Mesmo as pessoas muito ricas sofrem um fenômeno chamado restrição orçamentária, ou seja, existe um limite de gastos que deve ser menor ou igual a sua renda. Caso gaste menos fará algum tipo de poupança, caso gaste mais que sua renda precisará recorrer a uma poupança passada ou fazer um financiamento. Este fenômeno é o primeiro limitador da demanda de qualquer mercado. Se a economia entra em crise a demanda cai e o mercado diminui seu ritmo.
Os
consumidores elegem prioridades dentro de sua capacidade de pagamento ou
restrição orçamentária. A procura é sempre pelo melhor Custo x Benefício e esta
escolha está baseada na percepção de valor. Um produto pode estar barato e ter
valor para um cliente e para outro não.
Quando
um produto oferecido ao mercado tem seu preço elevado, sem que haja uma
contrapartida de valor agregado, a demanda diminui, ou seja, o volume vendido e
a quantidade de clientes interessados são menores. No outro lado da moeda estão
os mercados onde há muitos competidores e muita oferta de um mesmo produto. Estes ganham dinheiro baseados no volume de
vendas de produtos com baixo preço.
Se a
procura por um determinado produto aumentar e a oferta perm
anecer a mesma,
existe uma tendência de aumento de preços. Se a demanda diminuir, os ofertantes
se obrigam a baixar preços. Um exemplo disto é o ramo de confecções de roupas:
O que está na moda nesta estação, não terá procura na próxima.
A
demanda pode ser instigada por ações de marketing, que vão despertar no
público-alvo o interesse pelo consumo de determinado produto. O produto deve
entrar nas prioridades do consumidor como algo de valor e que ele acredite
necessitar.
A lei da oferta e demanda, exposta da forma como descrita acima, é a melhor forma de iniciar os levantamentos para um pequeno negócio. É o ponto de partida para avaliar a viabilidade do empreendimento. Na ótica do produto, o mesmo apresenta valor agregado? Tem um diferencial competitivo? No tocante ao mercado, quantos concorrentes estão atuando? Com que preço? Existe algum valor, ou um diferencial cmpetitivo que difere da sua empresa e faz cm que as pessoas queiram a outra empresa(produtos/serviços) invés da sua. Já com relação ao consumidor é importante saber se ele tem sua necessidade satisfeita, quanto aceita pagar e se percebe valor no seu produto ou serviço.
PRINCÍPIOS DA ECONOMIA: LEI DA OFERTA E DEMANDA
A
procura, ou demanda, reflete o que se deseja consumir. Significa ter
predisposição à compra, enquanto comprar é efetuar uma aquisição.
Uma
representa a intenção, enquanto a outra, a ação. Por sua vez, a oferta tem a
ver com o propósito principal por que as empresas se motivam a fabricar seus
produtos. Da mesma forma que ocorre no caso da demanda, é importante distinguir
a diferença entre oferecer e vender. Oferecer é ter a intenção ou estar
disposto a vender, enquanto vender é fazê-lo realmente. Portanto, a oferta é
regida pelo intuito de venda dos
produtores.
A lei
da oferta e da procura, então, pretende coordenar o humor do mercado mediante
as escolhas de seu público em relação aos produtos e serviços oferecidos. Do
equilíbrio entre eventualidade e efetividade de compra resulta a quantidade e o
preço razoáveis a que deve ser transacionado cada bem.
Implicitamente
compradores e vendedores pactuam o preço de um bem ou serviço e pelo valor
apropriado ocorrem as transações. Os preços influenciam as decisões de
produtores e consumidores no mercado.
Preços
baixos estimulam o consumo e inibem a produção, enquanto o inverso reduz o
consumo e encoraja a produção.
De
modo conclusivo, oferta e demanda são as forças que movem a economia de
mercado. Determinam em que quantidade se deve produzir um produto e a que preço
deve ser vendido.
Tudo
gira em torno da relação entre empresas e consumidores. Desse convívio nascem
os estímulos à procura, oferta e formação de preços. De um lado, se acha a
demanda, onde se concentram as necessidades individuais de consumo. Do outro, a
oferta, representando as empresas e seus produtos ou serviços. Entre ambas
emerge o mercado, lugar em que se acomoda o intercâmbio de interesses.
Isto
posto, mãos à obra! Reavalie sua empresa, seu plano de negócios renove-se,
inove.
Paulo
Kroich
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