Como saber o que Cliente espera da sua Empresa





Caro internauta  peço que  leia e reflita sobre o exercício proposto abaixo, pensando, efetivamente, em seus clientes (ou possíveis clientes, para quem está começando).   Assinale os principais atributos para os seus clientes. No máximo os  7 itens que julgar serem  os  principais.
Este  exercício serve como aquecimento para as atividades do seu dia a dia e repensar o que o cliente busca quando compra um produto ou serviço da sua empresa aproveite  tire uma copia e  faça uma pesquisa com todos na sua empresa.


• Rapidez                             • Desempenho                         •Tecnologia
• Agilidade                           • Status                                     • Serviços
• Praticidade                        • Tranqüilidade                         • Atendimento
• Resistência                        • Conforto                                 • Personalização
• Espaço                               • Solução                                  • Acabamento
• Novas opções                    • Competitividade                     • Prazer
• Despreocupação                • Regularidade                         • Pontualidade
• Economia                           • Segurança                              • Tradição
• Durabilidade                       • Acolhimento                            • Outros (descreva)



Pense  , Reflita  : -

  1. É fácil responder esse exercício?
  2. Já tinham parado para pensar nas expectativas dos clientes antes?
  3. Isso que você respondeu é, de fato, o que os clientes esperam ou o que vocês acham que eles  esperam?
  4. Ouve divergência nas repostas nas questões de cada uma das pessoas da equipe.
  5. Como vocês sabem se é mesmo isso ou não?
  6. Pergunte diretamente para ele peça para que anotem até 5 palavras que mais descrevem o seu negócio, acrescente outras palavras que tenha algo haver com o seu negócio.
  7. Analise as repostas,  verifique se esta de acordo com a sua visão e missão do seu negócio,  faças as mudanças necessárias.

Pergunte, reflita, analise,  de qualquer forma que bom que você  (ou alguém  de sua empresa ) faz pergunta  e ouvem os clientes. Sorte, também, vocês terem clientes que dizem o que querem. Mas nem todos são assim. Há muitos clientes que não dizem  o que querem. Mas esperam que você saiba. Assim como há também colaboradores que não sabem bem o que os clientes querem de suas empresas, então esta reflexão serve para que você faça um alinhamento das expectativas dos clientes em relação a sua empresa..

Loucura? Não! O cliente tem razão. Desde que ele seja seu prospect  potencial cliente  tenha haver com o seu negócio, para isso você precisa conhecer o seu mercado. Todos deve ser bem tratados, porém o cliente em potencial é o nosso rei você já deve ter ouvido isso, mas o problema que tem muita gente, empresa,  que faz dele o bobo da Corte.  Se você monta uma empresa num ramo qualquer, o cliente supõe que você conheça bem o que ele quer. E se você não sabe, precisa perguntar. ‘’È isso faça perguntas descubra  e o que o  seu cliente quer, e aja quando souber a reposta isto é pro-atividade para fazer a diferença no mercado., 


Paulo Roberto kroich Gomes
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