Você empresário, profissional, enfim, leitor, internauta que tem me acompanhado por estas edições, aonde falamos nos mais diversos temas já deve ter se perguntando o que é Benchmarking e o mercado fala muito disso de uma forma muito simples vou desvendar este mistério.

Passo 1 - Conhecer os tipos de benchmarking
O benchmarking pode ser classificado em três tipos:
Competitivo - Tem como alvo a concorrência direta, ou seja a que desenvolve a sua atividade dirigida ao mesmo target ( mercado-público alvo). Prevê a comparação dos produtos e serviços, assim como dos métodos de trabalho da empresa. Tem como fim superar o desempenho da concorrência, identificando os problemas com que ela se debate. Trata-se de um tipo de benchmarking difícil de pôr em prática uma vez que se torna praticamente impossível que as empresas facilitem à concorrência dados das respectivas atividades. Por isso, as informações são difíceis de recolher e por vezes torna-se necessário contratar uma empresa de consultoria externa para conseguir obter os dados pretendidos.
Genérico ou multi-sectorial - Consiste na comparação entre empresas de diferentes setores (reconhecidas como tendo as melhores práticas em produtos, serviços ou métodos) com o objetivo de identificar e determinar as melhores práticas para determinada área. Permite detectar a inovação mais original e transpô-la para a empresa. É no benchmarking genérico ou multi-setorial que se encontra a maior parte de exemplos práticos. Por outro lado, quando se trata de empresas de indústrias diferentes, encontra-se, aqui sim, maior abertura para a troca de informação, pirém pode e deve ser usada em todos os ramos de atividade e segmento.
Passo 2 - Aprender os princípios do benchmarking
O benchmarking assenta nos seguintes princípios:
Reciprocidade - O benchmarking baseia-se em relações recíprocas. Quando solicitamos informações a uma empresa comprometemo-nos automaticamente colocar a disposição as nossas informações. É como uma rua de dois sentidos na qual todos os intervenientes beneficiam da partilha de informação. Este processo, no entanto, deve ser precedido de uma negociação sobre os limites e as especificidades da troca de informações.
Analogia - Para produzir resultados eficazes, torna-se necessário manter uma analogia com os métodos da nossa empresa. Ou seja, às equipes de benchmarking é exigido que saibam adaptar os processos da organização estudada (que utiliza processos distintos) à respectiva organização que faz o benchmarking.
Medição - Os sistemas de medição, assim como as ferramentas utilizadas na análise dependem dos indicadores selecionados pelas empresas que partilham o estudo. Deve ter-se sempre em conta que o benchmarking é uma comparação de desempenho entre empresas com as melhores práticas.
Validação - As equipes de benchmarking devem validar os seus estudos por métodos estatísticos, sob pena de colocarem em causa as conclusões dos dados recolhidos. A mera intuição ou as suposições não constituem métodos confiáveis de análise.
Passo 3 - Aplicar o processo de benchmarking
O benchmarking é baseado em quatro etapas, segundo o ciclo de Edwards Deming.
A saber: To plan (planejar);
To do (fazer);
To correct (controlar);
To act (agir)
Planeamento - Pode ser resumido a duas questões fundamentais:
O que deve ser objeto de benchmarking?

Quem devemos estudar? A seleção dos alvos obriga a uma vigilância relativamente às informações recolhidas. Como estas deverão ser comparáveis, será necessários prever ajustes.
Recolha de dados - Consiste em analisar os seguintes tipos de informação:
Informação resultante do contato direto com as empresas através de questionários, de entrevistas ou de visitas
Análise dos dados - Deve ser efetuada tendo em conta dois aspectos:
A determinação das diferenças de desempenho
A identificação dos responsáveis pelos bons resultados das melhores empresas
Adaptação e melhoria - Determinação da ação para melhorar o desempenho da empresa de acordo com as conclusões das informações coletadas.
Passo 4 - Formação da equipe
A composição da equipe benchmarking depende o sucesso da implementação do processo. A formação das equipes deve permitir a intervenção de toda a empresa. As equipes devem ser flexíveis e podem dividir-se em três grupos:
Internas - constituídas por elementos de um mesmo departamento e subordinados ao mesmo responsável hierárquico.
Ad Hoc - constituídas esporadicamente, têm como missão a recolha de informação que lhes permita a ultrapassar os limites impostos.
Passo 5 - Implementar as acções
A técnica de benchmarking visa o desenvolvimento de estudos que comparem o desempenho com a concorrência, tendo como objetivo alcançar uma posição de liderança. Estes estudos deverão identificar métodos de reconhecida qualidade em outras empresas, ou mesmo na própria empresa, avaliar como esses resultados são obtidos e aplicar o conhecimento adquirido.
Para que os objectivos sejam alcançados, um processo de benchmarking exige a aplicação de algumas regras:
Para que os objectivos sejam alcançados, um processo de benchmarking exige a aplicação de algumas regras:
Recolha de dados internos - tentar compreender, em detalhe, o seu próprio processo
Recolha de dados externos - analisar o processo dos outros
Análise das informações - comparar o seu próprio desempenho com a análise dos outros
Plano de acção - implementar os passos necessários para definir o desempenho a seguir
Para se tornar eficaz, a aplicação de um processo de benchmarking exige uma planejamento. Os planos de ação devem incluir:
Descrição do método e do modo como deverá contribuir para reduzir o diferencial da empresa
Fixar um calendário, as responsabilidades e o montante dos recursos envolvidos
Ao iniciar um processo de benchmarking, a empresa deve, acima de tudo, conhecer-se bem internamente.
Passo 6 - Recolher os benefícios
A orientação da empresa para o exterior na procura permanente de oportunidades de melhoria das suas práticas, tendo como objetivo o aumento da competitividade no geral, constitui o principal benefício da implementação do benchmarking.
Mas o benchmarking proporciona ainda outro tipo de benefícios:
Mas o benchmarking proporciona ainda outro tipo de benefícios:
Facilita o reconhecimento interno da própria organização
Promove o conhecimento do meio competitivo
Facilita a gestão por objetivos
Constitui um exemplo de motor e de mudança que reduz a resistência interna

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