Como dissemos, um chatbot pode ser usado em muitos setores dentro de uma empresa e possui basicamente duas grandes vantagens: automatizar tarefas repetitivas e melhorar o relacionamento com o seu público.
Além disso, os chatbots estão disponíveis 24 horas, o que permite que o seu cliente consiga, por exemplo, abrir um chamado a qualquer momento do dia ou da noite, e até resolver algumas demandas mais simples, sem a necessidade de um funcionário.
Porém, é claro, ele não pode substituir o atendimento humano, já que existem demandas complexas que um chatbot não poderá resolver e corre-se o risco da imagem da sua empresa ficar manchada com algumas pessoas.
Maior possibilidade de relacionamento
O relacionamento mais intenso com os seus clientes é um dos principais benefícios do chatbot. Mas como isso funciona? Bem, com um chatbot você poderá enviar mensagens diretamente aos seus clientes ou futuros clientes, pelo Messenger, Skype ou outros aplicativos.
No marketing, os chatbots podem ser usados para gerar novos leads, melhorar o relacionamento, fechar uma venda e até dar uma atenção especial no pós-venda, ajudando a fidelizar a clientela.
Com o tempo, os chatbots podem “aprender” como se comunicar melhor com as pessoas, identificando os melhores horários para enviar as mensagens e até a maneira de formular as sentenças.
Onde posso usar um chatbot na empresa?
As possibilidades de uso dos chatbots são imensas. Veja algumas ideias.
Atendimento ao cliente
Os SACs são os que mais usam chatbots, principalmente para questões iniciais ou dúvidas muito comuns. Afinal, a maioria dos serviços de atendimento ao cliente possui dúvidas repetitivas e esses processos podem ser automatizados com inteligência artificial.
Porém, vale lembrar que em casos mais complexos, é fundamental a presença de um funcionário, completando o atendimento. Contudo, certamente esse funcionário gastará menos tempo, já que grande parte das dúvidas foram respondidas pelo chatbot.
Relacionamento com clientes e possíveis clientes
Dentro da área do marketing, os chatbots são muito importantes, principalmente se você trabalha com uma estratégia de inbound marketingou marketing de conteúdo.
Os bots podem entreter seu público e oferecer muitos conteúdos para quem está começando a conhecer a sua empresa ou o seu nicho, interagindo com eles de uma maneira completamente diferente.
Falar diretamente com os usuários
Nem sempre seus clientes ou leads desejam instalar um aplicativo para poder falar com a sua empresa. Os chatbots são uma alternativa, funcionando como um verdadeiro canal de relacionamento aproveitando aplicativos de conversa que os usuários já possuem, como o Messenger do Facebook, o Telegram, o Gtalk e assim por diante.
Além disso, você reduz a curva de aprendizado. Ou seja, como as pessoas já conhecem esses aplicativos, as chances de elas interagirem com o seu robô aumentam, melhorando a usabilidade da tecnologia.
Compartilhar informações entre suas equipes
A comunicação interna também pode ser favorecida com o chatbot. Basta criar robôs com acesso restrito a equipes e integrá-los nos softwares de trocas de mensagens entre grupos fechados, por exemplo o Slack.
Nesse caso, você pode tanto criar conversas entre pessoas, como usar o chatbot para enviar respostas automáticas ou dados específicos, melhorando a comunicação entre as suas equipes, principalmente para quem trabalha com freelas ou remotos.
Automatizar as vendas
Embora esse cenário ainda não seja muito comum aqui no Brasil, lá fora ele já tem sido usado com bastante relevância.
Um exemplo é o Uber. Você pode solicitar um motorista enquanto conversa com outra pessoa pelo Messenger. Seu amigo poderá enviar um endereço pelo chat, você clica nele e solicita um motorista do Uber. Não é bacana?
No Brasil, algumas empresas já estão usando essa tecnologia. A Natura desenvolveu um chatbot para aumentar as vendas pelo Facebook, a Avon criou um programa focado nas futuras e atuais revendedoras e a Localiza Hertz permite que você alugue um veículo pela própria fan page no Facebook.
Você pode ainda usar um bot para:
- marcar consultas/ horários, sincronizando-o com o Google Agenda;
- vender de forma ativa, sincronizando o bot com o seu estoque e com plataformas de pagamento;
- abrir atendimentos;
- analisar estágios de funil para campanhas de inbound marketing;
Como você viu, existem inúmeras possibilidades de usar um chatbot no seu negócio. O importante é definir muito bem qual será o objetivo com o uso dessa tecnologia e pensar em qual tipo de chatbot você deverá investir.
Se a ideia é usá-lo para tarefas mais simples, é possível trabalhar com uma tecnologia baseada em perguntas pré-definidas e comandos fechados. Agora para questões mais complexas, como vendas e interações de marketing, é preciso de uma opção mais robusta e com respostas que variam de acordo com as interações do usuário.
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By Paulo kroich Vocare Consultoria / Crédito - http://biz2digital.com.br/chatbot-na-empresa/
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