Driblando o medo de falar
1)Saiba exatamente o que vai dizer no início, quase palavra
por palavra, pois neste momento estará ocorrendo maior liberação da adrenalina.
2) Leve sempre um roteiro escrito com os
principais passos de apresentação, mesmo que não precise dele. É só para dar
mais segurança.
3) Se tiver que ler algum discurso ou
mensagem, imprima o texto em um cartão grosso ou cole a folha de papel numa
cartolina, assim, se as suas mãos tremerem um pouco o público não perceberá e
você ficará mais tranqüilo.
4) Ao chegar diante do público não tenha
pressa para começar. Respire o mais tranqüilo que puder, acerte devagar a
altura do microfone (sem demonstrar que age assim de propósito), olhe para
todos os lados da platéia e comece a falar mais lentamente e com volume de voz
mais baixo. Assim, não demonstrará a instabilidade emocional para o público.
5) No início, quando o desconforto de
ficar na frente do público é maior, se houver uma mesa diretora, cumprimente
cada um dos componentes com calma. Desta forma, ganhará tempo para superar os
momentos iniciais tão difíceis. Se entre os componentes da mesa estiver um
conhecido aproveite também para fazer algum comentário pessoal.
6) Antes de falar, quando já estiver no
ambiente, não fique pensando no que vai dizer, preste atenção no que as outras
pessoas estão fazendo e tente se distrair um pouco.
7) Antes da apresentação evite conversar
com pessoas que o aborreçam, prefira falar com gente mais simpática.
8) Antes de fazer sua apresentação, reúna
os colegas de trabalho ou pessoas próximas e treine várias vezes. Lembre-se de
exercitar respostas para possíveis perguntas ou objeções, com este cuidado não
se surpreenderá diante do público.
9) Se der o branco, não se desespere.
Repita a última frase para tentar lembrar a seqüência. Se este recurso falhar,
diga aos ouvintes que mais a frente voltará ao assunto. Se ainda assim não se
lembrar, provavelmente ninguém irá cobrar por isso.
10) Todas essas recomendações ajudam no
momento de falar, mas nada substitui uma consistente preparação. Use sempre
todo o tempo de que dispõe.
Dicas para falar melhor
1) Seja você mesmo. Nenhuma técnica é
mais importante que a sua naturalidade.
2) Pronuncie bem as palavras - sem
exagero.
3) Fale com boa intensidade - nem alto
nem baixo demais - sempre de acordo com o ambiente.
4) Fale com boa velocidade - nem rápido
nem lento demais.
5) Fale com bom ritmo, alternando a
altura e a velocidade da fala para manter aceso o interesse dos ouvintes.
6) Tenha um vocabulário adequado ao
público.
7) Cuide da gramática, pois um erro nessa
área poderá comprometer a apresentação.
8) Tenha postura física correta.
9) Dê à sua fala início, meio e fim.
10) Fale com emoção - demonstre interesse
e envolvimento pelo assunto.
Como se comportar numa entrevista
ou num debate de televisão, rádio, vídeo, canal pela web....
1)Treine, treine, treine. Simule a entrevista com a ajuda de
um amigo e uma câmera de vídeo. Veja os resultados e corrija as falhas. É um
bom caminho para evitar o nervosismo.
2) Escolha a roupa certa. Prefira peças
de cores lisas, nos tons azul, vinho, bege ou cinza - uma escolha que deve
variar conforme o cenário do estúdio (tente descobrir isso com antecedência).
Esqueça as cores berrantes e as meias curtas, que deixam aparecer a perna.
Também é bom evitar acessórios brilhantes e barulhentos, que desviam a atenção
do telespectador.
3) Saiba antes se é uma entrevista só com
você ou um debate, o horário, se é ao vivo e qual o estilo do entrevistador. No
dia D, não se atrase: chegue 20 ou 30 minutos antes de começar. Tome um
cafezinho, converse, sinta o ambiente. Fazendo assim, os riscos de fazer feio
diminuem bastante.
