Se você tem um negócio interessante,
com certeza já ouviu a seguinte pergunta:
É franquia?
Esta pergunta por si só, já é um indicativo do potencial de
venda da sua franquia, que pode gerar dinheiro no caixa imediatamente
através da taxa de franquia, e receitas recorrentes através de royalties pagos
mensalmente pelos franqueados, além de outras vantagens como fortalecimento da
marca e maior poder de barganha na negociação com fornecedores. Ótimo
isto, não é?
Então por que sua resposta foi: “-Não, não é uma franquia.” ?
Provavelmente ficou se perguntando coisas como:
- Será que minha empresa pode
virar uma franquia?
- Por onde começar?
- Quanto
custa para transformar minha empresa em uma franquia?
Se alguma dessas questões passou pela sua cabeça, continue lendo este
artigo, ele foi escrito para você! Se quiser estas informações com ainda mais
detalhes veja este artigo Como Ser Um Franqueador.
1) Será que minha empresa pode virar uma franquia?
O início do trabalho de transformação de uma empresa em franquia começa
pela análise de franqueabilidade. Se a sua dúvida está relacionada ao porte
do seu negócio, saiba que micro e pequenas empresas podem ser
excelentes franqueadoras, inclusive normalmente estas empresas entram
na categoria de microfranquias, que são franquias que tem uma
grande aceitação no mercado atualmente. Atuando como consultor do Sebrae já
acompanhei muitas pequenas empresas tendo sucesso como franqueadoras.
2) Por onde começar?
O processo de transformação de uma empresa em uma franquia, que é
chamado de formatação de franquia realmente é complexo, não quero de maneira
nenhuma deixar aqui a impressão de que é um trabalho simples e rápido, mas que
com um passo-a-passo, muito trabalho e as orientações corretas,
pode ser realizado por qualquer empresário comprometido com o seu negócio e
determinado a expandir sua empresa. Como comentei no tópico anterior o primeiro
passo é a análise da
franqueabilidade e depois temos uma série de etapas que organizei
através de um mapa mental que permite a visão geral do processo de
formatação.
Quer aprender como franquear o seu negócio?
3) Quanto custa para transformar minha empresa em uma franquia?
Uma das primeiras perguntas de todo cliente que atendo
que pretende transformar sua empresa em uma franquia é referente ao valor que deverá
ser investido. O valor do investimento depende de diversos fatores como:
nível de gestão que se encontra a empresa, complexidade do negócio, necessidade
de serviços de outros profissionais (nutricionista, arquiteto, etc.),
conhecimento que já possui sobre franchising, entre outros. Apenas
para dar uma ideia, podemos estimar o custo do trabalho de consultoria
para formatação (sem contar serviços de advogado, arquiteto, e demais
profissionais necessários para pontos específicos do trabalho) gira em
torno de cinquenta mil reais (lembro que trata-se apenas de uma
estimativa média). Não desanime, mesmo que esteja muito fora
da disponibilidade financeira da sua empresa, o objetivo aqui é
justamente viabilizar a formatação através de muitas informações gratuitas.
Este valor, apesar de totalmente adequado haja vista o
conhecimento necessário e as horas de trabalho utilizadas para transformar
uma empresa em franquia, pode estar acima da capacidade de muitas empresas.
Tenho observado muitos empreendedores que apesar de terem
negócios lucrativos e muita determinação em expandir sua empresa através de
franquias, não podem investir um valor como este, e assim deixam de
ganhar muito dinheiro. No intuito de ajudar pessoas nesta situação (na qual
eu mesmo já me encontrei) resolvi criar o projeto “Como ser um FRANQUEADOR”.
Se você tem um negócio lucrativo e tem condições de contratar
uma boa empresa de consultoria para auxiliá-lo no processo de
formatação, não pense duas vezes em seguir este caminho. Agora se existe
uma limitação de recursos financeiros, acompanhe este projeto e
aprenda como fazer esta transformação na sua empresa que pode fazer de
você um novo milionário, trabalhando sério, alavancando os seus ganhos
através da expansão da sua rede.
Não espere por circunstâncias ideais, elas nunca chegam. Janet Erskine
Stuart, 1882.
Muita gente fica esperando as condições ideais (tempo disponível,
estabilidade financeira, reserva de caixa, equipe estruturada) para transformar
sua empresa em uma franquia e quando veem já existem concorrentes com inúmeras
franquias vendidas, mesmo que com serviços e/ou produtos inferiores aos seus.
Não fique parado, o primeiro passo é simples: assine nossa lista
(gratuitamente) e receba as informações que precisa, assim que forem publicadas.
Roteiro para transformar sua empresa
em uma franquia
Se você chegou até aqui, realmente está determinado a transformar seu
negócio em uma franquia. Apresentarei então o roteiro que deverá
ser seguido:
- Análise
da Franqueabilidade
- Nem todo negócio é franqueável.
Deve ser feita uma análise de acordo com alguns critérios como grau de
inovação, lucratividade, repetibilidade, propriedade da marca, entre
outros para se chegar a conclusão se o seu negócio pode ser franqueado
com sucesso.
