Desde da época
do Paleolítico á 200.000 anos atrás o homem
vem evoluindo, se adaptando ao meio ambiente. Da primeira ponta
encontrada criada, afiada aperfeiçoada tornou se lança, faca.. Enfim levou
muito tempo até primeira machadinha de mão até a identificação do que podia ou nao podia,
fazer ou comer ou tinha que melhorar, passamos por eras
incontáveis por uma espécie de trevas
mentais nas quais nao se penetrava nenhum raio de inteligência como a
compreendemos ate chegarmos
aos dias atuais com todos os outros artefatos que usamos foi e é uma jornada
sem volta, com aprendizado continuo, inventando, evoluindo, se aperfeiçoando inovando, porque
então nossas empresas produtos e serviços devem permanecer na inércia, se nada
esta na inércia. Temos que ser causativos, influenciadores, relevantes inovadores.
E acredite não é apenas
propaganda nem publicidade . A inovação realmente faz uma grande diferença para
empresas de todos os tipos e tamanhos. A explicação é bastante simples: se não
mudarmos os que oferecemos ao mundo (produtos e serviços) e como os criamos e
ofertamos, correremos o risco de sermos superados por outros que o façam. Em
última instância, é uma questão de sobrevivência e como mencionei a história é bastante clara a esse respeito; a
sobrevivência não é compulsória! As empresas que sobrevivem são capazes de
mudança focada e regular. É importante observar as empresas mas bem sucedidas do seu ramo segmento e de outros nichos também, perceba que elas adotam uma visão de que está sempre a dois anos de sua
extinção parece meio louco tudo isso mas na verdade Só os paranóicos sobrevivem!
A sobrevivência não é
compulsória, não é obrigatória, a empresa que sobrevive é porque tem
competência e são capazes de mudança focada e regular, ou seja, têm um
planejamento voltado para a inovação e ele é constante e previamente elaborado,
com um pensamento pró-ativo evitando que a organização seja pega de surpresa
tendo que agir reativamente a inovação é
que faz a diferença entre as empresas, não importando o tamanho, se
uma empresa não mudar corre o risco de ser superada por outra que ofereça um
produto ou serviço que atenda melhor o consumidor.
A exemplo o método de estímulo utilizado pela Microsoft é
ter sempre a visão de que está próximo da extinção, cerca de dois anos apenas,
o que leva a empresa a sempre ter fôlego para inovar, para criar novas soluções
que possa atender melhor seu cliente e conquistar novos , manter os atuais, permitindo assim estar
à frente da concorrência, este é só um dos exemplos no mercado existe muito mais.
Observe, e lembre-se Lavoisier uma vez disse a frase “Na Natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”.
A inovação é algo necessário para
que a empresa se mantenha no mercado, é algo que deve ser buscado
antecipadamente de forma planejada para evitar que a organização seja pega de
surpresa e tenha que tomar decisões com pouco espaço de tempo, a inovação deve
ser vista como algo que já faz parte do planejamento da empresa, aquilo que
passa ser regular dentro da gestão empresarial.
As fontes para novas idéias de
negócio encontram-se em todo o lado. Na sua base devem estar sempre
necessidades humanas, pois são estas que motivam o aparecimento de mercados
completos, com oferta e procura. Podemos encontrar necessidades ainda não
satisfeitas de todo (mercado incompleto só com procura) ou que podem ser
melhores satisfeitas, desde que saibamos criar um novo produto (bem, serviço ou
idéia) para esse fim. Em cada país e região é possível descobrir produtos e serviços que poderiam ser também produzidos nacionalmente, localmente, o que constitui outra fonte
de idéias novas para negócios, afinal nem todas as mentes brilhantes estão no exterior. No entanto, só valerá a pena substituir
importações se formos capazes de produzir com mais qualidade e/ou mais barato.
As necessidades humanas é que
motivam o aparecimento de mercados completos, com oferta e procura. Isso
significa que primeiro: existem informações para atender a todas as transações
e segundo: os recursos são utilizados para se obter o mais elevado retorno.
