Como gerenciar e motivar os vendedores
Índice
Introdução
Passo 1: Dar formação e treino adequados
Passo 2: Clarificar as funções num manual de vendas
Passo 3: Definir objetivos de venda realistas
Passo 4: Dar assistência e disponibilizar os recursos necessários
Passo 5: Estabelecer uma boa política de remuneração
Passo 6: Reconhecer o trabalho do vendedor
Passo 7: Promover o desenvolvimento da carreira
Passo 1: Dar formação e treino adequados
Passo 2: Clarificar as funções num manual de vendas
Passo 3: Definir objetivos de venda realistas
Passo 4: Dar assistência e disponibilizar os recursos necessários
Passo 5: Estabelecer uma boa política de remuneração
Passo 6: Reconhecer o trabalho do vendedor
Passo 7: Promover o desenvolvimento da carreira
A força de vendas é um dos elementos essenciais da empresa. É
preciso mantê-la motivada para que alcance os resultados desejados. Na atual
sociedade em mudança, quer os produtos, quer as tecnologias banalizam-se
rapidamente. Logo, os agentes da força de vendas são os maiores responsáveis
pela conquista e manutenção de vantagens competitivas nas empresas.
A eficácia de uma força de vendas está ligada à competência dos seus membros, à qualidade dos seus esforços comerciais e à motivação individual. Mas está igualmente dependente do papel exercido pelo responsável da área de vendas. Em termos genéricos, ele tem como funções:
A eficácia de uma força de vendas está ligada à competência dos seus membros, à qualidade dos seus esforços comerciais e à motivação individual. Mas está igualmente dependente do papel exercido pelo responsável da área de vendas. Em termos genéricos, ele tem como funções:
Formar e treinar a força de vendas;
Organizar e dividir as tarefas;
Acompanhar, controlar e prestar assistência aos vendedores;
Definir as políticas de remuneração e promoção;
Motivar e criar espírito de equipa.
A última função referida é uma das mais importantes e também das
mais complexas. Para motivar a sua força de vendas, terá que estar muito atento
aos sinais de motivação, ou de falta dela, e agir de acordo com eles. Os mais
comuns são resumidos na tabela seguinte:
Sinais
de motivação
|
Sinais
de falta de motivação
|
Elevada performance e obtenção regular de resultados
Energia, entusiasmo e determinação em ser bem sucedido
Cooperação sem egoísmo na superação de problemas
Disposição em aceitar responsabilidades
Disposição
em se adaptar a mudanças necessárias
|
Apatia e indiferença pelo trabalho
Falta de pontualidade e elevado absentismo
Exagero dos efeitos provenientes de problemas e disputas
Falta de cooperação para superar problemas e dificuldades
Resistência
injustificada à mudança
|
Em seguida, apresentam-se os principais passos da motivação.
Passo 1: Dar formação e treino adequados
Não basta contratar um vendedor, enviá-lo de imediato para o
campo de ação e esperar grandes resultados. Por muita experiência que ele
tenha, é importante dar-lhe as linhas de orientação necessárias para ele se
adaptar à cultura da empresa, à abordagem de vendas que se pretende por parte
dos vendedores e para ele conhecer melhor os produtos ou serviços que irá
apresentar aos clientes. Cada vendedor deveria ter, pelo menos, um dia inteiro
de treino por mês, o que deverá ser aumentado no caso dos vendedores menos
experientes. Desta forma, ele sentir-se-á mais confiante quando, finalmente,
estiver frente a frente com os clientes. Saberá exatamente como agir, qual a
margem de manobra que tem para as condições que irá apresentar e saberá falar
com confiança do potencial dos produtos e serviços que vende.
Do ponto de vista da empresa, os principais benefícios da formação (e, consequentemente, maior motivação) dos vendedores são:
Do ponto de vista da empresa, os principais benefícios da formação (e, consequentemente, maior motivação) dos vendedores são:
Melhores resultados de vendas.
Vencer a concorrência.
Clientes mais satisfeitos.
Melhoria da produtividade mais rápida dos novos vendedores.
Passo
2: Clarificar as funções num manual de vendas
Toda a formação, descrita no passo anterior, deverá ser feita
com base num conjunto de padrões e procedimentos descritos num manual de
vendas. Ele promove a clareza das funções, que é um dos grandes factores de
motivação. Outras das suas principais vantagens são:
Transforma a descrição das funções nos conhecimentos,
capacidades e atitudes necessários.
Fornece informações sobre a forma como o trabalho deve ser
executado.
É uma base de referência para a formação dos vendedores.
Proporciona as bases para o sistema de avaliação do desempenho.
O seu conteúdo deverá estar organizado de acordo com a seguinte
estrutura:
Situação da empresa. O que
faz, o que vende, qual é a missão e objectivos, etc.
Descrição dos mercados/clientes. Qual é
a sua posição no mercado face à concorrência, quem são os potenciais clientes,
etc.
