A localização é um fator crucial para o sucesso de um novo negócio. Um bom ponto comercial pode facilitar atrair clientes, reduzir custos e aumentar as vendas. Por isso, é importante fazer uma análise cuidadosa antes de tomar a decisão de onde abrir o negócio.
O Check list abaixo pode ser
usado como um roteiro para ajudar o empreendedor a tomar a melhor decisão. Ele inclui os principais fatores que devem ser considerados na análise do ponto
comercial.
Se quiser para facilitar voce
pode criar uma planilha como roteiro para determinar o ponto de um novo negócio
Dados do negócio
- Nome do
negócio:
- Tipo de
negócio:
- Segmento
de mercado:
- Público-alvo:
- Verifique
mão de obra disponivel
- Faturamento
esperado:
Análise do mercado
- Pesquisa
de mercado:
- Quanto
vale o mercado?
- Qual a
concorrência?
- Qual a
demanda?
- Análise
da concorrência:
- Onde
estão localizados?
- Quais
são suas vantagens e desvantagens?
- Qual é
o seu público-alvo?
Análise do ponto comercial
- Localização:
- Próximo
a pontos de interesse:
- Estações
de metrô ou trem:
- Terminal
de ônibus:
- Shopping
center:
- Parques
ou praças:
- Escolas
ou universidades:
- Cercado
de outros negócios:
- Do
mesmo segmento:
- De
outros segmentos:
- Acesso:
- Fácil
acesso de carro:
- Fácil
acesso de ônibus:
- Fácil
acesso a pé:
- Preço:
- Valor
do aluguel:
- Valor
do condomínio:
- Impostos:
- Dimensões:
- Área
útil:
- Área
total:
- Características:
- Estrutura
física:
- Instalações:
·
Acessibilidade:
Aqui estão algumas dicas adicionais para determinar o ponto de um novo negócio:
· Faça uma pesquisa de mercado para entender o tamanho do mercado, a concorrência e a demanda.
· Analise a concorrência para entender os pontos fortes e fracos dos seus concorrentes.
·
Considere a localização do seu público-alvo.
·
Faça uma visita ao ponto comercial para avaliar a
sua estrutura e as suas características.
·
Verifique também o plano Diretor da Cidade, bairro,
distrito e a lei do zoneamento da cidade do novo negócio.
· Se a
localização apresenta aspectos negativos, isso pode comprometer o desempenho
das vendas. É oportuno pensar em mudar o empreendimento para um lugar melhor e
mais estratégico, mesmo que isso signifique investir mais em infraestrutura e
propaganda.
· Dados Econômicos
do bairro, cidade: número de habitantes, negócios(vocação), tipos de ramos de
atividade e segmentos
· Faça uma análise de viabilidade. Leve em consideração todos os
fatores acima para determinar se a localização escolhida é a melhor para o seu
negócio.
· Considere os custos. O aluguel, os impostos e outras
taxas podem variar de acordo com a localização.
· Considere o acesso e a logistica. O local deve ser fácil de chegar para os seus clientes.
· Preste atenção à segurança. A região deve ser segura para
os seus clientes e funcionários
· Lembre-se
que o preço do aluguel é apenas um dos fatores a ser considerado.
· Leve em
conta também o momento do mercado em que pretende trabalhar no Macro e Micro
ambiente: Politico, Economico, Social, Tecnologico e Ambiental.
· Seja criativo. Não tenha medo de pensar fora
da caixa e escolher uma localização que seja diferente da concorrência.
Ao seguir
essas dicas, você estará mais bem preparado para tomar a melhor decisão sobre o
ponto de seu novo negócio.
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