Caro internauta peço que leia e reflita sobre o exercício proposto abaixo, pensando, efetivamente, em seus clientes (ou possíveis clientes, para quem está começando). Assinale os principais atributos para os seus clientes. No máximo os 7 itens que julgar serem os principais.
Este exercício serve como aquecimento para as atividades do seu dia a dia e repensar o que o cliente busca quando compra um produto ou serviço da sua empresa aproveite tire uma copia e faça uma pesquisa com todos na sua empresa.
• Rapidez • Desempenho •Tecnologia
• Agilidade • Status • Serviços
• Praticidade • Tranqüilidade • Atendimento
• Resistência • Conforto • Personalização
• Espaço • Solução • Acabamento
• Novas opções • Competitividade • Prazer
• Despreocupação • Regularidade • Pontualidade
• Economia • Segurança • Tradição
• Durabilidade • Acolhimento • Outros (descreva)
- É fácil responder esse exercício?
- Já tinham parado para pensar nas expectativas dos clientes antes?
- Isso que você respondeu é, de fato, o que os clientes esperam ou o que vocês acham que eles esperam?
- Ouve divergência nas repostas nas questões de cada uma das pessoas da equipe.
- Como vocês sabem se é mesmo isso ou não?
- Pergunte diretamente para ele peça para que anotem até 5 palavras que mais descrevem o seu negócio, acrescente outras palavras que tenha algo haver com o seu negócio.
- Analise as repostas, verifique se esta de acordo com a sua visão e missão do seu negócio, faças as mudanças necessárias.
Pergunte, reflita, analise, de qualquer forma que bom que você (ou alguém de sua empresa ) faz pergunta e ouvem os clientes. Sorte, também, vocês terem clientes que dizem o que querem. Mas nem todos são assim. Há muitos clientes que não dizem o que querem. Mas esperam que você saiba. Assim como há também colaboradores que não sabem bem o que os clientes querem de suas empresas, então esta reflexão serve para que você faça um alinhamento das expectativas dos clientes em relação a sua empresa..
Loucura? Não! O cliente tem razão. Desde que ele seja seu prospect potencial cliente tenha haver com o seu negócio, para isso você precisa conhecer o seu mercado. Todos deve ser bem tratados, porém o cliente em potencial é o nosso rei você já deve ter ouvido isso, mas o problema que tem muita gente, empresa, que faz dele o bobo da Corte. Se você monta uma empresa num ramo qualquer, o cliente supõe que você conheça bem o que ele quer. E se você não sabe, precisa perguntar. ‘’È isso faça perguntas descubra e o que o seu cliente quer, e aja quando souber a reposta isto é pro-atividade para fazer a diferença no mercado.,
Paulo Roberto kroich Gomes
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