Uma História para se Refletir no dia Do cliente 15 de Setembro e sempre se quiser vender Mais.

Um  fósforo,  uma  bala  de  menta,  uma xícara de café e um jornal: estes quatro elementos   fazem  parte  de  uma  das  melhores  histórias sobre atendimento, marketing e vendas .

Um homem estava dirigindo há horas e, cansado da estrada, resolveu procurar um  hotel  ou  uma  pousada  para  descansar. Em poucos minutos, avistou um letreiro  luminoso  com  o nome: Hotel Venetia. Quando chegou à recepção, o  hall  do hotel estava iluminado com luz suave. Atrás do balcão, uma moça de rosto alegre o saudou amavelmente:

   "- Bem-vindo ao Venetia!"

 Três   minutos   após   essa   saudação,   o   hóspede   já  se encontrava confortavelmente   instalado   no   seu   quarto  e  impressionado  com os procedimentos:  tudo  muito  rápido  e  prático.  No  quarto,  uma discreta opulência;   uma  cama,  impecavelmente  limpa,  uma  lareira,  um fósforo apropriado  em  posição  perfeitamente  alinhada  sobre a lareira, paraser riscado. Era demais! Aquele homem que queria um quarto apenas para passar a noite, começou a pensar que estava com sorte.  Mudou de roupa para o jantar (a moça da recepção fizera o pedido no momento do  registro).  A  refeição  foi  tão  deliciosa,  como  tudo  o  que tinha experimentado,  naquele local, até então. Assinou a conta e retornou para o quarto.  Fazia frio e ele estava ansioso pelo fogo da lareira. Qual não foi a  sua surpresa! Alguém havia se antecipado a ele, pois havia um lindo fogo crepitante na lareira. A cama estava preparada, os travesseiros arrumados e uma bala de menta sobre cada um. Que noite agradável aquela!

 Na  manhã  seguinte,  o hóspede acordou com um estranho borbulhar, vindo do banheiro.  Saiu  da cama para investigar. Simplesmente uma cafeteira ligada por  um  timer automático, estava preparando o seu café e, junto um cartão que dizia: "Sua marca predileta de café. Bom apetite!" Era mesmo! Como eles podiam  saber  desse detalhe? De repente, lembrou-se: no jantar perguntaram qual  a  sua marca preferida de café. Em seguida, ele ouve um leve toque na porta.  Ao  abrir, havia um jornal. "Mas, como pode ?! É o meu jornal! Como eles  adivinharam?"  Mais  uma  vez,  lembrou-se  de quando se registrou:  a recepcionista havia perguntado qual jornal ele preferia.  O  cliente  deixou  o  hotel encantando. Feliz pela sorte de ter ficado num lugar tão acolhedor. Mas, o que esse hotel fizera mesmo de especial? Apenas ofereceram um fósforo, uma bala de menta, uma xícara de café e um jornal.

 Nunca  se  falou  tanto  na  relação empresa-cliente como nos dias de hoje. Milhões  são  gastos  em  planos mirabolantes de marketing e, no entanto, o cliente está cada vez mais insatisfeito, mais desconfiado. Mudamos o layout  das  lojas,  pintamos  as  prateleiras, trocamos as embalagens, mas esquecemos- das pessoas.  O valor das pequenas coisas conta, e muito. A valorização do relacionamento com  o  cliente.  Fazer  com   que ele perceba que é um parceiro importante! Isto  vale  também para nossas relações pessoais (namoro, amizade, família, casamento)  enfim  pensar  no outro como ser humano é sempre uma satisfação para  quem  doa  e  para  quem  recebe.  Seremos muito mais felizes, pois a verdadeira  felicidade está nos gestos mais simples de nosso dia-a-dia e na maioria das vezes passamos desapercebidos, toda venda racional tem o lado que passa pelo emocional.

                    "Será  que estamos perguntando para o outro o que ele realmente precisa que nós façamos? Será que tenho feito algo diferente nos últimos tempos na vida pessoal e profissional para que uma pequena  coisa torne-se um grande detalhe e um diferencial?  Será que tenho procurado cuidar dos detalhes da minha empresa? E meus colaboradores cuidam com o mesmo zelo?  Você tem se preocupado com as pessoas? Lembre-se  sempre: "O Principal detalhe não é aquele que você viu é aquele que o cliente viu"- Paulo Kroich ( livro o Profissional  do Atendimento Século XXI)  Se não fizer nada a empresa continuara sempre do mesmo “jeitão”!!!"

 

... Marketing + Vendas = Atendimento Diferenciado de Forma Positiva = A cliente freqüente mais conhecido como cliente contente....                                                                                                

 Obs.: Este Texto foi  postado por nós (Vocare-Paulo Kroich)   na revista Dom Sete/Vocare 2003) 


12  Mandamentos - dicas para melhorar a qualidade do seu atendimento

Estruture bem sua equipe de atendimento. ...

Entenda o comportamento do seu cliente. ...

Tenha uma boa comunicação. ...

Humanize o seu atendimento. ...

Acompanhe métricas de atendimento. ...

Defina bons canais para estar presente. ...

Utilize uma plataforma de atendimento.

 Use gatilhos Mentais positivos

 Trate pelo Nome

Crie uma atmosfera que agrade as pessoas

 Aprende a fazer Elogio sinceros

 Uma bem importante é Conheça bem seus produtos e serviços

 Paulo Roberto Kroich Gomes

Facilitador - Palestrante  - Marketing Vendas

 Vocare Consultoria Treinamento e Marketing 

Nenhum comentário:

Postar um comentário