Descobrindo o Ponto, a localização Perfeita para seu negócio.

 A localização é um fator crucial para o sucesso de um novo negócio. Um bom ponto comercial pode facilitar atrair clientes, reduzir custos e aumentar as vendas. Por isso, é importante fazer uma análise cuidadosa antes de tomar a decisão de onde abrir o negócio.


O Check list abaixo pode ser usado como um roteiro para ajudar o empreendedor a tomar a melhor decisão. Ele inclui os principais fatores que devem ser considerados na análise do ponto comercial.

Se quiser para facilitar voce pode criar uma planilha como roteiro para determinar o ponto de um novo negócio

Dados do negócio

  • Nome do negócio:
  • Tipo de negócio:
  • Segmento de mercado:
  • Público-alvo:
  • Verifique mão de obra disponivel
  • Faturamento esperado:

Análise do mercado

  • Pesquisa de mercado:
    • Quanto vale o mercado?
    • Qual a concorrência?
    • Qual a demanda?
  • Análise da concorrência:
    • Onde estão localizados?
    • Quais são suas vantagens e desvantagens?
    • Qual é o seu público-alvo?

Análise do ponto comercial

  • Localização:
    • Próximo a pontos de interesse:
      • Estações de metrô ou trem:
      • Terminal de ônibus:
      • Shopping center:
      • Parques ou praças:
      • Escolas ou universidades:
    • Cercado de outros negócios:
      • Do mesmo segmento:
      • De outros segmentos:
    • Acesso:
      • Fácil acesso de carro:
      • Fácil acesso de ônibus:
      • Fácil acesso a pé:
  • Preço:
    • Valor do aluguel:
    • Valor do condomínio:
    • Impostos:
  • Dimensões:
    • Área útil:
    • Área total:
  • Características:
    • Estrutura física:
    • Instalações:

·        Acessibilidade:

 Recomendações

Aqui estão algumas dicas adicionais para determinar o ponto de um novo negócio:


·      Faça uma pesquisa de mercado para entender o tamanho do mercado, a concorrência e a demanda.

·      Analise a concorrência para entender os pontos fortes e fracos dos seus concorrentes.

·      Considere a localização do seu público-alvo.


·      Faça uma visita ao ponto comercial para avaliar a sua estrutura e as suas características.


·      Verifique também o plano Diretor da Cidade, bairro, distrito e a lei do zoneamento da cidade do novo negócio.


·      Se a localização apresenta aspectos negativos, isso pode comprometer o desempenho das vendas. É oportuno pensar em mudar o empreendimento para um lugar melhor e mais estratégico, mesmo que isso signifique investir mais em infraestrutura e propaganda.


·      Dados Econômicos do bairro, cidade: número de habitantes, negócios(vocação), tipos de ramos de atividade e segmentos


·      Faça uma análise de viabilidade. Leve em consideração todos os fatores acima para determinar se a localização escolhida é a melhor para o seu negócio.

·      Considere os custos. O aluguel, os impostos e outras taxas podem variar de acordo com a localização.

·      Considere o acesso e a logistica. O local deve ser fácil de chegar para os seus clientes.

·      Preste atenção à segurança. A região deve ser segura para os seus clientes e funcionários

·      Lembre-se que o preço do aluguel é apenas um dos fatores a ser considerado.


·      Leve em conta também o momento do mercado em que pretende trabalhar no Macro e Micro ambiente: Politico, Economico, Social,  Tecnologico e Ambiental.


·      Seja criativo. Não tenha medo de pensar fora da caixa e escolher uma localização que seja diferente da concorrência.

 

Ao seguir essas dicas, você estará mais bem preparado para tomar a melhor decisão sobre o ponto de seu novo negócio. Como você pode perceber a localização é um fator importante, mas não é o único. Para ter sucesso, você também precisa ter um bom produto ou serviço, um preço competitivo e uma equipe de funcionários qualificada.A diferença entre alcançar ou não resultados positivos pode vir da seleção do ponto comercial onde seu negócio vai funcionar.

 Suas impressões,  Pontos positivos e negativos

 Agora é hora de tomar a decisão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário