Criatividade Faz Bem



Criatividade Faz Bem
 
Criatividade e qualidade de vida, temas tão relacionados no contexto atual. Quando digo qualidade de vida, não estou referindo-me somente à saúde física do trabalhador, mas também à saúde mental.

Cada vez mais, a criatividade tem mostrado importância para os profissionais que buscam o sucesso pessoal e profissional: devemos buscar novas formas de aumentar nossa renda, garantir e conquistar a empregabilidade, tentar solucionar problemas do dia-a-dia, criar e desenvolver novos produtos, apostar em formas diferentes de atender clientes, entre outros. Além disso contribui com a sociedade através da criação de novos serviços e geração de empregos.

As empresas devem buscar, não só a sobrevivência, mas sua expansão, justificando a importância de tal competência no contexto atual; para isso, o ambiente de trabalho e a postura do líder deverão ser favoráveis à criação. Uma coisa é certa: em ambientes excessivamente rígidos, os funcionários não se sentem estimulados a produzir novas idéias.

É claro que nem sempre é possível contar com um ambiente propício para a criatividade; as empresas precisam, para sua organização, impor regras e modelos, o que acaba dificultando a inovação de idéias e uma maior resistência dos funcionários. De qualquer forma, temos observado nos Programas de Treinamento que realizamos em diversas empresas uma certa tendência, por parte das pessoas e empresas, ao desenvolvimento dessa iniciativa.



Há quanto tempo você não muda os quadros das paredes de sua casa? E a disposição dos móveis? Você faz sempre o mesmo percurso para ir ao trabalho? Questões como estas demonstram que o ato de criar não depende, necessariamente, de fatores externos.

Assim como é saudável exercitar o corpo através da prática de esportes, temos que estimular nossas mentes para identificar problemas, erros e criar soluções.


Pôr em prática a criatividade eleva a produção, diminui custos, além de aumentar a satisfação de clientes e a auto-estima do trabalhador. Mas para isso, temos que pensar em programas orientados aos objetivos da empresa, e não somente à geração de idéias. É importante trabalhar também a classificação, mensuração, a decisão na implantação, avaliação e reformulação. São poucas as idéias que nascem perfeitas; é preciso saber adequá-las ao contexto.


Como o mercado tem reagido em relação ao tema:
Os dirigentes das empresas estão chegando à conclusão de que seus funcionários merecem viver melhor. Uma prova disso é o investimento em iniciativas para melhorar a qualidade de vida de seus colaboradores e familiares, assim como a procura por programas de Treinamento.Estudos apontam que tal investimento possibilita resultados extremamente positivos na produtividade da empresa.

Aconselhamentos quanto à alimentação correta, prática de esportes, ginástica, campanha anti-tabagismo, stress e criatividade pessoal são responsáveis pela diminuição do turn-over e do absenteísmo, bem como pelo aumento da produtividade e da melhoria no relacionamento entre os integrantes da organização.

Os programas possibilitam uma abertura para o progresso e aquele que não busca a melhoria não se renova, desarticula-se do contexto e dificilmente se adapta às novas situações.


A criatividade é estudada há muito tempo, mas no contexto empresarial é recente. O tema ficava restrito às áreas de Publicidade e Propaganda ou Marketing; hoje percebe-se que é fundamental em todas as áreas da organização

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