Papel do vendedor. Quais
os produtos que irão estar a seu cargo, quais os clientes-alvo das suas
visitas, quantas visitas deverá efectuar a cada cliente por mês, etc.
Técnicas de vendas. Diz
respeito à forma como deverá: abordar e contactar os clientes, apresentar os
produtos e serviços da empresa, responder às principais objecções e críticas
dos clientes durante a apresentação, promover os produtos e serviços e fechar
os negócios.
Gestão
do território. Inclui uma planificação das deslocações de cada vendedor, a
gestão do território-alvo de vendas e uma planificação detalhada de cada visita
prevista
Passo
3: Definir objectivos de venda realistas
Os vendedores devem ter objetivos claros a atingir,
nomeadamente: objetivos totais de vendas, objetivos de atividade, metas de
vendas por tipo de produto, entre outros. Quanto mais mensuráveis forem os
objetivos, mais clara será a definição da tarefa, a atribuição das
remunerações variáveis e maior a motivação. É claro que os objetivos podem ser
mais ambiciosos do que as vendas, mas, acima de tudo, deverão ser realistas e
acessíveis. Pode ser extremamente desmotivador para um vendedor atribuir-lhe
objetivos de venda que nunca conseguirá atingir. O resultado será uma grande
frustração e ansiedade que prejudicarão a sua performance.
Passo
4: Dar assistência e disponibilizar os recursos necessários
Um vendedor sentir-se-á mais motivado se tiver ao seu dispor
todas as condições de que necessita para fazer o seu trabalho e sentir que tem
liberdade para o fazer, dentro de certos limites pré-acordados. Deverá ter um
carro da empresa para se deslocar, um telemóvel e um orçamento previsto para
almoços com clientes, entre outros. Desde que todos os gastos sejam controlados
- uma condição que deverá ficar definida logo à partida - estas são algumas
condições essenciais para ele se sentir satisfeito no seu cargo, motivado para
fechar o maior número de clientes para a empresa que aposta nele e, acima de
tudo, para não poder arranjar desculpas para a falta de resultados efectivos.
Dê uma assistência regular
"Dar assistência" também significa acompanhar
regularmente o trabalho dos vendedores. Reuna frequentemente com eles, discuta
os principais motivos de fracasso ou de falta de cumprimento de objectivos e
desvende as fontes de problemas. Eis as mais comuns e a melhor forma de as
resolver:
Falta de preparação: alerte
os seus vendedores para o facto de a pesquisa prévia acerca do mercado ser
essencial para o sucesso da venda: permite-lhe estar bem preparado e causa uma
impressão favorável junto do cliente.
Errar nos primeiros segundos de contato: um
vendedor não pode estar atrapalhado quando o telefone toca e esquecer o nome do
cliente, empresa, ou conversas que tiveram anteriormente. As bases de dados
informáticas permitem registar dados genéricos como os nomes, moradas, etc.,
mas também aniversários, hobbies, produtos e serviços que interessam ao
cliente, hábitos de compra e tópicos da última conversa.
Perder clientes furiosos: ensine
os vendedores a lidar com reclamações: primeiro, devem deixar o cliente
barafustar e depois pedir desculpa; devem mostrar compreensão e dizer aos
clientes que têm todo o direito de estarem zangados; depois, resolverão o
problema, com perguntas do género: "Como gostaria de ver o assunto
resolvido?"; depois de resolverem o problema, devem assegurar-se de que o
cliente está satisfeito e procurar novas oportunidades de venda.
O cliente não quer comprar: muitas
vezes, o cliente está indeciso e inseguro em relação à decisão de compra. Nesta
situação, o vendedor deverá:
1.º
Mostrar-se compreensivo: "Vamos analisar essas preocupações..."
2.º Dar
ao cliente várias opções: "Está preocupado com os prazos ou o
financiamento?"
3.º Ir
directo ao assunto: "Quando diz que quer pensar sobre o assunto, em que
vai pensar especificamente?"
4.º
Procurar um compromisso: "Se comprar, fica isento dos custos de
entrega".
"A concorrência vende mais
barato": o vendedor deve responder sempre aos clientes que dizem isto que
um preço mais baixo corresponde a outro tipo de produto ou serviço e que a
concorrência o sabe. Depois, justificará o preço mais elevado pela qualidade,
serviço, garantias ou desempenho superior.
Não ter uma proposta única de venda (PUV): o
vendedor deve elaborar uma proposta em que cada cliente que compra recebe
benefícios específicos. A PUV pode consistir na forma como o negócio é gerido,
como o produto é desenvolvido, fabricado ou vendido, ou numa qualidade superior
à da concorrência.
Passo 5: Estabelecer uma boa política de
remuneração
A política de remuneração da força de vendas é uma variável
determinante para o aumento do empenho, dedicação e fidelidade do vendedor.
