Em tempos de crise temos a tendência de tomar medidas restritivas com relação a investimentos e ações que fujam da nossa zona de conforto.
Esses momentos apresentam mudanças nos hábitos dos consumidores, que passam a comprar menos e de forma mais controlada, e exigem adaptação por parte das empresas.
Empresas de todos os tamanhos – grandes, médias, pequenas e micro – se vêem obrigadas a reduzir custos e rever todo seu processo produtivo e organizacional, com finalidade de sobreviver ao período de recessão e, se possível, sair mais forte.
Empresas com estruturas mais enxutas acabam levando vantagem nesse momento, já que conseguem ser mais flexíveis. Quanto maior a estrutura, mais complicado fica para enxugar e manter o padrão.
Uma das primeiras atitudes em caso de crise são cortes no marketing e na comunicação, o que pode caracterizar um erro grave.
Hoje e cada dia mais, a internet oferece canais de comunicação eficientes, com custos mais baixos e ações bem direcionadas, permitindo impactar o público certo, sem desperdício de tempo, dinheiro e esforços.
É possível divulgar produtos e serviços, criar relações com seu público, não apenas com publicidade, mas com a distribuição valores e ideias, através de conteúdos relevantes. Muitas vezes, no mesmo lugar.
Tempos de crise pedem uma publicidade enxuta e assertiva, garantindo não apenas a sobrevivência, mas também de crescimento depois da crise.
Tempos de crise pedem uma publicidade enxuta e assertiva, garantindo não apenas a sobrevivência, mas também de crescimento depois da crise.
Quais são as estratégias mais comuns
As estratégias de marketing mais comuns aplicadas em tempos de crise são o planejamento estratégico e o inbound marketing, que veremos a seguir.
O primeiro organiza todo o processo. O segundo atrai o cliente.
Planejamento estratégico
O planejamento estratégico é um processo que visa alcançar uma situação desejada, utilizando recursos e esforços da maneira mais eficiente possível e deve sempre responder as seguintes questões: o quê, como, quem, para quem, porque, onde e por quanto tempo.
Em tempos de crise, no qual tempo e dinheiro são utilizados com mais cautela, ele apresenta um norte, de forma que investimentos e esforços sejam aplicados de forma assertiva, sem desperdício.
Um planejamento bem delineado é capaz, inclusive, de prever situações de médio e longo prazo.
O propósito do planejamento estratégico é traçar ações programadas, com a finalidade de sair de uma situação não satisfatória para uma situação desejada, estabelecendo metas de curto, médio e longo prazo e objetivos bem definidos.
No processo de construção do planejamento, todas as competências da empresa e de sua equipe, eventuais falhas, concorrentes, todas as informações estratégicas são levantadas, analisadas e delineadas.
Ainda nesse processo os objetivos são estabelecidos e todas as estratégias para alcançá-los são descritas. Um cronograma é criado. Isso permite o acompanhamento por parte de toda a equipe, que deve estar alinhada.
O planejamento estratégico apresenta toda a situação do mercado e quais atitudes a empresa tomará daquele momento em diante para alcançar os objetivos traçados. O que fazer, para quem fazer, como fazer, onde fazer e por quanto tempo.
Uma das etapas é a análise da concorrência, que dá um panorama do mercado. É uma boa oportunidade para entender porque o cliente escolhe o concorrente e não você. Assim é possível explorar novos caminhos e descobrir seus diferenciais.
Esse planejamento serve, inclusive, para entender eventuais necessidades de mudanças e, dada sua organização, facilita esse processo quando necessário.
Planejar é fundamental para permanecer no mercado e, além de permanecer, ser relevante.
O planejamento oferece uma visão sistêmica de curto, médio e longo prazo do negócio em relação ao mercado.
Inbound marketing
A internet apresenta uma vantagem estratégica valiosa, especialmente em tempos de crise econômica, já que oferece custos mais baixos, além do fato de atingir diretamente, de forma precisa, o público alvo.
Uma das estratégias online mais utilizadas e eficazes está o Inbound marketing ou marketing de atração, que tem conceito diferente do marketing convencional.
Aqui a empresa não vai atrás do cliente. Em vez disso cria estratégias para atraí-lo. Nesse caso é o cliente que procura a empresa e não o contrário.
Todos os esforços são para atrair o interesse do público alvo, não para comprá-lo.
