TEMPO É DINHEIRO



Persuasão, carisma, persistência e entusiasmo. Este é o perfil do
vendedor bem sucedido, que conhece melhor do que ninguém o seu
produto/serviços e  os seus concorrentes e seu território.
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Tempo é Dinheiro 
 Um bom profissional
sabe o valor da convicção e a força do entusiasmo. Exatamente por
isso sabe usar da melhor forma possível o seu tempo disponível, um
dos pontos mais importantes de um profissional de vendas.
Um dia não planejado corretamente quase sempre é sinônimo de um
dia perdido, ineficiente. Levantar bem cedo, ler jornais enquanto
toma café da manhã, consultar a agenda e procurar o primeiro cliente
deveria ser a rotina de todo vendedor. Quanto ao estilo – se prefere
começar o dia pelo aspecto mais “desagradável” ou, pelo contrário,
pelo mais “agradável” ou promissor – é preciso testá-lo antes. Mas
uma coisa é básica: nunca se deixe levar pela intuição, sem planos
prévios, raramente dá certo.
As armadilhas de um dia mal planejado quase sempre indicam o
caminho de ineficiência, palavra execrada por todo bom profissional
de vendas. Um roteiro com as atividades do dia, seu grau de
importância e detalhes da negociação e contratos já feitos com o
cliente são de vital importância. Não se pode desperdiçar tempo com
indicações incompletas, não atualizadas ou com informações
contraditórias. É preciso ter sempre ‘a mão uma lista que já tenha
sido selecionada, atualizada ,pesquisada, analisada, verificada e
reconferida. Seu tempo é precioso.
Às vezes, pequenos detalhes como o tempo utilizado para
deslocamentos entre o escritório e o cliente, fazem diferença. Ao
invés de se perder tempo atrás do volante de um carro ou
procurando uma vaga no centro da cidade, que tal um simples
telefonema? O trinômio planejamento/telefonema/reprogramação,
pode alterar, a seu favor, a proporção entre o tempo de venda e o
tempo de viagem.
Freqüentemente, o tempo gasto para andar até o carro, tirá-lo da
garagem, pagar o manobrista, se arrastar pelo trânsito, encontrar
uma vaga, andar até o prédio do cliente e entrar no escritório pode
ser reduzido a um telefonema. A conveniência ou não de se usar mais
o telefone pode ser constatada de acordo com uma simples
comparação: quantas vendas são efetuadas com sucesso no período
de uma semana decorrentes de contato pessoal? Quantas ligações
podem ser feitas no período de tempo e seus resultados favoráveis?
Mesmo que a percentagem de negócios fechados por telefone seja
menor, o ganho em termos de produção real é enorme, pense nisso.

A proporção e o equilíbrio entre os contatos pessoais, e por telefone,
requerem uma boa dose de ponderação e experiência. Mas, pode até
determinar a diferença entre o sucesso e o fracasso na carreira de um
profissional de vendas.
O horário do almoço é outro aspecto que pode somar na conta do
fracasso ou do sucesso. Transformar esse período num momento de
lazer e descontração pode tirar pontos no seu conceito profissional.
Atenção ao relógio e nada de aperitivos ou bebidas alcoólicas, é a
postura correta de um profissional em ação. Tempo é realmente
dinheiro, especialmente para um vendedor comissionado.

PAULO ROBERTO KROICH GOMES é consultor da Vocare  pode ser encontrado pelo e-mail vocare@vocare.com.br. 

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