CONSUMIDOR 3.0 / 4.0 : QUEM É E COMO ATENDER?



                 O Marketing 4.0, isto é, aquele que lida com um cliente mais consciente e poderoso, pois pressiona as empresas a superar os estágios 1.0,  2.0 e 3.0  da gestão (mas sem pular nenhum estágio).
Explico    quatro  momentos do marketing:
        Marketing 1.0: quando o foco era o produto,
        Marketing 2.0: o foco era o consumidor,
        Marketing 3.0: onde o foco continua sendo o consumidor, mas se expande para o lado humano e responsabilidade corporativa.
         Marketing 4.0: que vai do tradicional ao digital. Ele mostra não só como a conectividade alterou de forma radical o modo como vivemos, mas como entender os caminhos do consumidor na era digital e adotar um conjunto novo de métricas e práticas de marketing.
         Neste texto vou me ater ao Cliente 3.0 ou como alguns já dizem Cliente 4.0  que passa pelo Marketing Digital o clamado 4.0. Para atender o cliente 3.0/4.0, o marketing deverá atentar para os valores das pessoas. Assim, em vez de pensar em satisfazer e reter clientes, o gestor de marketing deve se concentrar em fazer do mundo um lugar melhor, de acordo com aquilo que importa para os consumidores
              O cliente já descobriu o poder da sua voz, do seu  SMARTHFONE. Por isso  mesmo, as empresas estão tendo que se reinventar para atender as exigências deles. Com os usuários 3.0 / 4.0  plugados e mais exigentes, tendo acesso à informação a qualquer hora e em qualquer lugar, a comunicação passou a ser bilateral, e não só mais da empresa para o cliente, o mercado foi obrigado a melhorar a qualidade e os processos, justamente para afinar e estreitar este relacionamento.

                 Mas quem é o consumidor 3.0 / 4.0?
                 O consumidor 3.0 / 4.0  tem acesso às redes sociais e isso faz com que ele se empodere e tenha controle das suas relações, principalmente comerciais. Esse consumidor não busca qualquer serviço, ele quer ser bem atendido e está disposto, inclusive, a pagar a mais por isso.
                  Esse cliente quer se sentir próximo da empresa e a internet é o local que busca essa proximidade, por isso as empresas precisam tirar as gravatas e virarem amiga dos clientes, o consumidor 3.0 procura um atendimento mais humano
               No entanto ressaltamos que essa relação ainda precisa de um amadurecimento, com cliente e fornecedor exercendo seus papeis de forma harmônica. A relação tem que ser cada vez mais transparente, a informação tem que estar em tempo real e sempre à disposição em todos os pontos de interação. Dessa forma, o relacionamento tem que ser construído com uma visão 360°. Cabe à empresa usar corretamente a tecnologia e a informação, personalizar as interações, perseguir a customização em um mundo cada vez mais global.
               O cliente é interativo e quer ter autonomia. Por isso, é preciso garantir ao cliente a melhor experiência em todos os canais.
                As relações mudaram e com sua empresa não é diferente. Os clientes não são mais como antes: tem acesso rápido à internet e a informação.
Algumas características do consumidor 3.0  para o 4.0 podem ser adotadas além destas outras métricas mais abrangentes.

Atendimento e compra online: o consumidor 3.0 busca ser atendido online, sem ter que entrar em contato por telefone e por meios burocráticos, quanto mais fácil for o contato, melhor.
               Confia no feedback de outros usuários: procura nas redes e na internet a opinião de outros usuários sobre o serviço ou produto.
               Exige seus direitos na rede: utiliza sites como o reclame aqui para resolver seus conflitos com as empresas.
               Não procura preços, mas sim custo x benefício: o consumidor 3.0 não se importa de pagar um pouco mais caro, se o suporte tiver um diferencial ou se a solução for muito boa. A era de comprar pelo menor preço está mudando.
               Imediatista: esse novo tipo de cliente não tem paciência para esperar, quer que seu problema seja resolvido de imediato da forma mais simples e fácil possível.
E como atender o consumidor 3.0?

ENTENDA DE UX:

           Uma das etapas importantes é estudar sobre User Experience, o famoso UX. Todos os estudos de UX são voltados para a satisfação do usuário e grandes empresas estão seguindo esse conceito, como por exemplo o Google, Nubank e outras gigantes do Vale do Silício.
             Invista em atendimentos pessoais e treine sua equipe de atendimento. Cursos voltados para Customer Sucess é uma excelente pedida. Seus clientes precisam se sentir especiais ao entrar em contato com a sua equipe.
            Redes sociais, aplicativos, todos os canais que você puder estar, esteja. Isso só tem a somar na experiência do usuário.
             A grande sacada do consumidor 3.0 é manter o foco no cliente.
            Inove, saia da sua zona de conforto e não tenha medo de sair da caixa. O mundo mudou e sua empresa não pode continuar a mesma

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