A influência do ambiente no pequeno negócio.
Vamos
classificar como ambiente externo o que acontece fora dos portões da empresa,
mas que interferem diretamente no seu funcionamento. Esta interferência pode
ser negativa e colocar em risco o empreendimento, talvez até levá-lo à
falência. Por outro lado estes acontecimentos externos podem ser positivos e impulsioná-lo
a buscar recursos para o crescimento no mercado. Estes recursos podem ser:
conhecimento, pessoas, tecnologia, novos produtos ou dinheiro.
O
primeiro dos fatores externos é o econômico. Quanto a este fator não há nada
que possa ser feito por você exceto estar sempre em estado de alerta. São
fatores ligados a situação econômica do país, do seu estado ou do seu
município: Aumento ou decréscimo da renda familiar, Índice de inadimplência,
Variação das taxas de juros, Variação do PIB, entre outros. É sempre importante
analisar estes indicadores e medir os seus impactos no seu negócio. Agir antes
de forçado pelas circunstâncias.
Mudanças
no mercado estão ligadas ao que acontece no seu ramo de atividade. Neste
ambiente encontramos concorrentes, fornecedores, novos produtos, novas
tecnologias, comunicação e todos os atores ou ferramenta de mercado que podem influenciar
o seu negócio. Um novo produto, lançado por um concorrente pode afetar
diretamente o conceito de consumo de produtos ligados ao seu negócio. É preciso
estar munido de informações atualizadas sobre possíveis mudanças que impactam
seu negócio e fazer as adaptações necessárias para garantir sua permanência e
crescimento no mercado.
O
comportamento do consumidor também influencia o negócio. O caso mais claro é o
varejo de confecções. É necessário estar sempre atualizado com as tendências de
moda, estar atento ao comportamento das pessoas e seus hábitos de compra.
Conhecer seu público-alvo é indispensável: Renda, Sexo, Idade, Acesso à
informação e Estilo de vida.
Entender estes fatores que
influenciam o pequeno negócio pode explicar, em parte, porque algumas empresas
têm sucesso e outras não. Designe uma parte do seu expediente de trabalho para
pensar se a movimentação do ambiente vem ao encontro do que você planeja para o
seu empreendimento. Quem apaga incêndio não tem tempo de ganhar dinheiro e
perpetuar o negócio.
Dai a importância de criar
ou planejar indicadores para medir seus
resultados.
Desta forma para a gestão de
um negócio é preciso definir alguns pontos que devem ser medidos. Você não
consegue administrar o que você não mede e não consegue saber se está tendo
sucesso ou fracasso se não gerenciar. Para o pequeno negócio o desafio é
implementar indicadores, pois em geral o negócio inicia de forma empírica e vai
se adaptando ao mercado.
Todo empreendimento tem
objetivos e para alcançá-los é necessário gerenciar indicadores que permitam
tomar decisões corretas. Os indicadores fazem saltar aos olhos “luzes de
alerta” para detalhes do negócio que precisam ser corrigidos. Mas como detectar
um problema e solucioná-lo há tempo se não houver um indicador?
Dentre os indicadores
financeiros mais importantes está a lucratividade, que é o percentual de ganho
que a empresa consegue gerar. É preciso saber se há lucro na venda de produtos
ou serviços. Já a rentabilidade demonstra ao empresário a velocidade de retorno
do capital investido. Se a empresa não trás retorno é preciso mudar algo ou
investir em outra área.
Sem vendas não há
indicadores financeiros que deixem o empreendedor dormir em paz. Qual o
potencial do mercado em que você está inserido? Qual fatia lhe pertence? O que
é melhor para o seu negócio: Muitas vendas com baixa lucratividade ou poucas
vendas com alta lucratividade? Você mede a satisfação dos seus clientes quanto
a produto e atendimento?
Um dos motivos pelos quais
sua empresa pode não ter um bom desempenho pode ser ligar aos indicadores de
recursos humanos. O absenteísmo indica as faltas não programadas ao trabalho. A
rotatividade é a relação existente entre as admissões e demissões ocorridas num
dado período, sejam elas voluntárias ou involuntárias. E então, a sua empresa é
um bom lugar para se trabalhar?
Caso o negócio seja uma
pequena indústria, a lucratividade pode estar se esvaindo se o empreendedor não
medir importantes indicadores como retrabalho, reprocesso, perdas e refugo. É
preciso saber a capacidade máquina, tempo de setup, bem como a produtividade
por operador.
Quem quer crescer precisa
saber para onde está indo, como e com que velocidade. Só indicadores podem
apontar estas informações com efetividade. É por causa da falta de mensuração
que alguns empresários dizem: Algo está errado com a minha empresa e eu não sei
ao certo o que!
Pense Nisto e desenvolva meios para medir seus
resultados internos e observar as
influências do mercado no seu negócio...
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