A influência do ambiente no pequeno negócio.

A influência do ambiente no pequeno negócio.


Vamos classificar como ambiente externo o que acontece fora dos portões da empresa, mas que interferem diretamente no seu funcionamento. Esta interferência pode ser negativa e colocar em risco o empreendimento, talvez até levá-lo à falência. Por outro lado estes acontecimentos externos podem ser positivos e impulsioná-lo a buscar recursos para o crescimento no mercado. Estes recursos podem ser: conhecimento, pessoas, tecnologia, novos produtos ou dinheiro.
            O primeiro dos fatores externos é o econômico. Quanto a este fator não há nada que possa ser feito por você exceto estar sempre em estado de alerta. São fatores ligados a situação econômica do país, do seu estado ou do seu município: Aumento ou decréscimo da renda familiar, Índice de inadimplência, Variação das taxas de juros, Variação do PIB, entre outros. É sempre importante analisar estes indicadores e medir os seus impactos no seu negócio. Agir antes de forçado pelas circunstâncias.
            Mudanças no mercado estão ligadas ao que acontece no seu ramo de atividade. Neste ambiente encontramos concorrentes, fornecedores, novos produtos, novas tecnologias, comunicação e todos os atores ou ferramenta de mercado que podem influenciar o seu negócio. Um novo produto, lançado por um concorrente pode afetar diretamente o conceito de consumo de produtos ligados ao seu negócio. É preciso estar munido de informações atualizadas sobre possíveis mudanças que impactam seu negócio e fazer as adaptações necessárias para garantir sua permanência e crescimento no mercado.
            O comportamento do consumidor também influencia o negócio. O caso mais claro é o varejo de confecções. É necessário estar sempre atualizado com as tendências de moda, estar atento ao comportamento das pessoas e seus hábitos de compra. Conhecer seu público-alvo é indispensável: Renda, Sexo, Idade, Acesso à informação e Estilo de vida.
Entender estes fatores que influenciam o pequeno negócio pode explicar, em parte, porque algumas empresas têm sucesso e outras não. Designe uma parte do seu expediente de trabalho para pensar se a movimentação do ambiente vem ao encontro do que você planeja para o seu empreendimento. Quem apaga incêndio não tem tempo de ganhar dinheiro e perpetuar o negócio.
Dai a importância de  criar  ou planejar indicadores  para  medir  seus resultados.
Desta forma para a gestão de um negócio é preciso definir alguns pontos que devem ser medidos. Você não consegue administrar o que você não mede e não consegue saber se está tendo sucesso ou fracasso se não gerenciar. Para o pequeno negócio o desafio é implementar indicadores, pois em geral o negócio inicia de forma empírica e vai se adaptando ao mercado.
Todo empreendimento tem objetivos e para alcançá-los é necessário gerenciar indicadores que permitam tomar decisões corretas. Os indicadores fazem saltar aos olhos “luzes de alerta” para detalhes do negócio que precisam ser corrigidos. Mas como detectar um problema e solucioná-lo há tempo se não houver um indicador?
Dentre os indicadores financeiros mais importantes está a lucratividade, que é o percentual de ganho que a empresa consegue gerar. É preciso saber se há lucro na venda de produtos ou serviços. Já a rentabilidade demonstra ao empresário a velocidade de retorno do capital investido. Se a empresa não trás retorno é preciso mudar algo ou investir em outra área.
Sem vendas não há indicadores financeiros que deixem o empreendedor dormir em paz. Qual o potencial do mercado em que você está inserido? Qual fatia lhe pertence? O que é melhor para o seu negócio: Muitas vendas com baixa lucratividade ou poucas vendas com alta lucratividade? Você mede a satisfação dos seus clientes quanto a produto e atendimento?
Um dos motivos pelos quais sua empresa pode não ter um bom desempenho pode ser ligar aos indicadores de recursos humanos. O absenteísmo indica as faltas não programadas ao trabalho. A rotatividade é a relação existente entre as admissões e demissões ocorridas num dado período, sejam elas voluntárias ou involuntárias. E então, a sua empresa é um bom lugar para se trabalhar?
Caso o negócio seja uma pequena indústria, a lucratividade pode estar se esvaindo se o empreendedor não medir importantes indicadores como retrabalho, reprocesso, perdas e refugo. É preciso saber a capacidade máquina, tempo de setup, bem como a produtividade por operador.
Quem quer crescer precisa saber para onde está indo, como e com que velocidade. Só indicadores podem apontar estas informações com efetividade. É por causa da falta de mensuração que alguns empresários dizem: Algo está errado com a minha empresa e eu não sei ao certo o que!

Pense Nisto e  desenvolva meios para medir seus resultados  internos e observar as influências do mercado no seu negócio...  

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