Vantagens de elaborar e comunicar a missão da empresa


Alguns leitores,  empresários e profissionais em trabalhos que tenho realizado  me perguntam  quais as vantagens de elaborar  e comunicar a missão da empresa nesta oportunidade vamos a isso então. Em um  cenário mercadológico como o nosso. Onde temos muito sucesso em alguns segmentos, dificuldades em outros,  não só saber para onde vamos, quem somos e o que fazemos é crucial para que as empresas consigam ultrapassar tempos conturbados e que exigem maior capacidade de gestão

Resultado de imagem para missão da empresaUma empresa não se define apenas pelo seu nome, normas e estatutos. Tanto em momentos de crise, como em épocas de bonança, é importante nunca esquecer a razão da existência da sua empresa. Não apenas, você que toma as decisões, mas todos os que fazem parte dela.
Definir a missão empresarial e fazer entendê-la, interna e externamente, é um dos grandes desafios de uma empresa. No Ambiente interno a declaração de missão deve com que e a equipe que faz parte dela,  entenda de uma forma clara os seus  comportamentos,  o que é a empresa onde trabalham e a sua razão de ser, ou aquilo que ela pretende ser. A missão deve ainda, em último grau, conseguir transmitir quais são os objetivos que a equipe deve atingir e ao mesmo tempo incentivar o empenho para os alcançar. A declaração de missão deve estar associada a metas organizacionais atingíveis e baseada em fatores de sucesso identificados de uma forma clara por todos, de modo a que assuma um papel orientador de toda a organização.  Ao nível externo (clientes, fornecedores e sociedade em geral) a declaração de missão da empresa contribui de uma forma positiva para imagem  no mercado.Por exemplo, marcas tradicionais e conceituadas da nossa região  tem se distinguido em várias partes do mundo e conquistado clientes, através da defesa dos seus valores e objetivos claramente expressos na sua missão empresarial.   
Mas para que a missão seja entendida na sua totalidade é fundamental que os objetivos definidos sejam realistas e expressos numa mensagem clara. Esta deve ser facilmente perceptível tanto pelos públicos internos como o externo.
Resultado de imagem para missão da empresaPartindo destes pressupostos, o gestor  e a equipe responsável pelo desenvolvimento da declaração de missão, deve ter presente que esta deve refletir os seguintes princípios:  A declaração de missão é o resultado dos consensos obtidos ao nível dos responsáveis com poder de decisão, deve transmitir de uma forma eficaz os valores da empresa, fazer o elo de ligação  entre o comportamento e os valores defendidos pela cultura da empresa , deve refletir o estilo de liderança e os objetivos da empresa, deve ser usada por um longo período de tempo, de preferência por alguns anos.
*      Regras para criar a sua missão: ela não deve ser longa, nem genérica, não deve ser muito específica, para que não haja probabilidades de perder a atualidade, deve refletir as aspirações da empresa, mas sem correr os riscos de não passar de uma declaração de desejos bem intencionados, não deve ser imposta por um grupo influente., sob pena de não ser interiorizada por todo,  não deve ser uma lista de metas a atingir. Por isso, não tenha pressa em definir uma frase que depois não consiga desempenhar o papel.,Enfim  a missão não deve ser ideal, mas sim real e possível de atingir por todos os que irão desempenhá-la, ou seja a sua equipe.
Ao Elaborar  a missão cabe ao  gestor responsável de topo da empresa fazer uma declaração prévia sobre a sua percepção dos valores, cultura, objetivos e estratégia da empresa.
Para que não haja riscos de que o resultado final seja uma declaração de missão demasiado elaborada ou que reflita um equilíbrio débil entre as diferentes opiniões dos gestores, é importante ter em mente que a declaração final deve poder ser resumida numa frase clara e com um bom  impacto  no mercado no publico que se queira atingir.
Resultado de imagem para missão da empresaDesta forma defina em primeiro lugar quais os objetivos da empresa.  Analise os pontos fracos e fortes da sua empresa, bem como as ameaças e oportunidades externas.  Não se esqueça que a missão da sua empresa deve contemplar as expectativas dos gestores, dos empregados, dos acionistas (caso os tenha), dos consumidores  etc....  A maior parte das declarações de missão de empresas inclui os seguintes dados: Os clientes. Os produtos ou serviços. Os principais mercados. As convicções da empresa em relação aos seus empregados. A postura da empresa face à sociedade e a sua contribuição enquanto membro desta.  Definição dos objetivos economicos da empresa a longo prazo.
Antes de você  decidir que é necessário  para tornar pública a missão da empresa verifique se a declaração final reúne o consenso de toda a equipe. Agora trace com sua equipe a sua missão.
Paulo Roberto – www.vocare.com.br -  vocare@vocare.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário