Vendas: Como ampliar o seu Negócio
O papel do vendedor, tem mudado
nos últimos tempos. Em uma sociedade globalizada competitiva baseada em
informações, em que o tempo pode ser até
igual para todos, entretanto torna-se
um recurso cada vez mais escasso e valioso para aqueles que bem sabe
utiliza-lo, o vendedor tirador de pedido
esta morrendo.
As novas forças de vendas são formadas por
homens e mulheres que prestam serviços
ao cliente. Nem podem mais ser chamados de vendedores, mas consultores de negócios.
E neste sentido as empresas precisam de pessoas que saibam ouvir os clientes
não só com o sentido físico mas em todos os aspectos de suas atitudes
para melhorar os serviços quê oferecem.
Para muitos ainda ouvir o cliente é uma
novidade, pois a maioria dos profissionais
tendem e são acostumados a falar
sempre, encenando sempre um monólogo de vendas, as velhas e antigas técnicas de vendas ensinavam que os vendedores deveriam ser convincentes o
bastante para derrubar os argumentos de seus clientes, encerrando a visita
sempre com pedido.
A disputa
em um mercado competitivo onde produtos e serviços tecnologicamente são
muito parecidos, cabe ao profissional preparado que sabe ouvir,
apresenta sugestões certas e na
hora certa e contribuem para que as vendas deslanchem e para que o
cliente saia satisfeito, buscando sempre
a sua empresa com seus diferenciais.
Apesar de muitos ainda se basearem na lei do
preço e prazo. Vendedores de sucesso focalizam
sua argumentação de
vendas em catálogos, amostras, embasamento técnico, pesquisas, conhecimento
do mercado ( concorrentes, clientes e
suas necessidades pontos fortes e fracos)
conhecem ainda seus produtos e a melhor forma de oferecer um serviço ao cliente. Entretanto
sabemos que há ainda muita gente se dizendo profissional de vendas limitando-se somente a argumentação verbal..
O Trabalho do profissional de sucesso depende de metodologias, procedimentos, rotinas informatizadas um bom
sistema de gerenciamento de informações que simplifiquem sua atividade diária,
retirando dela toda burocracia desnecessária e estressante mas dando ao
profissional todas as informações para o sucesso de suas ações, afinal de
contas informação é poder e quem as bem usa torna-se poderoso e aquela história
que um bom vendedor não precisa ser organizado e balela de gente preguiçosa, e
para aqueles dispostos ao sucesso um bom esforço de marketing direto,
telemarketing, entre muitas outras ferramentas que podem auxilia-los na intensificação da
conquista e manutenção dos clientes.
O vendedor que fica preso a rotinas
burocráticas do escritório é como um avião comercial no solo, não dá lucro,
Assim o vendedor deve ser orientado, treinado
para torna-se um braço do marketing, para isto a empresa deve ser direcionada e estimulada através de
uma correta metodologia de um plano de
marketing e vendas..
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