Você empresário, profissional,
enfim, leitor, internauta que tem me acompanhado por estas edições, aonde falamos nos
mais diversos temas já deve ter se perguntando o que é
Benchmarking e o mercado fala muito
disso de uma forma muito simples vou
desvendar este mistério.

Passo 1 - Conhecer os tipos de
benchmarking
O benchmarking pode ser classificado em três tipos:
Competitivo - Tem
como alvo a concorrência direta, ou seja a que desenvolve a sua atividade
dirigida ao mesmo target ( mercado-público alvo). Prevê a comparação dos produtos e serviços,
assim como dos métodos de trabalho da empresa. Tem como fim superar o
desempenho da concorrência, identificando os problemas com que ela se debate.
Trata-se de um tipo de benchmarking difícil de pôr em prática uma vez
que se torna praticamente impossível que as empresas facilitem à concorrência
dados das respectivas atividades. Por isso, as informações são difíceis de
recolher e por vezes torna-se necessário contratar uma empresa de consultoria
externa para conseguir obter os dados pretendidos.
Passo 2 - Aprender os princípios do
benchmarking
O benchmarking assenta nos seguintes princípios:
Reciprocidade - O benchmarking
baseia-se em
relações recíprocas. Quando solicitamos informações a uma
empresa comprometemo-nos automaticamente colocar a disposição as nossas informações. É
como uma rua de dois sentidos na qual todos os intervenientes beneficiam da
partilha de informação. Este processo, no entanto, deve ser precedido de uma
negociação sobre os limites e as especificidades da troca de informações.
Analogia - Para produzir
resultados eficazes, torna-se necessário manter uma analogia com os métodos da
nossa empresa. Ou seja, às equipes de benchmarking é exigido que saibam
adaptar os processos da organização estudada (que utiliza processos distintos)
à respectiva organização que faz o benchmarking.
Medição - Os sistemas de medição,
assim como as ferramentas utilizadas na análise dependem dos indicadores
selecionados pelas empresas que partilham o estudo. Deve ter-se sempre em
conta que o benchmarking é uma comparação de desempenho entre empresas com as melhores práticas.
Validação - As
equipes de benchmarking devem validar os seus estudos por métodos
estatísticos, sob pena de colocarem em causa as conclusões dos dados
recolhidos. A mera intuição ou as suposições não constituem métodos confiáveis de
análise.
Passo 3 - Aplicar o processo de
benchmarking
O benchmarking é baseado
em quatro etapas, segundo o ciclo de Edwards Deming.
A saber: To plan (planejar);
To do (fazer);
To correct (controlar);
To act (agir)
Planeamento - Pode
ser resumido a duas questões fundamentais:
O que deve ser objeto de benchmarking?

Quem devemos estudar? A seleção dos alvos obriga a uma
vigilância relativamente às informações recolhidas. Como estas deverão ser
comparáveis, será necessários prever ajustes.
Recolha de dados -
Consiste em analisar os seguintes tipos de informação:
Informação resultante do contato direto com as empresas
através de questionários, de entrevistas ou de visitas
Análise dos dados - Deve
ser efetuada tendo em conta dois aspectos:
A determinação das diferenças de desempenho
A identificação dos responsáveis pelos bons resultados das
melhores empresas
Adaptação e melhoria -
Determinação da ação para melhorar o desempenho da empresa de acordo com as
conclusões das informações coletadas.
Passo 4 - Formação da equipe
A composição da equipe benchmarking
depende o sucesso da implementação do processo. A formação das equipes deve
permitir a intervenção de toda a empresa. As equipes devem ser flexíveis e
podem dividir-se em três grupos:
Internas - constituídas por
elementos de um mesmo departamento e subordinados ao mesmo responsável
hierárquico.
Ad Hoc -
constituídas esporadicamente, têm como missão a recolha de informação que lhes permita a ultrapassar os limites impostos.
Passo 5 - Implementar as acções
A técnica de benchmarking visa
o desenvolvimento de estudos que comparem o desempenho com a concorrência,
tendo como objetivo alcançar uma posição de liderança. Estes estudos deverão
identificar métodos de reconhecida qualidade em outras empresas, ou mesmo na
própria empresa, avaliar como esses resultados são obtidos e aplicar o
conhecimento adquirido.
Para que os objectivos sejam alcançados, um processo de benchmarking exige a aplicação de algumas regras:
Para que os objectivos sejam alcançados, um processo de benchmarking exige a aplicação de algumas regras:
Recolha de dados internos - tentar
compreender, em detalhe, o seu próprio processo
Recolha de dados externos -
analisar o processo dos outros
Análise das informações -
comparar o seu próprio desempenho com a análise dos outros
Plano de acção -
implementar os passos necessários para definir o desempenho a seguir
Para se tornar eficaz, a
aplicação de um processo de benchmarking exige uma planejamento. Os
planos de ação devem incluir:
Descrição do método e do modo como deverá contribuir para
reduzir o diferencial da empresa
Fixar um calendário, as responsabilidades e o montante dos
recursos envolvidos
Ao iniciar um processo de benchmarking, a empresa deve,
acima de tudo, conhecer-se bem internamente.
Passo 6 - Recolher os benefícios
A orientação da empresa para o
exterior na procura permanente de oportunidades de melhoria das suas práticas,
tendo como objetivo o aumento da competitividade no geral, constitui o principal
benefício da implementação do benchmarking.
Mas o benchmarking proporciona ainda outro tipo de benefícios:
Mas o benchmarking proporciona ainda outro tipo de benefícios:
Facilita o reconhecimento interno da própria organização
Promove o conhecimento do meio competitivo
Facilita a gestão por objetivos
Constitui um exemplo de motor e de mudança que reduz a
resistência interna

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