Vantagens de elaborar e
comunicar a missão da empresa
Alguns leitores, empresários e profissionais em trabalhos que
tenho realizado me perguntam quais as vantagens de elaborar e comunicar a missão da empresa nesta
oportunidade vamos a isso então. Em um cenário mercadológico como o nosso. Onde
temos muito sucesso em alguns segmentos, dificuldades em outros, não só saber para onde vamos, quem somos e o
que fazemos é crucial para que as empresas consigam ultrapassar tempos
conturbados e que exigem maior capacidade de gestão

Definir a missão empresarial e fazer entendê-la, interna e externamente, é um dos grandes desafios de uma empresa. No Ambiente interno a declaração de missão deve com que e a equipe que faz parte dela, entenda de uma forma clara os seus comportamentos, o que é a empresa onde trabalham e a sua razão de ser, ou aquilo que ela pretende ser. A missão deve ainda, em último grau, conseguir transmitir quais são os objetivos que a equipe deve atingir e ao mesmo tempo incentivar o empenho para os alcançar. A declaração de missão deve estar associada a metas organizacionais atingíveis e baseada em fatores de sucesso identificados de uma forma clara por todos, de modo a que assuma um papel orientador de toda a organização. Ao nível externo (clientes, fornecedores e sociedade em geral) a declaração de missão da empresa contribui de uma forma positiva para imagem no mercado.Por exemplo, marcas tradicionais e conceituadas da nossa região tem se distinguido em várias partes do mundo e conquistado clientes, através da defesa dos seus valores e objetivos claramente expressos na sua missão empresarial.
Mas para que a missão seja
entendida na sua totalidade é fundamental que os objetivos definidos sejam
realistas e expressos numa mensagem clara. Esta deve ser facilmente perceptível
tanto pelos públicos internos como o externo.
Partindo destes pressupostos, o
gestor e a equipe responsável pelo
desenvolvimento da declaração de missão, deve ter presente que esta deve
refletir os seguintes princípios: A
declaração de missão é o resultado dos consensos obtidos ao nível dos
responsáveis com poder de decisão, deve transmitir de uma forma eficaz os
valores da empresa, fazer o elo de ligação entre o comportamento e os valores defendidos
pela cultura da empresa , deve refletir o estilo de liderança e os objetivos da
empresa, deve ser usada por um longo período de tempo, de preferência por
alguns anos.
Ao Elaborar a missão
cabe ao gestor responsável
de topo da empresa fazer uma declaração prévia sobre a sua percepção dos
valores, cultura, objetivos e estratégia da empresa.
Para que não haja riscos de que
o resultado final seja uma declaração de missão demasiado elaborada ou que
reflita um equilíbrio débil entre as diferentes opiniões dos gestores, é
importante ter em mente que a declaração final deve poder ser resumida numa
frase clara e com um bom impacto no mercado no publico que se queira atingir.
Paulo Roberto – www.vocare.com.br - vocare@vocare.com.br.
Nenhum comentário:
Postar um comentário