Vantagens de elaborar e
comunicar a missão da empresa
Alguns leitores, empresários e profissionais em trabalhos que
tenho realizado me perguntam quais as vantagens de elaborar e comunicar a missão da empresa nesta
oportunidade vamos a isso então. Em um cenário mercadológico como o nosso. Onde
temos muito sucesso em alguns segmentos, dificuldades em outros, não só saber para onde vamos, quem somos e o
que fazemos é crucial para que as empresas consigam ultrapassar tempos
conturbados e que exigem maior capacidade de gestão
Uma empresa não se define
apenas pelo seu nome, normas e estatutos. Tanto em momentos de crise, como em
épocas de bonança, é importante nunca esquecer a razão da existência da sua
empresa. Não apenas, você que toma as decisões, mas todos os que fazem parte
dela.
Definir a missão empresarial e fazer entendê-la, interna e externamente, é um dos grandes desafios de uma empresa. No Ambiente interno a declaração de missão deve com que e a equipe que faz parte dela, entenda de uma forma clara os seus comportamentos, o que é a empresa onde trabalham e a sua razão de ser, ou aquilo que ela pretende ser. A missão deve ainda, em último grau, conseguir transmitir quais são os objetivos que a equipe deve atingir e ao mesmo tempo incentivar o empenho para os alcançar. A declaração de missão deve estar associada a metas organizacionais atingíveis e baseada em fatores de sucesso identificados de uma forma clara por todos, de modo a que assuma um papel orientador de toda a organização. Ao nível externo (clientes, fornecedores e sociedade em geral) a declaração de missão da empresa contribui de uma forma positiva para imagem no mercado.Por exemplo, marcas tradicionais e conceituadas da nossa região tem se distinguido em várias partes do mundo e conquistado clientes, através da defesa dos seus valores e objetivos claramente expressos na sua missão empresarial.
Definir a missão empresarial e fazer entendê-la, interna e externamente, é um dos grandes desafios de uma empresa. No Ambiente interno a declaração de missão deve com que e a equipe que faz parte dela, entenda de uma forma clara os seus comportamentos, o que é a empresa onde trabalham e a sua razão de ser, ou aquilo que ela pretende ser. A missão deve ainda, em último grau, conseguir transmitir quais são os objetivos que a equipe deve atingir e ao mesmo tempo incentivar o empenho para os alcançar. A declaração de missão deve estar associada a metas organizacionais atingíveis e baseada em fatores de sucesso identificados de uma forma clara por todos, de modo a que assuma um papel orientador de toda a organização. Ao nível externo (clientes, fornecedores e sociedade em geral) a declaração de missão da empresa contribui de uma forma positiva para imagem no mercado.Por exemplo, marcas tradicionais e conceituadas da nossa região tem se distinguido em várias partes do mundo e conquistado clientes, através da defesa dos seus valores e objetivos claramente expressos na sua missão empresarial.
Mas para que a missão seja
entendida na sua totalidade é fundamental que os objetivos definidos sejam
realistas e expressos numa mensagem clara. Esta deve ser facilmente perceptível
tanto pelos públicos internos como o externo.
Partindo destes pressupostos, o
gestor e a equipe responsável pelo
desenvolvimento da declaração de missão, deve ter presente que esta deve
refletir os seguintes princípios: A
declaração de missão é o resultado dos consensos obtidos ao nível dos
responsáveis com poder de decisão, deve transmitir de uma forma eficaz os
valores da empresa, fazer o elo de ligação entre o comportamento e os valores defendidos
pela cultura da empresa , deve refletir o estilo de liderança e os objetivos da
empresa, deve ser usada por um longo período de tempo, de preferência por
alguns anos.
Regras
para criar a sua missão: ela não deve ser longa, nem
genérica, não deve ser muito específica, para que não haja probabilidades de
perder a atualidade, deve refletir as aspirações da empresa, mas sem correr os
riscos de não passar de uma declaração de desejos bem intencionados, não deve
ser imposta por um grupo influente., sob pena de não ser interiorizada por todo,
não deve ser uma lista de metas a
atingir. Por isso, não tenha pressa em definir uma frase que depois não consiga
desempenhar o papel.,Enfim a missão não
deve ser ideal, mas sim real e possível de atingir por todos os que irão desempenhá-la,
ou seja a sua equipe.
Ao Elaborar a missão
cabe ao gestor responsável
de topo da empresa fazer uma declaração prévia sobre a sua percepção dos
valores, cultura, objetivos e estratégia da empresa.
Para que não haja riscos de que
o resultado final seja uma declaração de missão demasiado elaborada ou que
reflita um equilíbrio débil entre as diferentes opiniões dos gestores, é
importante ter em mente que a declaração final deve poder ser resumida numa
frase clara e com um bom impacto no mercado no publico que se queira atingir.
Desta forma defina em primeiro lugar quais os
objetivos da empresa. Analise os pontos
fracos e fortes da sua empresa, bem como as ameaças e oportunidades externas. Não se esqueça que a missão da sua empresa
deve contemplar as expectativas dos gestores, dos empregados, dos acionistas
(caso os tenha), dos consumidores etc....
A maior parte das declarações de missão
de empresas inclui os seguintes dados: Os clientes. Os produtos ou serviços. Os
principais mercados. As convicções da empresa em relação aos seus empregados. A
postura da empresa face à sociedade e a sua contribuição enquanto membro desta.
Definição dos objetivos economicos da
empresa a longo prazo.
antes de
você decidir que é necessário para tornar pública a missão da empresa
verifique se a declaração final reúne o consenso de toda a equipe. Agora trace
com sua equipe a sua missão.
Paulo Roberto – www.vocare.com.br - vocare@vocare.com.br.
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