Todos os esforços são para atrair o interesse do público alvo, não para comprá-lo.
Essas estratégias visam atrair e converter clientes através de conteúdos relevantes, explorando canais como mecanismos de buscas, redes sociais e blogs, por exemplo, gerando um tráfego intenso nos sites ou blogs da empresa.
O relacionamento é construído baseado no conteúdo, criado e direcionado especificamente para o público alvo.
A partir do momento que o cliente é atraído pela mensagem, começa o trabalho para transformá-lo em cliente ativo da marca.
Um dos fatores importantes aqui é o controle. O cliente tem a sensação de controlar a situação, já que a procura partiu dele, sem interceptações e interrupções, deixando-o mais receptivo.
Como essas técnicas podem me ajudar
Períodos de crise econômica exigem mudanças e contenção de despesas. Nada pode ser desperdiçado.
Ao mesmo tempo, deixar de comunicar ou descuidar da imagem da empresa podem ser atitudes perigosas e, em alguns casos, fatais para a saúde dos negócios.
O planejamento estratégico é uma poderosa ferramenta de controle e direção das ações presentes e futuras, permitindo prever dificuldades em tempo de elaborar planos para gerir crises antecipadamente.
Também direciona e permite a todos os envolvidos acompanhar e seguir as ações, que são planejadas antecipadamente.
É uma ferramenta que dá vantagem competitiva e segurança, inclusive quando mudanças são necessárias, dada sua capacidade de organização.
Já o inbound marketing permite atrair o público com informação relevante, o que dá credibilidade e cria uma relação mais próxima e duradoura com o cliente.
O contato parte do cliente. Ele tem o comando, e vê a empresa como solucionadora de um problema seu, uma aliada. Meio caminho andado para a fidelização e geração de negócios.
Outras maneiras de se livrar de uma crise
Tenha um orçamento otimizado para marketing
Em tempos de crise é mais fundamental planejar e estipular o seu budget – ou orçamento – de marketing, com a finalidade de controlar com mais eficácia suas ações e evitar um descontrole no fluxo de caixa.
Organize as informações e apresente `a equipe responsável para que estejam cientes dos limites estipulados para a verba e para que possam fazer apontamentos para a adequação `a atual realidade.
Todos devem estar cientes das metas definidas, cujos resultados devem ser alcançados sem que haja custos adicionais.
Foque no crescimento orgânico
Períodos de crise econômica tentem a gerar ações desesperadas por parte das empresas, fazendo com que invistam de forma equivocada ou, pior, deixando de investir em marketing e comunicação.
Porém um olhar mais atento pode mostrar oportunidades que, muitas vezes, exige um investimento mínimo ou mesmo nenhum investimento, através do crescimento orgânico do site.
O tráfego no site pode ser gerado de forma paga, com anúncios e patrocínios, ou orgânica, que é gerada gratuitamente, através das buscas dos usuários.
O crescimento orgânico pode ser mais lento e exige criatividade, capacidade de inovação e esforço por parte da equipe responsável pela otimização da página usando, inclusive, técnicas de SEO dentro do site.
Nesse caso buscar ajuda profissional faz diferença. Parceiros que entendam as ferramentas e estejam sempre em busca de novidades podem fazer a diferença e gerar resultados consistentes.
Mas o esforço vale a pena. Se a estratégia for bem executada a empresa melhora sua imagem junto ao público, atrai novos clientes e gera mais receita.
Invista em marketing de conteúdo
As pessoas mais tempo na internet a cada dia. Trabalho, lazer, amizades, um sem fim de informações circulando ininterruptamente. E sua empresa gera conteúdo de qualidade para atender tamanha demanda?
Sua empresa pode investir em anúncios e patrocínios, um site bacana. Mas seu conteúdo é relevante?
Produzir conteúdo de qualidade, relevantes e originais permite criar uma relação mais próxima e de confiança com o público alvo, convertendo visitantes em leads.
O marketing de conteúdo permite otimizar o funil de vendas com conteúdos estratégicos, direcionando-os e evitando, assim, gastos com um público que não interessa.
Quando mais novidades o conteúdo apresenta, maiores as chances de engajamento. Conteúdos bem construídos, de qualidade e confiáveis aquecem a relação com os leads e podem gerar vendas, além de manter o interesse e, assim, a relação com o cliente.