4) Cumprimente o entrevistador com um
simples "bom dia", "boa tarde" ou "boa noite".
Nada de "é um prazer estar no seu programa", "olá, telespectadores"
e coisas do gênero.
5) Comece a responder à pergunta olhando
para o entrevistador, mas depois volte-se para a câmera. De vez em quando, olhe
de novo para ele. O ideal é olhar de 80% a 90% do tempo para a câmera. Se o
programa focalizar vocês dois o tempo todo (normalmente o estúdio tem uma TV
que mostra o que está indo ao ar), faça exatamente o contrário, olhando mais
para o entrevistador.
6) Posicione-se na cadeira sem rigidez,
mas com elegância. Coloque os dois pés no chão ou cruze as pernas. Mantenha a
cabeça levantada, mas sem exageros, para não projetar uma imagem arrogante. Não
faça gestos exagerados nem fique balançando as pernas ou se mexendo de um lado
para outro na cadeira giratória.
7) Faça a expressão facial trabalhar a
seu favor. Carrancas servem para enfeitar a proa dos barcos e espantar os maus
espíritos. Na TV, um semblante fechado serve para afugentar o público. A
fisionomia tem de estar relaxada, com um ar natural e descontraído.
8) Fale pausadamente e pronuncie bem as
palavras. Evite o "aaan... aaan" de uma frase para outra e, ao final
de cada uma, aqueles irritantes "né?", "tá?" ou "tá
entendendo?" Para não dar branco, pense mais na linha de raciocínio, sem
se preocupar demais com a construção das frases.
9) Não se mostre irritado com perguntas
ou ataques. Continue falando de maneira firme, mas sem perder a calma. Se não
quiser discorrer sobre algum assunto específico, deixe isso claro antes de
aceitar o convite.
10) Prepare-se para encerrar. Quando a
entrevista estiver no fim, relacione as informações mais importantes que você
quer transmitir e encontre uma maneira de comunicá-las da forma mais objetiva
possível. Tenha cuidado para não falar demais e acabar perdendo o foco da
resposta.
manter a platéia acordada
1) Se você fala rápido demais, repita as
mensagens mais importantes usando outras palavras. Quem não entendeu da
primeira vez entenderá da segunda. Se fala devagar, não desvie o olhar da
platéia nos instantes de pausas mais prolongadas. Após o intervalo, volte a
falar com mais ênfase.
2) Cuidado com os grunhidos
"né", e "tá". Além de horríveis, demonstram insegurança.
3) Conheça o interlocutor. Se o grupo
estiver familiarizado com o tema, não simplifique as informações.
4) Nunca, jamais, em hipótese alguma
decore a palestra. Faça um roteiro: conte o problema, apresente a solução e,
por fim, demonstre sua esperança no apoio dos diretores ao projeto.
5) Nada de tecnofobia. Mostre quanto você
está antenado com as tecnologias e vá direto ao computador. Com o sistema
data-show, você dá um clique cada vez que quer mudar a página. E se o computador
pifar? Leve umas cartolinas com as principais informações da palestra.
"Você vai mostrar que está sempre pronto para enfrentar o pior", diz
Polito.
6) Cuidado com a postura. Não fale com as
mãos nas costas, mantenha o paletó abotoado e olhe para todas as pessoas da
platéia alternadamente. Há dois erros que as pessoas costumam cometer numa
apresentação: falta de gestos ou excesso de gestos. Use-os, mas com moderação.
7) Evite as piadas. O risco de ninguém
achar graça é grande e aí, meu chapa, vai ser difícil segurar a apresentação
numa boa. Deixe a piada para o final, se for o caso.
8) Corrija problemas de dicção com dois
exercícios bem simples. Morda o dedo indicador e leia em voz alta o mais claro
possível. Dois minutos por dia bastam. Outro: leia poesias em voz alta. Esse é
o mais eficiente dos dois, segundo Polito. Além de melhorar a dicção, pode ser
muito romântico.
Tenha e faça uma bela apresentação, esteja sempre preparado, agora só depende de você.
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