O Marketing 4.0, isto é,
aquele que lida com um cliente mais consciente e poderoso, pois pressiona as
empresas a superar os estágios 1.0, 2.0
e 3.0 da gestão (mas sem pular nenhum
estágio).
Explico há quatro
momentos do marketing:
Marketing
1.0: quando o foco era o produto,
Marketing
2.0: o foco era o consumidor,
Marketing
3.0: onde o foco continua sendo o consumidor, mas se expande para o lado
humano e responsabilidade corporativa.
Marketing 4.0: que vai do tradicional ao digital.
Ele mostra não só como a conectividade alterou de forma radical o modo como
vivemos, mas como entender os caminhos do consumidor na era digital e adotar um
conjunto novo de métricas e práticas de marketing.
Neste texto
vou me ater ao Cliente 3.0 ou como
alguns já dizem Cliente 4.0 que
passa pelo Marketing Digital o clamado
4.0. Para atender o cliente 3.0/4.0, o marketing deverá atentar para os
valores das pessoas. Assim, em vez de pensar em satisfazer e reter clientes, o
gestor de marketing deve se concentrar em fazer do mundo um lugar melhor, de
acordo com aquilo que importa para os consumidores
O cliente já descobriu o poder da
sua voz, do seu SMARTHFONE. Por isso mesmo, as empresas estão tendo que se reinventar para atender as
exigências deles. Com os usuários 3.0 / 4.0 plugados e mais exigentes, tendo acesso à
informação a qualquer hora e em qualquer lugar, a comunicação passou a ser
bilateral, e não só mais da empresa para o cliente, o mercado foi obrigado a melhorar
a qualidade e os processos, justamente para afinar e estreitar este
relacionamento.
Mas quem é o consumidor 3.0 / 4.0?
O
consumidor 3.0 / 4.0 tem acesso às redes
sociais e isso faz com que ele se empodere e tenha controle das suas relações,
principalmente comerciais. Esse consumidor não busca qualquer serviço, ele quer
ser bem atendido e está disposto, inclusive, a pagar a mais por isso.
Esse
cliente quer se sentir próximo da empresa e a internet é o local que busca essa
proximidade, por isso as empresas precisam tirar as gravatas e virarem amiga
dos clientes, o consumidor 3.0 procura um atendimento mais humano
No entanto ressaltamos que essa
relação ainda precisa de um amadurecimento, com cliente e fornecedor exercendo
seus papeis de forma harmônica. A relação tem que ser cada vez mais
transparente, a informação tem que estar em tempo real e sempre à disposição em
todos os pontos de interação. Dessa forma, o relacionamento tem que ser
construído com uma visão 360°. Cabe à empresa usar corretamente a tecnologia e
a informação, personalizar as interações, perseguir a customização em um mundo
cada vez mais global.
O cliente é interativo e quer ter
autonomia. Por isso, é preciso garantir
ao cliente a melhor experiência em todos os canais.
As
relações mudaram e com sua empresa não é diferente. Os clientes não são mais
como antes: tem acesso rápido à internet e a informação.
Algumas características
do consumidor 3.0 para o 4.0 podem ser
adotadas além destas outras métricas mais abrangentes.
Atendimento e compra online: o consumidor
3.0 busca ser atendido online, sem ter que entrar em contato por telefone e por
meios burocráticos, quanto mais fácil for o contato, melhor.
Confia
no feedback de outros usuários: procura nas redes e na internet a
opinião de outros usuários sobre o serviço ou produto.
Exige
seus direitos na rede: utiliza sites como o reclame aqui para resolver seus conflitos com as
empresas.
Não
procura preços, mas sim custo x benefício: o consumidor 3.0 não se
importa de pagar um pouco mais caro, se o suporte tiver um diferencial ou se a
solução for muito boa. A era de comprar pelo menor preço está mudando.
Imediatista:
esse novo tipo de cliente não tem paciência para esperar, quer que seu problema
seja resolvido de imediato da forma mais simples e fácil possível.
E como atender o
consumidor 3.0?
ENTENDA DE UX:
Uma das
etapas importantes é estudar sobre User Experience, o famoso UX. Todos os
estudos de UX são voltados para a satisfação do usuário e grandes empresas
estão seguindo esse conceito, como por exemplo o Google, Nubank e outras
gigantes do Vale do Silício.
Invista em
atendimentos pessoais e treine sua equipe de atendimento. Cursos voltados para
Customer Sucess é uma excelente pedida. Seus clientes precisam se sentir
especiais ao entrar em contato com a sua equipe.
Redes sociais, aplicativos, todos os canais
que você puder estar, esteja. Isso só tem a somar na experiência do usuário.
A grande
sacada do consumidor 3.0 é manter o foco no cliente.
Inove, saia
da sua zona de conforto e não tenha medo de sair da caixa. O mundo mudou e sua
empresa não pode continuar a mesma
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