Para as empresas é uma fonte de encargos elevada que condiciona os seus
resultados financeiros e comerciais, mas que deverá ser considerada um
investimento que poderá tornar-se muito rentável. Podem distinguir-se três grandes
modalidades de remuneração: fixa, variável (depende dos resultados comercias
obtidos) ou mista (inclui um salário fixo acrescido de remunerações variáveis).
Remuneração fixa: no
regime de salários fixos não existe associação entre a remuneração e os resultados
do vendedor. Este beneficia de um rendimento estável, mas para os melhores
vendedores poderá ser injusto e desmotivador, excepto se os salários forem
revistos em função dos resultados ou dos esforços.
Remuneração variável e mista: no
sistema de remuneração variável, há uma recompensa dos resultados qualquer que
tenha sido a dificuldade em consegui-los. Este tipo de remuneração depende dos
resultados comerciais obtidos. É obviamente mais motivador para o vendedor,
exceto quando as vendas são sazonais, ou em períodos de recessão económica. É
neste contexto que surgem as modalidades de remuneração mistas, que incluem um
salário fixo acrescido de remunerações variáveis; são uma forma de os
vendedores exigirem um montante de remuneração mínimo garantido. Por esta
razão, os sistemas mistos são os mais correntes nas empresas.
A componente variável da remuneração pode incluir as seguintes
formas de pagamento:
Comissões: são o método mais
corrente das modalidades de remuneração variável e mista. Cada transacção gera
uma remuneração variável resultante da aplicação de uma percentagem determinada
(taxa de comissão) ao valor da venda ou à sua margem de lucro.
Prémios: são recompensas
pontuais variáveis cuja atribuição está ligada ao cumprimento de objectivos
individuais e colectivos (quantitativos ou qualitativos), à competição entre
vendedores e à acção do gestor comercial (ou de vendas) como forma de
reconhecimento ou compensação.
As principais vantagens e desvantagens de cada uma destas formas
de remuneração variáveis são descritas na tabela seguinte:
Vantagens
|
Desvantagens
|
|
Comissões
|
Motivação dos vendedores para aumentarem o volume de vendas
individual
As comissões atribuídas estão directamente relacionadas com o
esforço despendido em cada uma das vendas, que o vendedor pode controlar
Dependem muito do factor "sorte" e nem sempre do
esforço realizado
A determinação do valor é simples
|
Um esquema de comissões controla a actuação da equipa de
vendas, por isso, pode surgir alguma resistência às mudanças de territórios
com maior potencial de vendas
A comparação entre a performance dos vendedores pode
ser injusta porque, para conseguirem atingir o mesmo volume de vendas poderão
ter que realizar esforços de vendas completamente diferentes, dependendo do
tipo de clientes ou das áreas de actuação.
|
Prémios
|
Motivação dos vendedores para aumentarem o volume de vendas da
empresa
São o reconhecimento financeiro adicional de, normalmente, um
ano de trabalho da equipa de vendas, por isso, podem ajudar a motivar o
espírito de equipa (se bem que são uma faca de dois gumes - ver
"desvantagens")
|
Quando o prémio de cada vendedor é retirado de um valor fixo
pré-definido, a competição entre os colegas aumenta, o que pode prejudicar o
espírito de equipa.O prémio é pago muito depois de ter sido feito o esforço
de vendas e não é encarado como estando directamente relacionado com ele
O mecanismo de determinação do valor é complexo.
|
Passo 6: Reconhecer o trabalho do vendedor
Como se disse anteriormente, as recompensas financeiras não são
a única forma de reconhecimento do trabalho de um vendedor. O seu esforço e a
sua performance podem ser reconhecidos de muitas outras forma, nomeadamente:
Elogiar publicamente na empresa as performances excelentes, por
exemplo, num jantar ou numa festa da empresa.
Atribuir maiores responsabilidades no desempenho das funções,
por exemplo, dar-lhe uma maior autonomia na negociação dos preços.
Diminuir a supervisão do trabalho do vendedor, demonstrando
maior confiança nele.
Atribuir títulos de estatuto, por exemplo de "vendedor do
mês
Passo 7: Promover o desenvolvimento da carreira
Se um vendedor souber que tem boas perspectivas de ascensão na
carreira, dependendo dos resultados da sua performance, então sentir-se-á ainda
mais motivado para fazer um bom trabalho. Algumas medidas de promoção do
desenvolvimento da carreira são:
Definição de um plano de carreira baseado nos resultados assim
que entra na empresa. Pode incluir a promoção a cargos de chefia, por exemplo.
Formação e treino de aperfeiçoamento pessoal. Poderá não ter a
ver apenas com a formação na área de vendas descrita anteriormente.
Chefia temporária de uma equipa de vendas, por exemplo durante o
período de férias do superior hierárquico.
Bibliografia
Machuret, Jean-Jacques; Deloche, Dominique; d'Amart, Jacques; Comerciator
- Teoria e Prática da Via da Qualidade nos Sistemas de Vendas; Publicações
Dom Quixote; 1996. Stewart, Grant; Chefiar uma Equipa de Vendas; Publicações
Europa-América; 1995
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