Considere o marketing de relacionamento
O objetivo de toda empresa é conquistar e fidelizar seus clientes.
O mercado está inundado de opções e de soluções. A concorrência é esmagadora, quase desleal. Todos lutando por um espaço no coração, na mente e no bolso do cliente.
O marketing de relacionamento pode ser um forte aliado ao ser utilizado como estratégia de marketing em tempos de crise.
O marketing de relacionamento pode ser um forte aliado ao ser utilizado como estratégia de marketing em tempos de crise.
As estratégias aplicadas pelo marketing de relacionamento, além de focar na fidelização de clientes, também trabalha a segmentação de público e o aumento da taxa de conversão.
O objetivo do marketing de relacionamento é manter uma comunicação mais próxima e criar um relacionamento sólido com o cliente, garantindo que a empresa atenda suas necessidades e vá além, prevendo e oferecendo soluções antes mesmo que a necessidade surja.
Uma das vantagens dessa estratégia é focar nos clientes já existentes, fortalecendo laços, o que é uma estratégia rentável e segura para a empresa.
Com uma experiência positiva, um cliente se torna fiel, volta e, muitas vezes, traz consigo outros possíveis consumidores. Uma indicação é valiosa e gera confiança, facilitando o processo de fidelização.
Buscar novos clientes pode ser exaustivo e caro, mas clientes fiéis, podem ser tornar defensores da marca e, sem qualquer esforço por parte da empresa (exceto manter um bom relacionamento), traz novos clientes, que por sua vez já chegam abertos, facilitando todo o processo seguinte.
Buscar novos clientes pode ser exaustivo e caro, mas clientes fiéis, podem ser tornar defensores da marca e, sem qualquer esforço por parte da empresa (exceto manter um bom relacionamento), traz novos clientes, que por sua vez já chegam abertos, facilitando todo o processo seguinte.
Essa estratégia exige atenção e comprometimento. O cliente precisa ser atendido em todas as suas necessidades. Cliente feliz volta e gera mais negócios.
Busque mão de obra especializada
Com tantas novidades e tantas atribuições é quase impossível acompanhar os avanços do mercado.
Delegar tarefas, buscar ajuda especializada, pode ser a linha que separa o sucesso do fracasso.
Profissionais engajados, que se atualizam diariamente, são fundamentais criar e executar estratégias de marketing em tempo de crise, de forma eficaz.
Delegar tarefas, buscar ajuda especializada, pode ser a linha que separa o sucesso do fracasso.
Profissionais engajados, que se atualizam diariamente, são fundamentais criar e executar estratégias de marketing em tempo de crise, de forma eficaz.
Como os tempos são de contenção, automaticamente se pensa que terceirizar esse trabalho é um desperdício de recursos. Grande erro.
Melhor investir em um serviço profissional, com resultados garantidos, que tentar “dar um jeitinho” e acabar perdendo tempo e dinheiro.
Em tempos de crise desperdiçar recursos pode ser fatal para o futuro de sua empresa.
Encontrar o profissional, ou o time de profissionais, certo é a forma mais inteligente de gerir seus negócios e garantir que, passada a crise, sua empresa esteja ainda mais forte.
Encontrar o profissional, ou o time de profissionais, certo é a forma mais inteligente de gerir seus negócios e garantir que, passada a crise, sua empresa esteja ainda mais forte.
A Markeninja é o parceiro ideal nessa empreitada, oferecendo soluções por meio de estratégias de SEO técnico, Adwords, link building, marketing de conteúdo, desenvolvimento de sites otimizados, monitoramento e análise de resultados, sua equipe está constantemente em busca de novas oportunidades digitais.
Períodos de crise financeira são um duro golpe em empresas de todos os tamanhos. Mas as dificuldades podem ensinar lições poderosas e apresentar soluções que, a longo prazo, se mostram eficientes.
Aprender a trabalhar com budgets mais enxutos, encontrar novas formas de comunicar e entender que, para sobreviver e manter-se relevante, deixar a comunicação de lado não é uma opção.
Use todos os recursos possíveis. Planeje. Encontre novas – e mais baratas – formas de comunicar. Busque ajuda. Mas mantenha-se em evidência. Lembre o cliente que você continua ali, pronto a dar a solução para o seu problema.
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