Isso vai ajudar a concorrência a ofertar um produto ou serviço com inovação,
mais qualidade e estimulando ao mesmo tempo a própria necessidade de inovação
entre as organizações.
Existem necessidades não
satisfeitas e necessidades que melhor podem ser satisfeitas, o que é
uma grande oportunidade para se ganhar o mercado criando novos produtos ou
melhorando os que existem. Isso tudo através de inovação, de um pensamento que
resolva as necessidades e desejos do consumidor das pessoas.
Idéias para inovação estão em
toda parte assim como necessidades para se criar ou modificar produtos e
serviços, basta apenas fazer uma análise mais aprofundada sobre o assunto, Quantas vezes você já fez isto. Tenho certeza que muitas vezes você pode ter se tornado um tarefeiro na empresa, é preciso fazer algumas atividades operacionais é verdade mas planejar e inovar é essencial para sobrevivência.
Necessidades e desejo do
consumidor, esse é o combustível para a existência do mercado e em conseqüência
da concorrência que vai buscar a inovação para atrair e atender o cliente
proporcionando a continuidade do negócio.
Há muito tempo, discute-se a
inovação como motor do crescimento. É importante observar que ela também pode
promover o progresso independentemente da situação econômica como um todo. A
inovação tem sido tópico de discussão e debate por séculos. Historiadores
econômicos do século XIX observaram que a aceleração do crescimento econômico
foi resultante de processo tecnológico.
O processo tecnológico ajudou na
aceleração do crescimento econômico, isso verificado por historiadores do
século XIX e posteriormente no século XX, ou seja, a tecnologia é um componente responsável pelo sucesso
econômico de uma sociedade, ultrapassando fronteiras, levando crescimento a
outros países e regiões.
Inovar não é tecnologia, mas
pode-se inovar utilizando a tecnologia, e isso vai trazer uma maior segurança
no sucesso da inovação, pois, como já foi dito, a tecnologia também estimula o
crescimento econômico.
Inovar é criar algo novo melhor
que o anterior, assim quando a empresa inova cria o novo atendendo às
necessidades e desejos do consumidor estimulando o consumo, a economia, o
crescimento e o progresso dando continuidade ao negócio da empresa e isso,
independente da situação econômica geral que se vive uma sociedade.
As empresas de hoje vivem um
enorme desafio de permanecerem continuamente atuantes no mercado, melhor
dizendo, vivem o desafio de continuarem existindo.
Diante de tantas informações de
vários autores mencionadas no atual trabalho, verifica-se que é necessário para
as organizações continuarem trabalhando para que essa continuidade no mercado
seja perene, e para isso devem se antecipar na inovação de seus produtos e
serviços, sempre atentos pensando “o que o mercado necessita de melhor?”.
A inovação é uma enorme força que
é buscada atualmente para se vencer não somente a concorrência, mas também as
crises econômicas, e praticamente em grande parte das empresas se praticam
inovação mesmo sem perceber. O que deve ser observado é que fazer inovação com
planejamento potencializa em muito o sucesso da estratégia da empresa.
As empresas devem acreditar que o
mercado mudou e sempre estará em constantes mudanças, e essa mudança do mercado
mudou o consumidor que agora é dono de si, é um consumidor que faz exigências,
que tem suas necessidades e desejos próprios e singulares, é um consumidor que
precisa ser atendido e que é servido por várias empresas que produzem os mesmos
produtos e serviços.
A Estratégia de Inovação de
produtos e serviços vem trazer uma saída para as empresas que trabalham
diariamente focadas na sua continuidade no mercado em busca de melhorar o seu
faturamento. Inovar com planejamento significa atender ao que o consumidor
busca, é tornar seus produtos e serviços sólidos no mercado, é torná-los fortes
para vencer a concorrência, fazendo da continuidade do negócio uma realidade. Então Inove, Inovar é preciso. !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário