tema.
13 – Incentive as avaliações
Você sabia que cerca de 70% dos
seus potenciais clientes procuram avaliações online sobre seu salão de beleza?Pensando
nisso, incentive seus clientes VIP – aqueles mais engajados, com quem você tem
um ótimo relacionamento – a deixarem avaliações positivas nas suas redes
sociais, ou até mesmo no Google. Dessa forma, sempre que um potencial cliente
procurar por referências, vai encontrar somente as avaliações dos clientes mais
engajados. É quase como uma divulgação “boca a boca” a seu favor. Ainda sobre
este tópico, é válido relembrar as dicas que demos sobre como lidar com
avaliações negativas na internet.
14 – Crie oportunidades através de
interação
Já imaginou ter uma divulgação espontânea – e de graça – em uma
revista conhecida pelo seu público? Isso é completamente possível através das redes
sociais. O que você precisa fazer é interagir com o perfil dos veículos que tem
interesse e estar sempre de olho na forma como eles se relacionam com os
seguidores. Vale repostar as imagens, marcar o perfil nas suas publicações e
até deixar comentários nos posts. Com publicações criativas e
interessantes, é possível chamar atenção destes veículos, que frequentemente
criam ações interativas e repostam os melhores perfis. Também vale a pena ficar
de olho nas hashtags, que as vezes também são usadas para se
referir às revistas, canais e programas preferidos dos seus clientes.
15 – Invista em um blog para
chamar de seu
Uma
das alternativas mais eficientes para divulgar o seu salão de beleza ou
barbearia é se tornar uma referência na sua área de atuação. Parece simples,
mas não é bem assim: existem várias formas de se tornar uma webcelebridade da beleza e
a mais acessível delas é criar um blog. Neste canal você pode divulgar seus
serviços de uma forma sutil e alimentar com conteúdos interessantes para seu público:
dicas de beleza, informações sobre cuidados com o cabelo, pele, barba ou unhas,
tendências de moda e estilo.Ter um blog também facilita o acesso do público
à sua marca e ajuda a posicionar a sua página entre os melhores resultados nos
sites de busca. Você pode, inclusive, ver mais sobre isso no tópico 18. Quer
saber mais sobre como criar e alimentar um blog para seu negócio de beleza?
Confira o post sobre como o marketing de conteúdo valoriza
a sua marca.
16 – Crie concursos
Se você já parou para observar algumas páginas de grandes
estabelecimentos de beleza, certamente se perguntou que tipo de estratégia tais
marcas aplicam para atrair tantos seguidores. A boa notícia é que você
também pode ter um perfil recheado de curtidas. Basta criar concursos que
incentivem curtir e compartilhar a página. Por exemplo: “As 100 primeiras
pessoas que curtirem e compartilharem a página vão concorrer a um pacote de serviços
grátis”, ou “Curta e compartilhe esta publicação para ganhar 10% de desconto em
tal procedimento”. São infinitas possibilidades e você pode definir a
bonificação de acordo com a sua prática de negócios. O importante é incentivar
a divulgação. Este tipo de estratégia tem maiores chances de sucesso se
aplicada na página do seu salão de beleza ou barbearia no Facebook, como uma
forma de atrair mais seguidores e curtidas para seu perfil. A partir disso,
você pode aplicar outras estratégias para transformar estes seguidores em
clientes reais e fiéis.
17 – Disponibilize materiais para
download
Com um volume tão grande de informações disponíveis na internet
hoje em dia, é completamente natural que o público recorra à rede para procurar
dicas de beleza e de cuidados pessoais.Você pode pegar uma carona neste
hábito e, de quebra, expandir sua rede de contatos.Para
isso, procure oferecer materiais ou conteúdos atrativos e interessantes para
download no seu site – caso você não tenha um site, pare de perder tempo e descubra como criar o seu -, ou até mesmo
no seu blog. Pode ser uma cartilha de cuidados com a pele, um folder com dicas
de como modelar o cabelo, um wallpaper para celular, uma frase inspiradora que
possa ser emoldurada, etc.O importante é lembrar de solicitar o nome e e-mail
do usuário como requisito obrigatório para download. Assim você pode expandir
sua agenda de contatos e documentar informações importantes sobre clientes em
prospecção. Então, a partir disso, você pode incluir estas pessoas no seu mailing de e-mail marketing, na sua comunicação integrada no on line ( mídias digitais,) com o off -line ( tv, radio, jornal revista panfleto etc...)
18 – Invista em SEO
SEO é a sigla de Search Engine Optimization (otimização para
mecanismos de busca, em tradução livre), uma prática essencial do marketing que
“alinha” a forma como as informações são apresentadas com os algoritmos dos
sites de busca. Assim, dependendo de como você constrói o site ou os conteúdos
do seu blog, é possível incluir pequenos padrões que fazem com que a sua marca
apareça antes da concorrência quando os clientes buscarem por palavras-chave do
segmento.
19 - Acredite em Você
Acredite em você e esteja preparado para este mercado que é altamente concorrido, ouse ser e você será..
20 - Acrescente a esta lista outras dicas que julgar importante..... Em tempos de Corona-vírus cria a agenda fechada......
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