Considerando um cenário em que os clientes estão
mais exigentes e o mercado cada vez mais competitivo, entender a importância
de escolher as cores certas para o seu ponto de venda é fundamental.
Da mesma forma que uma tonalidade pode atrair determinados consumidores e aumentar as vendas,
ela pode também repelir certo tipo de público.
As
cores possuem o poder de influenciar a compra de um produto e, até mesmo, o
número de visitantes que passam pela loja. Com escolhas mais adequadas, você
pode melhorar bastante o desempenho do seu negócio. Confira o conteúdo a seguir
e saiba como escolher as cores da loja, seguindo nossas dicas. Acompanhe!
ESCOLHENDO
AS CORES IDEAIS PARA SUA LOJA
O
VERMELHO
O
vermelho é um tom muito quente e intenso e também é uma cor estimulante,
responsável por ativar as emoções no corpo. Pode aumentar as batidas do coração
e a pressão sanguínea, assim como acelerar a respiração. Para utilizá-la, você
precisa estar envolvido em um setor ou segmento no qual essas sensações são
desejáveis.
O
vermelho passa confiança e sugere um lugar de atitude! É uma cor de paixão,
indicada para detalhes como prateleiras e stands.
O
LARANJA
O
laranja guarda similaridades com o vermelho, especialmente por também ser um
tom bem quente. Cheio de energia, ele é muito amigável e bastante convidativo.
Dependendo do contexto, representa equilíbrio e, também, entusiasmo. É uma cor
que incita ambientes sociais, alegres e excitantes.
Traz
calor, mas sem tanta intensidade que o vermelho. É indicado para escolas de
idiomas, lanchonetes e comércios de alimentos.
O
AMARELO
Vibrante
e solar, a cor amarela energiza todo o ambiente. É muito alegre, para cima e,
assim como o vermelho, possui poderes estimulantes. É bom para ambientes que
necessitam de comunicação, trazendo a percepção de esperança e otimismo.
O
VERDE
Refrescante
e equilibrado, o verde traz a sensação de tranquilidade e saúde, e por isso é
uma das tonalidades favoritas de muitas pessoas. A cor também é muito usada em
hospitais e lugares associados à área médica. Também passa a sensação de ser um
lugar com muita vitalidade, pois remete à natureza e à fertilidade.
É
bom para ambientes que necessitam de calma, aliviando o stress e trazendo um
pouco mais de paz para as pessoas.
O AZUL
A
cor azul, por ser mais fria, é diretamente ligada com a calma e com a
espiritualidade. Ela carrega a sensação de calma, segurança e confiança.
Estimula a criatividade e as atividades de contemplação.
Pode
ser usado tanto em lojas de grife, óticas e acessórios femininos, quanto em
comércios de eletrônicos e relacionados a crianças e jovens.
BRANCO
Não
dá para falar em escolher as cores da loja sem citar aquela que costuma ser a
favorita na decoração de muitos ambientes: a cor branca. A cor representa,
acima de tudo, a paz. No entanto, também é indicativa de pureza, inocência e
tranquilidade.
Ela
evoca sentimentos refrescantes e cai bem com praticamente qualquer coisa. A sua
escolha pode funcionar muito bem em lojas de varejo de moda.
PRETO
O
preto é a campeã de elegância e carrega muita força, mas também algum mistério.
É uma boa escolha para comércios que precisam ligar seu funcionamento a esse
tipo de sensação, mas utilizar essa tonalidade estrategicamente pode ser
interessante, por exemplo, para fazer com que espaços muito grandes pareçam
menores e mais aconchegantes.
Por
outro lado, quando usado nas paredes de fundo do estabelecimento, os tons
escuros também podem contribuir para o ampliar a sensação de tamanho do
ambiente. Se combinado com roxo, verde-escuro ou vermelho, ela pode deixar o
local com ar mais nobre, remetendo inclusive aos brasões da realeza.
O ROXO
Cor
bastante intensa, a mistura de vermelho com azul mescla na dose certa
espiritualidade e sucesso. Tem a ver com a sabedoria, associado a áreas do
cérebro.
É
muito bom para estimular a criatividade. Tem a ver com lojas inovadoras,
modernas e sofisticadas. Por esse motivo, pode ser usado em lojas de roupas,
biquínis, presentes e importados.
OURO
O
ouro é, logicamente, uma cor que é ligada com elegância e sisudez, que pode
sugerir riqueza e poder. Em um estabelecimento comercial, essa tonalidade
sugere ao consumidor que o produto pode ter um custo mais elevado, mas que
também é de grande qualidade.
ACERTANDO
NAS GRADAÇÕES E NA PALETA DE CORES
CORES
NEUTRAS PARA CRIAR AMPLITUDE
Trazendo
a sensação de amplitude e ventilação para o ambiente, os tons mais neutros
fazem com que o lugar pareça mais “aberto”. O palha, o gelo e o cinza claro são
indicados para este caso.
Evite
pintar todas as paredes de branco! Caso contrário, pode criar uma sensação
indesejável de frieza.
TONS
ESCUROS TRAZEM ELEGÂNCIA
Bons
para ambientes muito amplos, as cores mais fechadas fazem os olhos perceberem o
espaço menor, podendo também ser bom para tornar os ambientes mais
aconchegantes.
Cores
como o verde escuro, o vermelho escarlate e o roxo trazem um ar de nobreza ao
ambiente.
CORES
PASTÉIS E A ONDA NÓRDICA
Acompanhando
a tendência da moda em usar cores típicas dos países escandinavos, tons pastéis
são indicadas para ambientes que precisam de tranquilidade e neutralidade.
Pode
ser usada em lojas de cosméticos, de produtos zen e, também, em lojas de
produtos naturais e de crianças.
CORES
VIBRANTES PARA LEVANTAR O ASTRAL
Já
as cores vibrantes causam impacto na aparência e devem ser usadas com muito
cuidado, preferencialmente, em detalhes da loja.
Elas
servem para comércios que lidam com um público jovem e dinâmico, como lojas de
tecnologia, eletrodomésticos e móveis em geral.
Para escolher as cores certas para a sua loja, é
preciso ir fundo em qual perfil você pretende atender. Algumas lojas consagradas
popularizaram um tipo de combinação, mas não é porque você está naquele ramo
que vai funcionar para o seu público.
COMO
COMBINAR CORES E LAYOUT?
Não
basta apenas aprender a escolher as cores, também é preciso entender como elas
se ligarão ao ambiente da loja na montagem do layout. Uma boa ideia para isso é
apostar em tonalidades complementares, a partir de uma cor principal. Nesse
caso, é interessante ter como base, por exemplo, a nuance principal do seu
logotipo.
Como
dissemos, também é muito importante usar as cores certas para o seu segmento.
Escolha sempre aquelas que fazem referência ao setor do seu negócio. Enquanto o
amarelo ou o preto estão ligados diretamente a joias, o vermelho está presente
em praticamente tudo aquilo que é relacionado com o setor de lanchonetes e
lojas de fast-food.
Por
fim, limite a quantidades de cores. Para não deixar o seu design
sobrecarregado, é interessante limitar quantas tonalidades serão aplicadas no
ambiente. Além disso, o excesso de nuances pode tirar a atenção do cliente em relação
aos elementos mais importantes, como as próprias mercadorias e anúncios.
No varejo, escolher as cores da loja de maneira
correta é determinante para garantir não apenas uma melhor aceitação dos
compradores, como também o sucesso do empreendimento como um todo. É necessário
alinhar o design da loja com o nível
social e com a idade das pessoas que quer atingir
Sendo
assim, mire nas opções corretas, capriche no layout e veja o salto que o seu
desempenho dará no final do mês!
Qual
a cor você considera a mais potente para a sua loja? Conte pra gente,
comentando em nosso post!
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