- Desenho
do modelo de negócio da franquia
- Na
franquia tudo deve ser pensado, desde os atrativos que farão os clientes
finais comprarem do seu franqueado até qual a estrutura de custos e
parcerias necessárias para o bom desempenho da franquia.
- Desenho
do modelo de negócio do franqueador
- Além
do modelo de negócio da unidade franqueada, é necessário pensar e definir
o modelo do franqueador. Por exemplo: que tipo de apoio será fornecido ao
franqueado, quais as formas de receita que o franqueador terá, os
royalties serão fixos ou proporcionais ao faturamento do franqueado.
Estas e outras questões não tem uma resposta pronta para todos os
negócios, cada caso requer uma análise e a identificação do que melhor
atende a necessidade daquela estrutura.
- Plano
de negócios do franqueado
- As
primeiras perguntas dos interessados em comprar uma franquia são: quanto
tenho que investir, qual o prazo de retorno, quanto poderei ganhar por
mês... para responder estas e outras perguntas é necessária a elaboração
de um plano de negócios.
- Plano
de negócios do franqueador
- O
negócio precisa ser bom para o franqueado e para o franqueador. A taxa de
franquia, os royalties e demais receitas devem ser suficientes para arcar
com todos os custos como consultoria de campo, suporte ao franqueado,
etc. e ainda gerar o lucro esperado pelo franqueador. Esta análise
acontece no plano de negócios.
- Circular
de Oferta de Franquia
- A
legislação brasileira possui uma lei específica (nº 8.955/94) sobre o
funcionamento do sistema de franquias, e um dos pontos essenciais
definidos por esta lei é a Circular de Oferta de Franquia (COF). Este
documento é obrigatório e deve conter uma série informações sobre o
negócio e sobre o modelo de franquia adotado.
- Elaboração
de manuais do franqueado
- Para
transferir o know-how (forma de trabalhar) da sua
empresa para o franqueado são necessários manuais que detalhem tudo que
deve ser feito. Manuais bem elaborados facilitam a gestão e contribuem
para a padronização dos processos da rede e o sucesso do negócio.
- Elaboração
dos treinamentos para o franqueado
- Além
dos manuais, na grande maioria dos negócios, são necessários treinamentos
(baseados nos manuais) para que o franqueado e a sua equipe realmente
sejam capacitados na forma de trabalhar esperada.
- Elaboração
dos manuais do franqueador
- Quando
a franquia começa a funcionar efetivamente, outras pessoas devem
participar da sua operação e assim são necessários manuais que orientem
sobre como os processos da franqueadora devem ocorrer.
- Formalização
da franqueadora
- Hoje,
com seu negócio você tem uma empresa autorizada (alvará) a comercializar
determinado tipo de produto ou serviço. Quando vira um franqueador o
produto vendido passa a ser outro: a franquia, e assim precisa fazer uma
alteração no contrato social, ou abrir uma nova empresa (em função
de questões tributárias, normalmente é o mais adequado) para poder
realizar esta nova atividade.
- Mecanismos
de gestão (softwares)
- A
base do sucesso de qualquer negócio é o controle da sua gestão, e no
caso das franquias uma interação bem ajustada entre franqueado e
franqueador é a chave para isto. Existem excelentes softwares no mercado
que podem contribuir para isto refinar os mecanismos de gestão da sua
empresa.
- Contrato
de franquia
- A
lei de franquias permite que você estruture a sua franquia da maneira que
achar melhor (respeitando alguns limites, obviamente). As regras são
definidas pelo franqueador, mas depois que são estabelecidas, devem ser rigorosamente
cumpridas. Estas regras de funcionamento da sua franquia são
estabelecidas no contrato de franquia.
- Estratégias
de comercialização
- Neste
momento toda a formatação foi estruturada e a empresa está pronta para
começar a atuar efetivamente como uma franqueadora, e para isto precisa
vender franquias. Deve-se estruturar uma estratégia de comercialização
que busque o maior retorno com o menor investimento possível.
- Gestão
da rede
- Com
a franquia já em funcionamento é preciso fazer a gestão da rede de
franqueados. Esta gestão envolve atividade como realizar consultorias de
campo, ter um call center para atender franqueados e clientes finais,
desenvolver ações de marketing, entre outros.
Este roteiro mostra em linhas gerais o caminho que deve ser percorrido
por uma empresa que pretende ser uma franqueadora. O trabalho agora consiste em ir
desenvolvendo cada uma destas etapas. Não é fácil, mas é totalmente
possível!
Fico feliz em compartilhar este material com você, pois quando entrei
neste mundo do franchising percebi uma dificuldade muito
grande para obter informações objetivas que me ajudassem a formatar minha
primeira franquia e me sentirei realizado se conseguir mudar esta realidade
para novos franqueadores.
Espero que estas informações iniciais tenham ajudado! Deixe seu
comentário, ele é muito importante para saber se os conteúdos
disponibilizados são úteis.
Desejo sucesso na sua jornada para se transformar em um franqueador.
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