Todos querem trabalhar numa excelente corporação. Todos querem estar nas "Melhores Empresas Para Se Trabalhar". O que nem todos captam é que quem faz esta ou aquela empresa ser uma organização bem-quista por todos são as pessoas. São os funcionários, os capitais humanos que fazem com que uma empresa cresça e se multiplique em seu nicho mercadológico. Logo, o que faz uma empresa ser melhor para se trabalhar é a própria pessoa que nela atua
.Várias pessoas têm conversado comigo, seja após minhas palestras, ou nos cursos, e me perguntam quais habilidades esses profissionais devem ter para fazer de qualquer organização uma empresa melhor. Como estou sempre observando o mercado e atuando nas empresas onde procuro identificar tendências e analisar como é o comportamento das pessoas, pude perceber quais são as necessidades das organizações, e quais são os profissionais que estão um passo à frente dos demais.
Abaixo procurei sintetizar o que observei para poder compartilhar com você um pouco dessas habilidades que, creio, são imprescindíveis. Noto que essas habilidades fazem parte das pessoas que possuem um perfil empreendedor ou os chamados intra-empreendedores que fazem a diferença nas organizações. Nas minhas palestras, costumo dizer que, se que deve se contratar pessoas com atitudes dando preferência acima da técnica, pois técnica se ensina, atitude não, atitude vem de dentro é aquela pessoa cheia de vitalidade, de energia, que não vê a hora de arregaçar as mangas e começar a fazer aquilo que ela tem de melhor que já vai fazendo, porque ela tem consciência do que pode agregar e o que pode fazer de diferente em seu ambiente profissional.
Além disso essa pessoa tem um brilho único no olhar e da consciência da relevância que ela tem no que faz, observei ainda outras habilidades:
· Integridade e coerência em
conseguir que as pessoas se comprometam com ela e que gostem de cooperar.
· Flexibilidade para lidar
com imprevistos e conseguir contorná-los.
· Autoconfiança e
autoconhecimento são importantes para sua segurança em tomar decisões e assumir
riscos.
· Intuição para ajudar a
desenvolver ainda mais a capacidade criativa e a agir quando o tempo é escasso.
· Capacidade crítica para
analisar dados, informações, circunstâncias e ações, ajudando na tomada de
decisões.
· Iniciativa para tornar
reais as boas idéias e para agir com velocidade e inovação.
· Compreensão da cultura da
companhia e de todos que fazem parte dela.
· Bom relacionamento com a
hierarquia, colegas de trabalho, clientes e fornecedores.
· Liderança e empatia para
trabalhar em equipe, para interpretar o comportamento das pessoas que estão
próximas e encorajá-las a expressar suas idéias, sentimentos e opiniões.
· Visão de negócio, para não
desperdiçar oportunidades.
· Capacidade de comunicação
e de negociação, fundamentais para conseguir realizar acordos em qualquer área
de atuação.
· Capacidade de aprendizagem
e de desenvolvimento pessoal para estar sempre disposto a iniciar novas tarefas
e buscar novos enfoques para as ações realizadas no trabalho.
· Autocontrole e gestão das emoções para
controlar as situações difíceis que surgem diante de pressões, cobranças,
estresse e hostilidade.
Um profissional deve analisar quais destas características estão presentes em
suas ações, e verificar os momentos em que elas se sobressaem. Deve observar e
avaliar seu comportamento, para investir, desenvolver e potencializar as
habilidades que não estão muito presentes no seu dia-a-dia. Assim, tanto
profissional como empresa terão uma atuação máxima, e a empresa melhor para se
trabalhar terá essa classificação, pois possuirá os melhores profissionais para
se contratar.
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