Quem costuma falar a verdade deve evitar as expressões deste texto

 Quem costuma falar a verdade deve evitar as expressões desta lista

 Não há segredo: mentir não é uma boa ideia. Tanto na vida pessoal quanto nos negócios, omitir a verdade não costuma dar certo. No entanto, ser honesto nem sempre é suficiente para que as pessoas confiem em você. É preciso tomar cuidado com algumas palavras e expressões. Elas podem passar a impressão errada.
Estudo mostra que cérebro se acostuma a contar mentiras
Pensando nisso, separamos algumas das frases que mais fazem as pessoas desconfiarem de você. Portanto, evite as expressões abaixo – ou cuidado quando ouvi-las de alguém.

Confira:

1. “Honestamente...”
Pessoas que estão mentindo têm o costume de usar as palavras “honesto” e “honestidade” com bastante frequência. A técnica é uma forma de encorajar quem ouve a acreditar naqueles que falam. Então não use do artifício e fique atento quando ouvir a expressão.

2. “Acredite em mim.”
O mentiroso normalmente pede para que acreditem nele. Por isso, é importante evitar este tipo de solicitação e tomar muito cuidado para não acreditar nas mentiras alheias.

3. “Até onde eu sei...”
Talvez você esteja tentando ser preciso, mas a verdade é que o seu interlocutor provavelmente vai assumir que você não tem certeza do que está falando – ou pior, de que está mentindo. Portanto, foque somente no que você tem certeza e sabe que é verdade.

4. “Pelo que me lembro...”
A memória pode ser algo complicado. Se o ouvinte não sentir firmeza na sua afirmação, ele vai assumir que está mentindo. Fale o que realmente lembra e se não tiver certeza, informe.

5. “O real problema é que...”
Como muitas pessoas não gostam de mentir, é comum que elas usem frases evasivas que levem a conversa para um novo tópico. Fazer isso não passa confiança para quem está ouvindo. Se há outro assunto a ser discutido, termine o anterior antes.

6. “O fato é...”
É muito comum que as pessoas usem esta frase antes de um assunto delicado. Mas assim como “honestamente”, o interlocutor vai achar que você está querendo enganá-lo.

7. “Para falar a verdade...”
Ou seja, tudo que foi dito antes era mentira? Cuidado ao usar este tipo de afirmação. Pode confundir o ouvinte e deixá-lo desconfiado.



8. “Eu nunca faria.”
Esse tipo de afirmação também é sinal de mentira, porque passa ao interlocutor a impressão de futuro. Não significa que já não tenha feito alguma vez na vida. Vale o cuidado.

9. Repetir a pergunta
Não é uma frase em si, mas um ato que pode passar desconfiança à conversa. Muitas pessoas repetem as questões para ganhar tempo e pensar em uma resposta evasiva.

10. “O que?”
A não ser que realmente não tenham ouvido a sua questão, perguntar “o que?” é uma técnica utilizada por pessoas que estão na defensiva. É bom evitar.

11. “Você pode esclarecer isso para mim?”
Da mesma forma que a anterior, pode ser a busca por precisão ou realmente falta de compreensão. Mas passa a ruim impressão de que você não quer responder aquela pergunta.

12. Respostas curtas
Pessoas que estão mentindo normalmente não dão longas respostas. A técnica permite que ele evite cometer erros. Então se você começar a dar respostas muito curtas, as pessoas vão desconfiar de você.

13. Evitar a palavra “eu”
Quem mente costuma se distanciar. Para isso, é comum utilizar a terceira pessoa. Por exemplo: “o vaso quebrou” em vez de “eu quebrei o vaso”. Por isso, utilize “eu” sempre que apropriado.

14. “Você acredita em mim?”
Fazer esta pergunta é muito comum entre os mentirosos. Isso é fácil de notar, porque quem está falando a verdade normalmente tende a assumir que as pessoas acreditarão nele. Então não faça essa pergunta a não ser que tenha uma boa razão.

15. “Como você pode duvidar de mim?”
Mentirosos ficam irritados quando as pessoas começam a desconfiar deles. Já quem está sendo honesto não precisa investir tanto para que acreditem em sua palavra. Afinal, eles estão falando a verdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário